TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFLITO ORGANIZACIONAL

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

BEATRIZ ISABEL MENDONÇA RGM: 12161101582

VICTÓRIA SALVADOR RGM: 12161100102

CONFLITO ORGANIZACIONAL

São Paulo, SP

2016

BEATRIZ ISABEL MENDONÇA RGM:12161101582

VICTÓRIA SALVADOR RGM: 12161100102

CONFLITO ORGANIZACIONAL

Trabalho de Conclusão de Módulo – TCM apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para a conclusão.

Orientador: Prof. Dr. Haliny Torres

São Paulo, SP

2016

AGRADECIMENTOS

Aos meus diretores: Vinicius Salvador, Patrícia Xavier e Alexandre Sato. Nossos mentores, nossos líderes extraordinários e nossos queridos amigos. Obrigada, por nos encorajar e nos impulsionar em direção aos nossos sonhos.

‘’ A persistência é o caminho do êxito. ’’

(Charles Chaplin)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 05

1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA        ........................................................ 06

2 DIAGNÓSTICO...................................................................................................... 07

3 PROGNÓSTICO.................................................................................................... 08

4 PROPOSIÇÃO DE SOLUÇÃO E/OU TOMADA DE DECISÃO ............................ 09

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 14

CONCLUSÃO............................................................................................................ 16

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 17


INTRODUÇÃO

Este projeto é um Trabalho de Conclusão de Módulo apresentado ao primeiro semestre do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais que visa compreender o eixo temático "Comportamento Organizacional" e sua prática nas organizações.

Diante do eixo temático o foco deste trabalho será compreender o tema Conflitos dentro do contexto organizacional.

O conflito nas organizações não é um fenômeno recente. E de acordo com Nascimento e El Sayed (2002) os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. Na escola clássica de Taylor e Fayol já havia a preocupação em lidar com este problema. Porém, o conflito naquela época e até alguns anos atrás não era priorizado enquanto um fenômeno que merecesse um estudo, mas sim como um fenômeno que deveria ser prevenido. A preocupação na escola da administração científica era com a produtividade, utilizando-se de métodos corretos para a execução de suas tarefas, assim quanto maior a produtividade obtido pelos funcionários significava lucro maior para a empresa.

A metodologia deste trabalho foi fundamentada em pesquisas bibliográficas e visita técnica realizada na empresa My Viagens que mesmo sendo uma organização de pequeno porte lida com pequenos conflitos comportamentais quase que diariamente.

Tais conflitos se dão entre duas ou mais pessoas e podem ocorrer por vários motivos: diferenças de idade, sexo, valores, crenças, por falta de recursos materiais, financeiros, por diferenças de papéis [...] (NASCIMENTO, EL SAYED, 2002, p.52)

        Observa-se que hoje a diferença de papeis impacta diretamente nos conflitos internos, principalmente quando estas são hierárquicas. Dificilmente há respeito a esta hierarquia, o que acontece hoje dentro das organizações é uma queda de braço entre superior e subordinado. Podemos ver também que não há mais o respeito entre departamentos. O trabalho em equipe vem sendo esquecido, tornando dificultosos os processos da organização.

        Como devemos agir diante de uma situação de conflito organizacional? Este é o objeto de pesquisa que este trabalho buscará responder.


1 DESCRIÇÃO DO RAMO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA

Premium Travel Corporate Viagens e Turismo Eireli mais conhecida como My Viagens é uma agência de pequeno porte formada por 10 colaboradores e foi fundada em 28/09/2009. Focada no turismo corporativo, ela vem se aprimorando na área de eventos. A empresa está localizada na Rua Julieta Espírito Santo Pinheiro, 57 - Vila Albano, São Paulo - SP, 05542-120.

A My Viagens oferece para a sua empresa o melhor atendimento através de modernas ferramentas de busca para aquisição de passagens aéreas, hospedagens e locação de veículos com o melhor custo benefício, sistema simples e de fácil acesso. A empresa atende no campo de eventos, congressos e feiras de diferentes portes, nacionais e internacionais em distintos seguimentos.

A missão da My Viagens é satisfazer as necessidades dos clientes, promover serviços de transportes aéreos e terrestres, acomodações, acompanhamento com guias de alta qualidade e fazer do seu evento um grande sucesso.

A diferença de papéis influência nos conflitos internos visando um colaborador não achar correto executar um trabalho que não está em seu escopo ou que não seja do seu departamento.

2 DIAGNÓSTICO

Em uma visita realizada a organização identificamos que a maior fragilidade encontrada no caminho é a concorrência devido às inúmeras agências existentes com taxas de serviços abaixo da média, e a forte concorrência do mercado digital.

        A maior potencialidade da organização está em quebrar as barreiras do mercado corporativo abrangendo o turismo de lazer e grandes eventos nacionais e internacionais. Fechando parcerias com grandes multinacionais satisfazendo os clientes, faz com que a My Viagens cresça no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (182.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com