TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Por:   •  22/3/2016  •  Exam  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  2.235 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta 1

Comunicação interna é toda ação ou atividade desenvolvida em âmbito empresarial responsável pelo fluxo de informações, estabelecendo canais que possibilitem o relacionamento ágil entre os integrantes de uma empresa ou organização. Analise a descrição de algumas ferramentas de comunicação interna.

  1. Possui sempre uma periodicidade e pode ser levado para casa pelos funcionários da empresa e, por essa razão, acaba se destacando em ser um instrumento de integração entre empresa, funcionário e família.

  1. Deve possuir espécies de pautas diárias e tratar de assuntos de interesse geral. Um dos atrativos dessa ferramenta é a participação eficaz do colaborador, motivando pautas, escrevendo notícias e acompanhando de perto os acontecimentos da empresa. O sucesso dessa ferramenta depende da boa localização do local escolhido para fixá-la, com visibilidade para que não passe despercebida, e da utilização dos bons artifícios de informatividade por parte do editor.
  1. São formados por textos informativos curtos e diretos que têm urgência em ser transmitidos, por isso a distribuição dos impressos deve ser ágil para garantir a eficiência da ferramenta.
  1. São boletins digitais enviados a e-mails cadastrados. Assim como os boletins informativos, possuem textos claros, diretos e informações objetivas. O conteúdo dos newsletters deve ser de interesse comum, com linguagem e informações adequadas ao público que optou por recebê-los.
  1. É uma ferramenta rápida e de baixo custo que tem como principal característica a informatividade em tempo real dos acontecimentos, de modo que as notícias e informações possam ser publicadas a qualquer hora e acessadas de imediato pelos funcionários.

Assinale a alternativa que nomeia correta e respectivamente as ferramentas descritas acima.

[pic 1]

a.

Jornal impresso, boletins, jornal mural, newsletters, intranet.

[pic 2]

b.

Jornal impresso, jornal mural, boletins, intranet, newsletters.

[pic 3]

c.

Jornal impresso, boletins, jornal mural, intranet, newsletters.

[pic 4]

d.

Jornal mural, boletins, jornal impresso, intranet, newsletters.

[pic 5]

e.

Jornal impresso, jornal mural, boletins, newsletters, intranet.

Pergunta 2

"A linguagem e as emissões de discurso têm sido objeto de estudo de vários ramos científicos há tempos. Durante o século XX, um linguista de nome Roman Jakobson percebeu que uma mesma emissão discursiva poderia assumir funções diferentes, conforme a intenção ou ponto de vista do emissor da mensagem. A essa variação, Jakobson nomeou funções e as definiu como: referencial ou informativa, expressiva ou emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética." (Extraído do texto-base).

A respeito das funções da linguagem, analise as proposições abaixo.

  1. As narrativas dramáticas e alguns poemas são bons exemplos da aplicação da função expressiva.

  1. Função conativa é focada diretamente no interlocutor.
  1. Os anúncios de publicidade são exemplos da função fática.
  1. Nos ambientes corporativos, a função mais usada é a metalinguística.

Assinale a única alternativa correta.

[pic 6]

a.

As proposições I e IV estão corretas.

[pic 7]

b.

Apenas a proposição III está incorreta.

[pic 8]

c.

As proposições II e IV estão corretas.

[pic 9]

d.

Apenas a proposição I está correta.

[pic 10]

e.

As proposições III e IV estão incorretas.

Pergunta 3

Na comunicação empresarial integrada, cada setor apresenta-se responsável pela comunicação com uma função específica direcionada a um público-alvo específico. A função de “promoção da imagem da empresa perante investidores, acionistas, consumidores e sociedade em geral” refere-se a qual esfera da comunicação empresarial integrada?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com