TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Discente: Luan César Vieira Cunha

CUIABÁ – MT

2019


COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas que almejam o sucesso vêm adotando sistemas mais eficientes e transparentes quando o assunto e comunicação empresarial.

Estudos revelam que a comunicação interna tem uma importância bastante significativa dentro do cenário empresarial, tendo em vista o grande crescimento empresarial que algumas empresas vêm sofrendo, sendo assim, uma comunicação interna bem organizada facilita o dia a dia empresarial.

Deste modo, a proposta deste trabalho é estudar a comunicação interna como uma ferramenta de grande valia na gestão empresarial, agindo de forma harmônica no ambiente empresarial interna e externamente, gerando grandes resultados com sua implantação e visualizando um crescimento organizacional.

Quanto à perspectiva histórica, farei um breve relato de como a comunicação interna evoluiu, trazendo conceitos e a importância que esta ferramenta apresenta dentro das administrações empresariais.

Apresentarei os objetivos primordiais da comunicação interna na gestão empresarial, mostrando a importância do diálogo diário de seus funcionários com os lideres e chefias, na qual sempre traz resultados satisfatórios aos funcionários de certas organizações, satisfação e motivação, definindo os fluxos de informações, colocando a importância de todos os colaboradores.

A escolha do melhor meio de comunicação interna depende de um bom planejamento, levando em consideração as características empresarias, sua historia, seu valores, sua visão, pois a construção de uma boa comunicação interna constituirá um meio de educar, informar e formar opiniões.

Diante da falta de estrutura eficaz de comunicação interna, surge nos corredores das empresas à famosa “radio peão”, consistindo em boatos, fofocas, rumores na hora dos famosos cafezinhos, surgindo ai uma oportunidade de especulações de certos assuntos que por falta de uma boa comunicação não fora de forma correta divulgada.

Deste modo, irei de maneira breve apresentar soluções para a de comunicação interna empresarial, discorrendo sobre a importância da comunicação empresarial, os prejuízos que a empresa poderá sofrer com a falta de um bom planejamento antes mesmo da implantação da CI, fazer um breve relato da evolução histórica da comunicação interna empresaria de forma a solucionar possíveis problemas na comunicação.

I – COMUNICAÇÃO INTERNA

  1. – EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Antes de tudo, devemos verificar o conceito da palavra comunicação: Derivada do étimo latino “comunicare”, cujo significado é “estar em contacto com”, associa-se contemporaneamente a comunicação e a “difusão”: “difundir, enviar, transmitir, enfim, fazer passar ideias, de entidades para entidades, no espaço e no tempo” (Almeida, 2003:21).

Segundo Margaria Kunsch (2003), que nos traz um conceito mais aprimorado do que seria comunicação interna, senão vejamos: “Comunicação interna é um setor planejado, com o objetivo definido para possibilitar toda a interação entre organização e seus colaboradores”.

Podemos também definir sendo uma área de comunicação integrada com o foco nos colaboradores de uma determinada empresa, trata-se de transmissão e compartilhamento de informações relevantes e estratégicas em um determinado ambiente de trabalho.

Também pode ser um conjunto de ações feitas através de canais de comunicação para incentivar motivar e destacar os colaboradores de uma determina empresa. É através dela que todas as informações são repassadas.

A comunicação empresarial – objetivo do presente trabalho – é um setor que visa à integração entre a empresa e seus funcionários, na qual visa uma gestão participativa de seus colaboradores, com o intuito estratégico, no conjunto de valores, politicas e objetivos corporativos.

No início do século XX ocorreram as primeiras ações de Comunicação Empresarial nos Estados Unidos. Em 1906, o jornalista Ivy Lee, que atuava em Nova Iorque, decidiu deixar a profissão de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas (RP) de que se tem notícia (Amaral, 1999).

Pois bem, a comunicação empresarial, segundo Cláudio Amaral (2006), percorreu um longo caminho até chegar à concepção abrangente de instrumento de gestão administrativa.

Somente nos anos 50, as atividades do setor chegaram ao Brasil com as multinacionais e indústrias atraídas pelas condições e vantagens oferecidas pelo governo do presidente, Juscelino Kubitschek.

Segundo De Salvo, o primeiro RP do Brasil foi Rolim Valença, que em 1960 começou a aprender a profissão na J. W. Thompson. Três anos depois ele criou a primeira agência de Relações Públicas do país, a AAB.

Foi também por volta de 1960 que Antônio De Salvo começou a visitar as redações de jornais em São Paulo, capital e interior. Ele fazia o trabalho ingrato de convencer os editores a dar notícias a respeito das atividades e produtos da empresa onde trabalhava.

Naquela época – contou-me De Salvo na manhã do dia 4 de fevereiro de 1999, em sua sala, na ADS – os jornais não publicavam notícias de economia, quanto mais de empresas. As notícias eram de literatura, cultura, esportes, política, religião etc.

II – A IMPOTÂNICA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Podemos dizer que, o principal objetivo da comunicação empresarial, e alinhar as informações entre os colaboradores e a empresa, fazendo com que de forma eficaz toda e qualquer sugestão, reclamação informações dentre outras possa ser acessada por todos os colaboradores, de forma privada ou não.

Desta maneira, o primeiro objetivo é informar, comunicar algo que aconteça dentro do local de trabalho e fora dele, oferecer conteúdo que agreguem no dia a dia dos funcionários, e de seus clientes tudo de maneira muito minuciosa e com cautela, pois a maneira que tais conteúdos/informação cheguem aos receptores pode haver impactos positivos e até mesmo negativos, dependendo da maneira que será apresentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (333.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com