TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação Cognitiva e a Interação com o Usuário

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.365 Palavras (10 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 10

Computação Cognitiva e a Interação com o Usuário

Trabalho apresentado a matéria de Arquitetura e Organização Computadoresdo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas  da Fatec de Presidente Prudente - SP.

Alan Vinicius de Souza, Alyson Carlos dos Santos, Lucas Oliveira, Marcela Maciel Brandão, Mateus Vieira Gonçalves, Vitor Bruno Corrêa de Souza - Fatec de Presidente Prudente - SP, Profº Rodrigo Vilela.

Resumo

Palavras-chave

Inteligência Artificial; Computação Cognitiva; IBM Watson.

INTRODUÇÃO 

Com o avanço da tecnologia, especificamente na área da computação, algumas palavras como software, hardware, inteligência artificial e computação cognitiva, ainda tem seus conceitos inexplorados por parte dos indivíduos.  Embora façam parte do vocabulário à falta de conhecimento faz com que as pessoas considerem complexas, dificultando seu entendimento sobre seus significados e aplicações. Pensando nisso, o texto a seguir tem como principal objetivo expor as definições de cada termo e sua importância para eficiência em sua utilização.

Alguns textos definem software como a parte lógica do computador podendo ser classificados em: Softwares de Sistemas que permite ao usuário interagir com o computador e suas partes. (firmware, drivers, etc.).
Softwares Aplicativos permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica.  (editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.). Já hardware refere-se à parte física do computador,
ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionarem.

Apesar de terem definições diferentes a inteligência artificial e a computação cognitiva seguem juntas, uma vez que o principal objetivo é a interação e a criação de dispositivos com capacidade de raciocínio similar a dos seres humanos. Diante do exposto, o trabalho tem como finalidade abordar os termos citados com mais abrangência de modo a simplificar a compreensão e aplicação de cada um no dia a dia das pessoas.


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

Diversas tecnologias nos mostram a capacidade e a força da IA e tudo que ela pode nos oferecer, mas, além de toda sugestão e  resultados baseados em nossas pesquisas e como usamos nossos aparelhos, está um emaranhado de tecnologias que fazem o sucesso da inteligência artifical, que cada vez mais aumenta nossa expectativa sobre sua capacidade e utilização.

A inteligência artificial é composta por três áreas da informação, são elas Aprendizagem de Máquina, Aprendizagem Profunda e Processamento de linguagem Natural. São elas as responsáveis pelo aprendizado da IA com a nossa interação com as máquinas, através de dados e informações.

Definições:

  •  Aprendizagem de Máquina: Usa os dados fornecidos pelos usuários para aprender automaticamente (supervisionado) chegando ao resultado com o mínimo de programação, alguns exemplos são as recomendações, personalizadas na Amazon e Netflix.
  • Aprendizagem Profunda: Imita o cérebro humano com o uso de algoritmos, para aprender com pouca ou nenhuma supervisão humana.
  • Processamento de Linguagem Natural:  Encontra padrões em conjuntos de dados e reconhece a linguagem natural utilizando as habilidades da aprendizagem de máquina. Um exemplo de sua aplicação é a análise dos sentimentos para saber como os clientes se sentem em relação aos produtos e serviços.

 Alguns exemplos de aplicações que utilizam IA: Siri, Facebook, Amazon, Wave, Google, etc...Elas nos ajudam no dia a dia, no trabalho e lazer, em nossas necessidades e tarefas, deixando as escolhas e tomadas de decisões mais fáceis, prevendo possíveis resultados antes mesmo de acontecer. O avanço mais poderoso na área de tecnologia.

COMPUTAÇÃO COGNITIVA

                         

Por um bom tempo os dispositivos eletrônicos e os computadores precisavam receber ordens para do que exercer, basicamente desenvolvedores de softwares precisavam “alimentar” os computadores com dados para que         pudessem realizar ações ou gerar informações para outros usuários. Porém, com a computação cognitiva é possível fazer com que isso se torne automático, sendo assim, fazendo com que a máquina aprenda sozinha e que resolva problemas dinâmicos e complexos. Tudo isso tendo em base experiências positivas ou negativas, pesquisadas por um banco de dados. (Canal Comstor, 2017)

A computação cognitiva é a tecnologia que se assemelha com a cognição do cérebro humano. Entretanto, essa tecnologia vai conservar e relembrar o que aprendeu, diferente dos humanos. Dessa forma, imagine assistentes que contém informações necessárias para orientar cada trabalhador humano, como, por exemplo, um médico fazendo testes para diagnosticar que tipo de problema o paciente tem e/ou qual cirurgia ideal é necessária. Essa é a intenção da computação cognitiva, fazer o humano trabalhar juntamente com a máquina possibilitando um desempenho extraordinário. (Canal Comstor, 2017)

A computação cognitiva surgiu de uma mistura de ciência cognitiva - o estudo do cérebro humano e como ele funciona - e ciência da computação. E os resultados terão impactos profundos em nossas vidas, na healthcare, nos negócios e em muitas outras áreas. (Canal Comstor, 2017)

 

A computação cognitiva torna-se a mais nova etapa na evolução tecnológica. Afinal, lá nos primórdios, os processadores eram capazes de efetuar cálculos; depois, evoluíram para a utilização de sistemas programáveis (como conhecemos hoje), e o próximo passo será a o processamento de informações baseadas em aprendizado de experiências anteriores. Um funcionamento semelhante ao do nosso cérebro, uma vez que vamos recebendo informações e processando-as para adquirir aprendizados. (Runrun.it Blog )

 

Com essa tecnologia em mãos, será possível evoluir muito, no geral. Além da área da tecnologia há várias outras áreas nas quais a computação cognitiva teria uma influência tremenda. Como, por exemplo, na medicina. Tendo a ajuda de uma máquina, com a computação cognitiva inserida, que entraria no banco de dados que tem em base procedimentos anteriores que deram certo, ou não, feitos pelo próprio médico ou por vários para poder analisar e identificar o melhor tratamento possível para um cliente com algum problema de saúde faz com que isso torne absurdo o diferencial que tem o médico “sozinho” comparado com o médico que tem o apoio da máquina cognitiva. (Victor MOURA, 27/07/2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com