TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento do consumidor Direito empresarial e de consumo

Projeto de pesquisa: Comportamento do consumidor Direito empresarial e de consumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Rodrigo Silveira Moreira

PRODUÇÃO TEXTUAL

ATIVIDADE INTEDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Disciplinas: Fundamentos Básicos de Gestão Empresarial Fundamentos de Marketing

Comportamento do Consumidor Direito Empresarial e do Consumidor

Bloco Curricular Básico:

Fundamentos de Marketing

Professores: Thais Accioly Baccaro

Fabiano Galão

Marcos Marques

Jossan Batistute

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL 2

A vitória da (des)organização

planejar, organizar, dirigir e controlar

01 - Levando em considerações o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:

a. Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.

planejar, organizar, dirigir e controlar

Planejar é definir objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro e a decisão de recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidos.

Organizar é a elaboração sistemática de reunir recursos físicos e humanos para a realização dos objetivos e das metas definidas no planejamento.

Dirigir, função administrativa responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional está relacionada com a administração das relações entre membros organizacional e a organização.

Controlar tem por finalidade manter o sistema em direção ao seu objetivo, fazer com que algo seja feito conforme combinado.

b. Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.

Planejar está ligado ao 2º parágrafo de “A administração e o planejamento estratégico” que segue:

“Já as questões estratégicas são da parte da responsabilidade do presidente e da carnavalesca Rosa. É ela quem pensa no resultado final, no conjunto da obra...”

Organizar pela reunião dos recursos físicos e humanos, para a realização das metas o texto faz referência nos seguintes trechos;

“As finanças 1º parágrafo “...o presidente na época conduziu um processo inovador de captação de recursos: o patrocinador passou a ser o estado do Ceará ...”

Já os recursos humanos é detalhado em “Samba de breque” seguindo todo o texto desde o 1º parágrafo;

“Até Agosto – 17 pessoas são contratadas fixas da escola em áreas como desmonte, almoxarifado, cozinha e limpeza.”

Por fim:

“No começo do ano – entre os meses de Janeiro e Fevereiro o barracão está funcionando com capacidade máxima: cerca de 150 pessoas se somam aos funcionários fixos.”

Dirigir esta apresenta em “A administração e o planejamento estratégico” função essa desenvolvida pela Regina Cairo, no seguinte trecho:

“É na sala de Regina que as pessoas entram para reclamar, tirar dúvidas e até comer alguma coisa, a sensação para quem o vê ocupado por um monte de gente batendo papo, comendo ou resolvendo um problema é que ali as pessoas encontram quem as escute e as proteja contra os problemas do meio do caminho.”

Controlar funções atribuída a carnavalesca “Dona Rosa Magalhães” que tem o respeito e consideração de todos os funcionários, trecho de “ A Liderança”.

“O estilo de atuação da carnavalesca contribui e muito para o comprometimento de todos os envolvidos com o resultado final. O controle não é aparente não há prestação de contas nem relatórios (...) e o nível de comprometimento conseguido é surpreendente, embora alguns funcionários declarem torcer por outra escola.”

02. No que se refere ao Direito Empresarial e do consumidor, reflita, pesquise, estude e responda as seguintes perguntas:

a) Um visitante vai ao barracão de uma das escolas de samba e, em razão dos funcionários desta não terem isolado a área próxima onde estavam trabalhando, acaba se ferindo gravemente. Diante desta situação e do que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC – lei 8078/1990), pode-se considerar aí uma relação de consumo? Se sim, descreva os elementos desta relação e esclareça se a pessoa ferida poderá ser indenizada pelos prejuízos com base nas disposições do CDC.

Conforme apresentado o visitante foi ao barracão e se feriu, com isso há a necessidade do mesmo ser ressarcido pois foi vítima do evento, isso porque a escola de samba está produzindo os seus artigos e cabia exclusivamente aos funcionários e interdição do local para que não houvesse qualquer dano a saúde física do cidadão.

DICA: Leia alguns artigos do CDC, em especial os artigos 1º a 3º, 6º, 17º, etc encontrado em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm. Pesquise em livros, biblioteca digital, internet, etc, sobre os elementos que caracterizaram uma relação de consumo.

b) O que são associações? Qual a diferença entre associações e sociedades? O que é uma sociedade limitada?

R:Associações é a união de um número de pessoas perseguindo fins não lucrativos já a diferença entre associações e sociedades é que essa última visa lucros que deverão ser partilhados entre os membros da sociedade, como estabelece o artigo 981 do Código Civil “celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.”

Sociedade Limitada é aquela formada por duas ou mais pessoas que se responsabilizam solidariamente e de forma limitada ao valor de suas quotas pela intregalização do capital social.

DICA: Leia alguns artigos (40 a 61; 966 a 985; 1052 e seguintes) do Código Civil encontrado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com