TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Administração

Seminário: Conceito de Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Seminário  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Administração

A administração científica foi criado pelo americano Frederick Winslow Taylor,no fim do século XIX com intuito de garantir o melhor custo e benefícios aos sistemas produtivos dentro de uma organização.

A teoria proposta por taylor causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo seguiu sendo aperfeiçoada ao longo dos anos apesar das críticas.

Mas apesar das críticas a Administração Científica tem um papel importantíssimo na formação do que conhecemos hoje dentro de uma organização.

A Administração Científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.

Taylor buscava, com isso, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção da empresa. Ele observou que o sistema de gestão da época continha muitas falhas, entre elas: a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada nas empresas.

Em seu livro “Administração de Oficinas” (1903), Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do métodos de trabalho.

Era a divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação em uma tarefa. Entre as vantagens do estudos dos tempos e movimentos estão:

*Eliminação do desperdício de esforço e movimentos inúteis;

*Racionalização da seleção dos operários e sua adaptação ao trabalho;

*Facilita o treinamento e melhora a eficiência e rendimento.

Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais em menos tempo, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

Uma história sobre Taylor:

Taylor nasceu em Fila delfia no estado da Pensilvânia EUA, em 1856.

Em 1878, depois de estudar na europa e recusar fazer o curso de direito em Haward optou por trabalhar na Midvale Steel Company.

Começou como operário mas logo passou para escrituário,maquinista, contra mestre (gerente)e finalmente engenheiro chefe.

Quando taylor era ainda chefe das oficinas de construção de máquinas, teve que lidar com um grave problema a galeria subterrânea de esgosto que passavam bem no meio da fábrica entupiu.

Os homens encarregados de desentupir as manilhas, a sete metros de profundidade desistiram e disseram que era impossível resolver o problema.

O fracasso da operação obrigaria a paralisação da fábrica para o início das escavações para o desentupimento das galerias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com