TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue a alienação do trabalho e explique como ela ocorre no modo capitalista de produção.

Por:   •  23/6/2015  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES:

1- Conceitue a alienação do trabalho e explique como ela ocorre no modo capitalista de produção.

R: O texto abordado mostra através da perspectiva de Marx, a alienação do trabalho. De acordo com o dicionário a palavra alienação quer dizer transferir para o outro algo que é seu. E assim acontece no modo capitalista de produção, o trabalhador vende como chama Marx, a sua “força de trabalho”, sua capacidade humana de executar trabalho, sua capacidade de produzir. O indivíduo se separa do produto final de seu trabalho e com isso também entrega o seu interesse pelo que se faz para modo capitalista. Hoje em nossa sociedade, apesar das mudanças ocorridas através do tempo, o trabalho alienado continua fazendo parte da estrutura de funcionamento do sistema capitalista de produção.

3- Quais as condições de surgimento das funções de concepção e coordenação que na indústria capitalista assumiram a forma de gerência?

R: O cenário era de transformação e transição, para o capitalismo passa a ser fundamental o controle do processo de trabalho. Os trabalhadores estavam acostumados ao modo de trabalho anterior, que através do conhecimento adquirido tradicionalmente de seus ofícios eles eram os produtores e detentores do que fabricavam. No entanto, com a mudança da forma de trabalho e o aumento significativo de trabalhadores que começam a atuar na indústria capitalista, surgiram alguns problemas ligados a coordenação de tarefas necessária para organização da operação de trabalho. Surgiram funções de gerencia de forma rudimentar, pelo próprio exercício do trabalho, pois mesmo em oficinas menores como cooperativas era necessário ter processos de organização com divisões de trabalho. Empresas de setores diferentes, com forma de produzir diferentes, incluindo as de variados tipos de trabalho mais complexos, exigiam essas funções de coordenação e concepção para se organizar e controlar os seus processos. Os Processos de trabalho passam

5- Explique a afirmativa: “Enquanto a divisão social do trabalho subdivide a sociedade, a divisão parcelada do trabalho subdivide o homem (...)” (BRAVERMAN, p.72).

R: Na afirmativa descrita no texto, o tema da divisão de trabalho na sociedade e a divisão de trabalho na oficina, trazendo a diferenciação de ambos. A divisão social do trabalho divide a sociedade em ofícios, cada qual apropriada a certo ramo de produção, sendo características próprias do trabalho humano, pois somos indivíduos essencialmente sociáveis. E contrario a esse trabalho intrínseco da sociedade, se apresenta a divisão de trabalho na oficina, que é fruto da sociedade capitalista, a divisão pormenorizada do trabalho, como chama o autor, acaba com ocupações consideradas nesse sentido, e torna o trabalhador desfavorável a acompanhar qualquer processo na sua totalidade. Esses conceitos são trazidos pelo autor afirmando a separação de suas atividades para concepção do produto final e na relação do trabalho da sociedade no sistema capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com