TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de planejamento estratégico, tático e operacional

Artigo: Conceitos de planejamento estratégico, tático e operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

01 - PLANEJAMENTO

1.1. Introdução

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Dessa forma, o planejamento nos ajuda a tomar decisões acertadas quanto ao futuro da organização, sendo também uma forma de gerenciar com inteligência promovendo cada vez mais a integração entre toda a equipe.

Nesse relatório abordaremos o processo administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar), apresentando os conceitos de planejamento estratégico, tático e operacional. Facilitando o entendimento do trabalho.

1.2. Planejamento estratégico, tático e operacional.

O planejamento é dividido em estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo, tendo como principal característica, envolver a empresa como um todo, abarcando os seus recursos, no sentindo de obter efeito sinergético de todas as capacidades, competências e potencialidade de empresa, a resposta estratégica da empresa deve envolver sempre um comportamento global e sistemático.

O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negocio da empresa. Como tal, ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo como base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso.

E, por ultimo, o operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Referem-se especificamente as tarefas e operações realizadas no dia-a-dia no nível operacional. O planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultados, ao passo que o planejamento tático esta.

Voltado para resultados satisfatórios, os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa.

Maximiano (2010) define planejamento estratégico como um plano que abrange toda a organização, estabelecendo a missão, os produtos e serviços a serem oferecidos, os clientes e mercados a serem atendidos e outros objetivos. O Planejamento tático, como planos funcionais, que traduzem os planos estratégicos em ações especializadas, como: marketing, operações, recursos humanos, finanças. E o Planejamento operacional como atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais, como é o caso dos cronogramas e orçamentos.

O mesmo alega que o planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende. No planejamento deve- se ter em conta a: Viabilidade Econômica diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, às condições de financiamento, à capacidade de pagamento, etc. Viabilidade Técnica o planejamento deve ser compatível com a disponibilidade de matéria-prima,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com