TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação empresarial

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Socioeconômico - CSE

Departamento de Ciências da Administração – CAD

Disciplina: Administração da Comunicação

Alunas: Bárbara Junckes; Gabriela Pastre; Mayara Bernardes; Roberta Matos; Sabrina Nerbass e Tatiany Talita.

METÁFORAS DA COMUNICAÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO

        Este texto apresentou cluster de metáforas extraídos da literatura de comunicação organizacional no sentido de abranger com base na linguagem as concepções da organização. Em particular, essa visão panorâmica demonstra como a tecnologia da comunicação, tipicamente tratada como instrumento na metáfora de conduíte, pode também ser vista como uma lente na pesquisa sobre a riqueza dos meios de comunicação, como redes densas no modelo de influência social na adoção e uso da mídia, como um símbolo no estudo de como os significados sociais são administrados pelo uso dos meios de comunicação.

        Os critérios para a escolha de uma particular metáfora são as metas do pesquisador, a base ontológica tanto da organização, quanto da comunicação e o fenômeno mais central para o processo de organizar. Por exemplo, as metáforas do discurso da performance e da voz extraem seus insights do exame da relação entre três elementos: mensagem, significado e contexto. Enquanto isso, as metáforas do conduíte, da lente e de linkage, em suas formas puras tipicamente excluem os elementos chaves da comunicação. Com efeito algumas metáforas são mais completas e complexas do que outras.

        Em geral, a relação que emerge da concepção de comunicação e organização, dentro de cada metáfora é a equivalência. A natureza da comunicação e os elos entre comunicação e organização sugerem que essas metáforas são alternativas viáveis para reelaborar as teorias organizacionais. Se a realidade organizacional é determinada em parte pelas perspectivas e não pelos fenômenos que observamos, este texto responde ao clamor por novas perspectivas e metáforas alternativas do ato de organizar.

        Os recentes trabalhos em comunicação organizacional foram moldados pelo interesse pelo interesse em comunicação empresarial e industrial, dos anos 20 aos anos 50, e pela influência da escola de relações humanas, dos anos 50 até meados de 1970. Dois interesses dominantes, portanto, fundaram o campo: (1) as habilidades que tornam os indivíduos mais eficientes na comunicação, em seu trabalho; (2) os fatores que caracterizam a eficiência da comunicação no sistema inteiro.

INTRANET: COMPONDO A REDE AUTOPOIÉTICA DA ORGANIZAÇÃO COMPLEXA

        A intranet é um recorte da internet, constitui-se em um ambiente inaugurador de novas formas de comunicação, de interação, de construção e gestão do conhecimento. Suas múltiplas linguagens, as possibilidades de interação que oferecem, a velocidade acelerada do seu fluxo de informações e sua estrutura multimidiática são alguns dos elementos que potencializam o ambiente digital. A ênfase nesse texto é para as interações, relações, interrelações e retroações que ocorrem no ambiente da intranet.

        As várias linguagens e alternativas de interação possibilitadas pela intranet aliadas a sua crescente expansão na esfera organizacional.

        A melhora na qualidade do trabalho desenvolvido cotidianamente é também atribuída a intranet, como as informações divulgadas são consideradas confiáveis, os funcionários sentem-se mais “seguros” para trabalhar, tanto quando precisam responder e tomar decisões como quando repassam informações ao público externo, em especial aos clientes.

        Não há um único modelo de uso e apropriação da intranet, isso vai depender do que cada empresa quer que ela seja no seu contexto, desde simplesmente uma maneira de melhorar a comunicação interna até um espaço amplo de troca de informações, gestão dos processos de trabalho, gestão da criação do conhecimento da empresa.

        Pode-se dizer que as ideias apresentadas no texto são úteis para se pensar a gestão do trabalho e da comunicação, no âmbito organizacional. Conceber a empresa como ser vivo e estrategicamente fomentar a criação e o fortalecimento de relações de respeito mutuo entre seus integrantes pode ser decisivo para sua sobrevivência.

[pic 1]

Fonte: TechTudo

RELACIONANDO OS ARTIGOS

        A comunicação interna se tornou uma ferramenta estratégica para as empresas e instituições contemporâneas ao perceberem que para perseverar nos mercados globalizados é necessária a participação e a contribuição de seus funcionários. São eles hoje fundamentais na formação da imagem da instituição em que trabalham. Para realizar suas funções com eficácia e atender aos anseios dos seus clientes e demais públicos é necessário que os mesmos estejam bem informados sobre aspectos relevantes da instituição da qual fazem parte. Como forma de agilizar a transmissão de informações e o contato entre a instituição e os funcionários, as organizações lançaram mão de novas tecnologias, entre elas a intranet, um instrumento cada vez mais utilizado como forma de maximizar a comunicação nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com