TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conduza sua Negociação

Por:   •  9/4/2016  •  Resenha  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

CONDUZA SUA NEGOCIAÇÃO

Conduzir uma negociação envolve contato direto com o oponente. Mantenha sua política firme, mas flexível, já que é quase certo que sua estratégia terá que evoluir durante as seis etapas do processo de condução de negociação.

1.1 FAÇA PROPOSTAS

A maneira de apresentar uma proposta pode significar a diferença entre progredir rumo a seus objetivos e empurrar a negociação para um impasse. Neste sentido, é necessário observar alguns aspectos importantes:

  1. Estruture sua proposta

Nas fases iniciais da negociação, as propostas devem ser estruturadas de maneira experimental, evitando-se o imediatismo. Se você tentar encurtar a negociação apresentando rapidamente sua melhor oferta, o outro lado não acreditará que você não pode oferecer mais e, fatalmente, rejeitará sua proposta.

  1. Faça propostas condicionais

A utilização de propostas condicionadas garante que a outra parte não consiga o que quer de você, se você não obter o que te interessa dele.

  1. Use a linguagem deles

Em virtude dos diferentes significados que as palavras podem possuir nos diferentes ramos de atividade, a utilização do jargão da outra parte torna-se uma ferramenta relevante para eliminar possíveis confusões linguísticas, além de demostrar que você entende a perspectiva do ponto de vista dele.

  1. A primeira oferta

Independente de fazer ou receber a primeira proposta, o outro lado irá sempre calcular que sua sugestão inicial não é sua melhor oferta. Assim sendo, você deve sempre exigir mais do que espera receber e oferecer bem menos do que espera dar.

  1. Seja ambicioso

Propostas iniciais ambiciosas funcionam. Digamos que seu desfecho aceitável de venda é $1.300. Se você abre com $1.400 e a outra parte responde com $1.000, é provável que você acabe fechando em torno de $1.200. Mas, se você abre com $1.800, pressionando a outra parte a oferecer, digamos, $1.200, seus $1.300 tornam-se bem prováveis. Lembre-se de ceder aos poucos

1.2 RECEBA PROPOSTAS

Ao receber propostas, ouça toda a argumentação de seu oponente e assegure-se de não o interromper. Se você o fizer, poderá perder algum tópico importante, avaliar somente a parte inicial da proposta (sem saber o que viria a seguir) e, em alguns casos, pode até mesmo lhe custar uma concessão tardia. Não obstante, ninguém gosta de ser interrompido, pois não é educado e pode acabar gerando antagonismo e até mesmo resistência a um acordo.

Ao final da proposta, certifique-se de tomar notas sobre tudo o que foi discutido. Além de mostrar que você está levando a proposta a sério, faz com que todos se concentrem nas questões, o que facilita a resposta da oferta. Com relação a esta etapa, evita dar à proposta um ‘’não generalizado’’. Uma resposta detalhada oferece oportunidades para a abertura de novos caminhos na negociação. Um não generalizado sem qualquer explicação é inútil, pois a negociação simplesmente retrocede a fase de discussões ou até mesmo fracassa de todo.

1.3 USE PACOTES DE QUESTÕES

Em algum momento do processo de propor, responder e contrapor, ambos os lados terão reunidos informações suficientes sobre os objetivos e preocupações do oponente para compor um pacote de questões.

A Vinculação de questões num pacote proporciona a você maior poder de barganha, uma vez que lhe dá maior margem de negociação mais adiante, ao passo que mantê-las separadas reduz suas opções.

Certifique-se de usar os pacotes de questões não para oferecer novas concessões, mas para reapresentá-las nos termos de seu oponente. Direcione seu pacote de modo a resolver questões difíceis da negociação e apresentar suas concessões nos termos da outra parte.

É importante ainda destacar a necessidade de valorizar as ofertas e concessões que se faz para o outro lado, pois do contrário, perderá toda a vantagem e reduzirá sua margem de negociação.

1.4 NEGOCIAÇÕES INTERNAS

Seja negociando com outra organização, com pessoas que você mal conhece ou com seus colegas, o processo e a estratégia são os mesmos.

Obtenha Apoio

Dentro de uma organização acabamos negociando por diversos motivos: solicitar um aumento de salário, recursos para nossos setores e equipes, uma oferta especial a nosso cliente. Para que essas negociações tenham uma probabilidade maior de sucesso, devemos apresentar juntamente com elas estatísticas que comprovem que elas trarão benefícios e principalmente lucro para a organização. Caso encontre-se impossibilidade de identificar, descrever ou calcular tais estatísticas, solicite auxílio a uma pessoa que possa ajudá-lo. E finalmente, obtenha apoio de outras pessoas que possam sustentar seus motivos e argumentos, principalmente de pessoas com cargos superiores ao seu, pois assim maiores serão as suas chances.

Exponha sua posição

Ao apresentar seus argumentos ao seu superior, faça-o de modo racional e lógico, as emoções devem ser controladas. Exponha seu ponto de vista de forma honesta, aberta e sem rodeios. E no fim das contas, caso sua solicitação não for atendida, evite os exageros nas consequências que a empresa poderá ter.

Prepare seu argumento

Todo e qualquer pedido deve ser feito de maneira lógica e que seja sustentado por bons argumentos. Não deixe para expor este tipo de situação em momentos atarefados ou conturbados, escolha um momento favorável que colabore para realização de suas expectativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com