TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos Gerados na Mudança Organizacional

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.069 Palavras (21 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 21

Conflitos Gerados na Mudança Organizacional

Conflicts Generated in Organizational Change

Claudiane Moura Aurélio

Natalia Xavier Menezes

Universidade Nove de Julho -UNINOVE

Profº Stefano Addeo Neto

Junho/2009

RESUMO

Nos dias de hoje a mudança organizacional é considerado um processo constante, devido às grandes influências externas e permanentes do mercado globalizado.

Toda mudança remete a novas visões, novas soluções e novos caminhos. Ela representa uma alteração que pode ser progressiva e constante ou radical e impactante.

As organizações, decorrente de um mercado extremamente competitivo, são diretamente influenciadas a investir em novos processos e tecnologias, visando mudar e manter uma postura de acordo com exigências mercadológicas. Assim, visam à melhor forma de lidar e conduzir as freqüentes mudanças, contando com o apoio de toda a organização.

Tendo em vista que se faz necessário o processo de constantes mudanças, surgem os conflitos em decorrência das mesmas. Os conflitos organizacionais precisam de atenção e de gestão para não influenciar no objetivo desejado. Mudança sempre é sinal de conflito.

ABSTRACT

Nowadays the organizational change is considered a constant, due to major external influence and standing of the global market.

Any change refers to new visions, new solutions and new ways. It represents a change that may be constant or progressive and radical and impressive.

Organizations, resulting in a highly competitive market, are directly influenced to invest in new processes and technologies, to change and maintain a posture according to marketing requirements. Therefore, seek the best way to deal and the frequent lead changes, with the support of the entire organization.

Considering that it is necessary the process of constant change, the conflicts arise because of them. Conflicts need of care and organizational management not to influence the desired objective. Change is always a sign of conflict.

INTRODUÇÃO

O processo de Mudança Organizacional influencia no cotidiano da organização e das pessoas que a compõem. Os conflitos surgem em decorrência desse processo que se não bem administrados podem causar danos irreversíveis, dificultando ou impedindo o alcance do objetivo principal.

Os objetivos deste artigo são conceituar a Mudança Organizacional identificando os principais conflitos, demonstrando como os gerir os mesmos.  

O objetivo geral é demonstrar a importância da forma como os gestores devem lidar com esse processo tão comum nos dias de hoje.

Especificamente o objetivo do artigo é relatar de uma forma clara e direta as dificuldades encontradas e os problemas decorrentes da não percepção e atuação ideal em lidar com as conseqüências em geral do processo da mudança.

Justificando, no decorrer da história das organizações, percebemos que as empresas se mantêm em constante mudança, sejam elas radicais no caso das reestruturações, ou simplesmente de atualização. Inúmeros relatos sobre as teorias sociais e organizacionais tratam de mudanças e transformações. Embora seja um assunto comum, vem sendo analisada por vários autores que se atraem pela velocidade que o novo cenário mundial inspira à mudança.

Tendo em vista as constantes mudanças do mercado e a necessidade da organização se adaptar, é viável saber como aplicar este processo de forma adequada e estratégica visando o objetivo de mudar sobrevivendo às conseqüências geradas pela mudança.

Sabendo da importância de adaptar-se ao mercado e suas exigências constantes, a organização precisa inserir em suas estratégias o processo de adequação a essas exigências através de transformações em seus processos e às vezes até em sua cultura.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

 

  1. Mudança Organizacional

Mudança organizacional é a implantação de novas tecnologias e procedimentos projetados para realinhar a organização em seu ambiente de negócios, com isso possibilitando a conquista de novas oportunidades no mercado.

Essas mudanças abrangem novos processos, esses desconhecidos para as pessoas envolvidas que geralmente trabalham de uma forma tradicional, familiar e prática.

Assim, a mudança pode causar emoções e reações que vão do otimismo ao medo, podendo incluir ansiedade, resistência, ambigüidade, energia, entusiasmo, incapacidade, receio, pessimismo e motivação.

        “Então, pode-se afirmar, com toda segurança, ser a mudança organizacional a coisa mais certa no instável e surpreendente mundo das relações organizacionais” (CARVALHO, 1999, p. 38).

1.2 Porque surge a Mudança Organizacional

Atualmente as organizações estão expostas a um ambiente dinâmico que faz com que a mudança seja um fenômeno constante.

As mudanças devem ser associadas a uma estratégia para atingir um determinado objetivo, a mesma é provocada por forças ou fatores internos ou externos à organização.

Alguns indicadores de proximidade de mudança são fusões ou aquisições (que implicam reestruturações), criação de novos produtos ou serviços (que introduzem novos mercados, clientes e competidores), introdução de novos líderes ou tecnologias.

 Isso porque todos eles implicam a existência de períodos de transição em que a adaptação e aprendizagem são essenciais.

 “A mudança organizacional é provocada pela necessidade de evoluir de modo a responder ao ambiente de negócios. Para responder a estes estímulos é usual a criação de programas de redução de custos, de alteração de processos de negócio, de mudanças estruturais, ou de alterações culturais” (MENDES, 2004/2005, p.03).

  1. Conhecendo as razões da mudança

Os fatores que podem levam uma organização a optar por um processo mudança podem ser internos, como redução de custo, aperfeiçoamento de processos, inserção de novas tecnologias, revisão de políticas e procedimentos internos, recursos organizacionais e novos objetivos, ou fatores externos como as exigências e constantes mudanças do mercado, influências políticas, econômicas, legais, éticas e sociais.

A mudança causada por esses fatores depende da intensidade dos mesmos e sua natureza e também da capacidade e versatilidade que a organização possui para lidar com o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (320.5 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com