TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composto mercadológico Análise Swot Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de administração de empresas

Por:   •  8/12/2016  •  Artigo  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera

Fernando Tiozzo

Composto Mercadológico

Santo André

2016

Fernando Tiozzo

Composto mercadológico

Análise Swot

Projeto de Pesquisa apresentado

ao curso de administração de

empresas

Orientador: Prof Daniel

Santo André

2016

Sumário

Introdução 3

2.O composto mercadológico

 3.Etapas do composto mercadológico. 4

4.Produto. 4

5.Preço 5

6.Praça ou Ponto de Venda 5

7.Promoção 7

8. Analise SWOT 8

9.Características da Análise SWOT 8

10.Análise competitiva como suporte à Matriz SWOT 10

11 Etapas para a realização da análise SWOT( Matriz) 11

12. Conclusão 12

13. Bibliografia 13



INTRODUÇÃO

         

Uma área cujas definições são as mais variadas possíveis, o marketing ainda é bastante mal interpretado fora do mundo dos negócios  e até mesmo por alguns profissionais da área. Normalmente “conceituado” com uma descrição que se refere apenas a uma parte do mix que o compõe, ele é, na verdade, um grande sistema, que engloba todo o processo desde o desenvolvimento até a venda de produtos ou serviços aos consumidores finais.

Na definição de Philip Kotler, marketing - enquanto processo social - é o meio através do qual as pessoas obtêm aquilo de que precisam ou desejam. Enquanto atividade gerencial, é “a arte de vender produtos”. No final das contas, existem dois lados nesse sistema e cada um tem sua visão sobre o processo e suas próprias ferramentas para atingir seus objetivos.

A expressão composto de marketing foi criada em 1949 por Neil Borden, sendo aprimorada pelo professor Jerome McCarthy. Ele dividiu a atividade em segmentos: Produto, Preço, Promoção e Praça, afirmando que todas as decisões de mix de marketing devem ser tomadas para que se exerça influência sobre os canais comerciais, bem como sobre os consumidores finais.

Composto Mercadológico é uma vital ferramenta da mercadologia que possui algumas denominações, dentre elas: Mix Marketing, Composto Mercadológico, 4 P´s, Marketing Mix, Composto de Marketing, etc. Segundo Kotler e Keller são ferramentas utilizadas pelos administradores de marketing, para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, bem como auxiliar a empresa  a alcançar os seus objetivos estabelecidos.

Da grande variedade de ferramentas que o marketing dispõe, o composto mercadológico é a melhor representação dos elementos que uma empresa pode, e deve controlar, iniciando assim  teoria dos 4 P`S.

Analisando os 4 P`S é possível determinar a abrangência de cada um deles e sua influência dentro da organização, bem como avaliar as ferramentas que estão sendo utilizadas e tudo que poderá ser feito em termos de estratégias de atuação para desenvolver diferencial estratégico.

2.O composto mercadológico.

        A tipologia de Cameron e Quinn objetiva ajuda as organizações a interpretarem os fenômenos, as variáveis determinantes à formação da cultura, a partir dos quatro tipos de cultura dominante, que definem valores, pressupostos e abordagens que caracteriza as organizações. Cameron e Quinn definem os quatro tipos culturais a partir do composto de dois eixos, referentes, respectivamente às dimensões de enfoque ambiental e a estrutura organizacional. Assim, resultam 4 quadrantes: cultura clã (grupo ou apoio), cultura inovativa (adhocracia), cultura hierárquica e cultura mercado (racional).

                                      Flexibilidade e Liberdade                [pic 1]

                                         Cultura Clã             Cultura Inovativa

Foco interno e                                                                                    Foco externo[pic 2]

 Integração                      Cultura                         Cultura                      Diferenciação                                                        

                                       Hierárquica                   Mercado              

                                                        Estabilidade e

                                                             Controle

        

3.Etapas do composto mercadológico.

O composto mercadológico inicia-se em primeiro lugar identificando-se uma necessidade “digna” de ter um produto ou serviço desenvolvido para atende-la.

Para que isso ocorra, essa necessidade deve estar presente em um número de potenciais consumidores aptos a realizar a compra, número tal que, considerando a participação de mercado esperada, a receita advinda da venda do produto ou serviço criado para satisfazê-la seja suficiente para cobrir os seguintes itens:

  • Desenvolvimento do produto
  • Custo de produção
  • Custo de comercialização
  • Custo de distribuição
  • Custo de promoção

Além disso, uma vez cobertos todos estes custos, deverá “sobrar” dinheiro, ou seja, deve haver um lucro, que chamaremos de “margem bruta”.

Essa “margem bruta” deverá contribuir para pagar os custos fixos da operação e, por fim, deve “sobrar” dinheiro, que chamaremos de “margem líquida”.

Se a margem líquida projetada, resultante da comercialização desse novo produto, for tal que satisfaça as condições impostas pelo gestor da empresa, então, o produto é viável e o gestor deverá optar por sua fabricação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com