TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação empresarial

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

Comunicação, o Sucesso para a Organização

A comunicação é imprescindível dentro de uma organização. Ela tem que ser clara, concisa, objetiva e aprimorada constantemente para que não haja nenhum tipo de equívoco entre os colaboradores. Portanto, é importante para o sucesso da organização que todos os departamentos busquem planejar e escolher as palavras adequadas para obter um feedback positivo.

Segundo Matos (2009. p.4) “a comunicação acontece somente quando a informação recebida pelo receptor é compreendida, interpretada (descodificada) e encaminhada de volta ao emissor, o que caracteriza a volta retroalimentação do processo”.

Matos (2009. p. 8) declara ainda que o processo de comunicação é basicamente a seguinte forma: “Emissor + Mensagem + Receptor + Feedback = Comunicação”.

As empresas citadas no texto “Relatos diferentes, uma narrativa” de Roberto Rokermann apresentam processos diferentes de comunicação. A BRASKEM tem uma comunicação estreita e constante entre as diversas áreas da empresa, como também com os investidores e a imprensa. As equipes fazem duas reuniões antes de divulgarem o balanço trimestral. A de relação de investidores destacam os pontos mais importantes, enquanto a de comunicação fazem as observações e reúne com o presidente para discutir o conteúdo do texto. Do mesmo jeito acontecem com a comunicação entre os colaboradores, uma pessoa da equipe de comunicação realiza uma pesquisa para saber qual o assunto mais importante para propor como pauta. Os temas são avaliados e aprovados pela equipe de comunicação, para depois virarem textos e serem publicados nas revistas da BRASKEM.

Já na CPFL, a comunicação é mais próxima com os clientes, pois o presidente da empresa comunica-se diretamente com os clientes através da conta de luz. Com a imprensa a equipe tem uma atenção toda especial, ela trabalha de forma descentralizada onde cada um tem sua autonomia de divulgar de forma alinhada as informações baseada na missão, na visão e nos princípios que norteiam a empresa. Sendo assim, eles fazem um media training para que o relacionamento seja mais próximo com a mídia regional. A equipe de comunicação utiliza a Gestão Stakeholders para compreender a estratégia de relacionamento e as ações de comunicação com o público estratégico para a empresa. Além disso, ela atuar em parceria com as outras áreas da empresa.

Em busca de inúmeras formas de transmitir suas mensagens, muitas organizações procuram planejar e alimentar suas informações para que não haja falhas nas suas transmissões.

Para obter um bom conhecimento sobre organização, muitos gestores utilizam as ferramentas de gestão. Elas são muito importantes para identificar e eliminar falhas nos seus processos. Mas vale lembrar, que a sua utilização não é formula mágica para solucionar todos os problemas, porém é uma maneira racional, lógica e organizada de determinar onde existem, qual a sua extensão e a forma de solucioná-los.

Há vários tipos de ferramentas, como: Brainstorming, Espinha de Peixe, Quadro da Divisão de Trabalho, Organograma, Fluxograma, Balanced Scoredcard (BSC), 5W2H, Análise SWOT, PDCA, entre outras.

Uma das ferramentas mais indicada para implementação na padronização das atividades é a Análise de SWOT, pois ela aprofunda o conhecimento da organização em quatro grandes dimensões. Strengths que são os pontos fortes da empresa; Weaknesses, os pontos fracos; Opportunities são as oportunidades para você aprimorar a empresa; e Threats que são as ameaças graves à sua continuidade.

Esta ferramenta nos possibilita dividir o cenário da organização em duas partes: o ambiente interno, que são as forças e fraquezas e o ambiente externo que são as oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com