TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.491 Palavras (26 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE SENAC MINAS

GENEROS TEXTUAIS EMPRESARIAIS

Albert Martins

Ana Carolina Cardoso

Amanda Rodrigues

Eide Tatiane

Ernani Dias

Carlos Antônio de Souza

Tiago Ribeiro da silva

Contagem

2015

Sumário

Introdução        

Carta        

Bilhete        

Declaração        

Convocação        

Atestado        

Regulamento        

Edital        

Circular        

Ata        

Estatuto        

Relatório        

E-mail        

Aviso        

Curriculum        

Referencias        


Introdução

Para entendermos, gêneros textuais, vamos a uma definição extraída do site português para concurso: “são estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Elas são reconhecidas, pois se mantêm muito parecidas, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas”.

Dessa forma, a comunicação, leitura e a escrita são de suma importância para que haja inclusão dos indivíduos dentro da sociedade e nas empresas. Observa-se que a principal responsável por sedimentar esse saber na sociedade são as escolas, porém as empresas têm se mostrado preocupadas com a comunicação efetiva interna e externa.

Então a comunicação e os gêneros textuais, pode-se dizer que, tratam-se de variadas formas de linguagem que circulam em nosso cotidiano, sejam informais ou formais. Cada gênero textual tem sua maneira própria, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características.

Palavra-chave: gêneros textuais, comunicação, leitura, escrita

Carta

O que é?

Carta é um tipo de correspondência utilizado entre pessoas, sob forma de comunicação escrita de natureza administrativa, social, e comercial com objetivo de trocar informações entre familiares, amigos e até mesmo dentro de uma organização. Mesmo com tantos recursos tecnológico para o meio de comunicação a carta continua sendo um instrumento de comunicação de grande utilidade.

Para que serve?

Uma carta serve para facilitar a comunicação entre pessoas distantes, como amigos e parentes, trocando informações, contando as novidades e correspondendo entre si. Já as empresas s utilizam as cartas como uma forma de cobrança ou para parabenizar seus clientes.

Qual a linguagem predominante?

A linguagem utilizada é de acordo com o nível de intimidade estabelecido entre o remetente e o destinatário. Podendo ser mais formal ou informal.

No caso de uma carta endereçada a um amigo, por exemplo, é permitida uma aproximação maior, como brincadeiras, apelidos inofensivos, entre outros. 

Quais os tipos existentes?

  • Carta pessoal: é a carta que escrevemos para amigos, parentes namorado (a), o remetente é a própria pessoa que assina a carta, estas cartas não têm um modelo pronto, são escritas de uma maneira particular. 
  • Carta comercial: se torna o meio mais efetivo e seguro de comunicação dentro de uma organização. A linguagem deve ser clara, simples, correta e objetiva. 

Qual a estrutura de uma carta?

  • Local e data;
  • Identificação do destinatário; 
  • Vocativo – o nome da pessoa para a qual a carta é endereçada. Neste caso, o pronome de tratamento ocupa lugar de destaque, dependendo do grau de ocupação/função desempenhada.
  • Corpo do texto – É a exposição do assunto em si, de forma a abordar todos os aspectos pertinentes de maneira clara, sucinta e precisa.
  • Expressão de despedida – Tal procedimento pode variar em se tratado do grau de intimidade entre os interlocutores, podendo ser mais formal ou denotando certa informalidade.
  • Assinatura do remetente.

Ex:

Goiânia, 31 de julho de 2009

Querido amigo...............(o nome da pessoa para a qual é destinada a carta)

Gostaria de dizer-lhe que estou com muitas saudades, e não vejo à hora de estarmos juntos outra vez!
Por aqui estamos todos bem, somente a saudade que nos incomoda. Mas estamos nos preparando para a grande viagem até sua casa.
Já fiz vários planos para aproveitarmos muito estas férias.

Um forte abraço...
.........................................................(assinatura da pessoa que enviou a carta)

Bilhete

O que é?

Bilhete é uma carta simples e informal com objetivo de informa algo breve sem as formulas das cartas ordinárias.

Para que serve?

O bilhete serve para levar um aviso em escrito ao conhecimento de outra pessoa de modo apressado, ou seja, usado para mensagens rápidas, urgentes e convenientes.

Qual a linguagem predominante?

A linguagem predominante de um bilhete é a coloquial, pois permite o emprego de apelido e não há preocupação com as normas gramaticais da língua padrão.

Quais os tipos existentes?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (595.3 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com