TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modo Capitalista de Produção e Agricultura

Por:   •  17/2/2016  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  2.617 Visualizações

Página 1 de 2

Modo Capitalista de Produção e Agricultura.

                                                            Ariovaldo Umbelino de Oliveira

Capítulo 1. As Abordagens teóricas da agricultura.

Os estudos sobre o modo capitalista de produção é caracterizado pelos grandes debates entre as correntes de pensamento, todos buscam entender o processo de desenvolvimento do modo capitalista de produção na sua etapa monopolista com a presença de grandes complexos industriais que integram a produção agropecuária.

O processo de transformação nas relações de produção na agricultura tem como principal agente a industrialização, redefinindo toda a estrutura socioeconômica e política do campo. Tais processos podem ser exemplificados nos movimentos grevistas dos boias-frias de Guarulhos, em São Paulo e na greve dos cortadores de cana-de-açúcar, ambas ocorridas nas cidades. Trabalhadores rurais fazendo greves na cidade, tal mudança é resultante das mudanças da relação da produção na agricultura.

As indústrias que cada vez mais se instalam no campo, dominando e mecanizando todo o processo de produção rural com a “industrialização” do campo. A agricultura família vem perdendo espaço, porem vale resoltar que a agricultura familiar representa com mais de 80% da força de trabalho do campo.

O processo de industrialização gerou vários problemas a serem pesquisados, dentre destes problemas os pesquisadores concordam com a generalização de todos os ramos e setores de produção, porém há uma discordância sobre a interpretação desta generalização, dizem que seja uma generalização homogênea (formação de uma classe operária separado da classe burguesa) e outro que é de uma generalização heterogênea (a expansão do assalariado no campo, o trabalho familiar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com