TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito da Webquest

Projeto de pesquisa: Conceito da Webquest. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

É inegável que a comunicação presencial, no ato de ensinar e aprender, não pode ser excluída do processo didático; que o diálogo e o vínculo afetivo são insubstituíveis e que o ambiente virtual não substitui ou dispensa a interação, o diálogo, as relações humanas no ato de aprender, de ensinar e na produção de conhecimento. Mas não podemos fugir à realidade de que o ambiente escolar possa ser enriquecido com ferramentas tecnológicas que auxiliem e enriqueçam as práticas de ensino, a pesquisa e a interpretação e a análise crítica de textos digitalizados. Entre esses recursos podemos citar como exemplo a Webquest e os programas para download de Mapas Conceituais.

POR DENTRO

WEBQUEST

O conceito da Webquest foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor da Universidade Estadual da Califórnia (EUA), e tem como proposta metodológica o uso da internet de forma criativa, a fim de estimular a pesquisa e o pensamento crítico. É uma atividade investigativa na qual as informações que devem ser buscadas pelos alunos provêm, basicamente, da internet, mas podem vir de outras fontes, tais como livros, vídeos e mesmo pessoas que venham a ser entrevistadas. É uma ferramenta tão eficaz que há um link na seção Recursos da Internet para Educação no site do MEC, dedicado exclusivamente a ela. Basta acessar: e clicar na quarta aba, no lado esquerdo da página.

Bernie Dodge, o criador da Webquest

Os recursos do ambiente virtual são ferramentas dos tempos contemporâneos e o uso criativo da internet pode ser aproveitado na aprendizagem do conhecimento, assim como pode se constituir em objeto de estudo e problematização dos impasses do ambiente midiático. Além disso, a produção de mídias escolares pode também ser implementada por meio do uso criativo de blogs, podcasting - arquivos de áudio em formato digital - ou da postagem de textos audiovisuais no Youtube.

Reafirma-se, entretanto, a importância da moderação, para que o uso das ferramentas tecnológicas contribua à leitura, interpretação e produção de textos, com atenção e acuidade crítica, sem aligeiramento, superficialidade e excesso, mantendo o equilíbrio e o propósito de aprendizagem. A formação de atitudes torna-se, portanto, essencial à educação em rede.

O twitter, o facebook, os chats podem ser meios de comunicação e diálogo entre os alunos e deles com os professores. As bibliotecas digitais podem ser meios de obter artigos e livros. As plataformas digitais podem ser meios de obter pesquisas, a exemplo de dissertações e teses.

Entretanto, a facilidade de acesso a trabalhos disponibilizados na internet merece especial cuidado no sentido de que o aproveitamento desses trabalhos seja feito sempre com informação da fonte e autores, ou seja, com a referência completa da origem.

A sociedade atual caracteriza-se pela informação, especialmente a que se veicula nas redes. As notícias chegam aos computadores, tablets, celulares com muita agilidade e o leitor as obtém mediante um simples toque numa tecla. Contudo, a velocidade não pode afetar a forma de ler, interpretar, analisar, deduzir, captar o conteúdo do texto com percepção crítica e contextualizada.

Ainda há que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com