TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação empresarial

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABA

COMUNICAÇÃO SOCIAL

O ATO COMUNICATIVO

ALUNOS :

Alice Kauffmann da Silva                                                                    Ana Paula Parise                                                                                Carla Cristina da Silva                                                                            Gustavo Berlanda de Carvalho                                                        Jorge Luiz de Oliveira Andrade                                                  Michelly Amaral Coelho Andrade

Trabalho de produção textual apresentado á Universidade de Cuiabá _ UNIC do 1º semestre do curso de Administração.         Orientadora: Prof. Elyria Bianchi              


COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

O Ato comunicativo

HISTÓRIA

A cerca de 3.000 a.C surgiu o primeiro sistema de escrita do homem, chamado de hieróglifo, usado pelas antigas civilizações, como os egípcios, os hititas e os maias. Ou seja os pensamentos eram representados na forma de imagens, por exemplo a letra M era semelhante o ondulado da água.

Passando então o tempo, em meados de 2.000 a.Csurgiu a escrita semítica, uma escrita sem representação de vogais.O semítico é um dos ramos do afro-asiático que é também a origem de línguas como árabe e hebraico.

O alfabeto grego tem origem na escrita fenícia, que é uma escrita semítica ocidental. Os gregos efetuaram alterações na escrita que foi a direção da escrita, que para os semíticos era feita da direita pra esquerda e por ser mais natural para os destros passou a ser da esquerda para a direita.

O alfabeto latino tem origem eu um alfabeto grego, o calcídio de Cumasutilizado na Itália,também conhecido como alfabeto romano, é o sistema de escrita alfabética mais utilizado no mundo, e é o alfabeto utilizado para escrever a língua portuguesa e a maioria das línguas da Europa ocidental e central e das áreas colonizadas por europeus.

Passando da antiguidade pra cá as coisas mudaram, porém as características fundamentais da linguagem e do processo comunicativo prevalece as mesmas.

O processo comunicativo é regido por uma série de regras, assim como um jogo de xadrez. É necessário ter atenção, observação, habilidade e disposição de entender o que é comunicado, pois só assim conseguimos atingir a eficácia desejada. A eficácia é alcançada quando o comunicante consegue se expressar corretamente e faz com que o interlocutor ou receptor consiga compreender a informação que está recebendo. É preciso organizar as ideias, ter habilidade para utilizar a língua, ter espontaneidade ao falar ou escrever. Dessa forma somos capazes de transformar a comunicação em um legítimo processo de troca de conhecimento e interação.

CONTRATO SOCIAL E ESCOLHA INDIVIDUAL

A troca de conhecimento é caracterizada por códigos, esses códigos são classificados em lingas, cores, formas ou movimento. Esses códigos é como um contrato usado por um grupo, é como regras estabelecidas pelo grupo de falantes.

A língua é um contrato social, sendo possível ser alterado de acordo com a utilização de cada um de nós falantes da língua. É também determinada por um espaço geográfico, apresentando variedades linguísticas de acordo com cada país, cada região, cada grupo social. Cada um de nós registra marca própria na língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com