TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CONFLITO ORGANIZACIONAL – CAPITAL X TRABALHO

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TIRADENTES

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA

CINTIA NOEMIA FIGUEIRA DA SILVA

JEFERSON HERICSON DE OLIVEIRA VERIATO

LINA CAROLINE DE SA MOURA

ANÁLISE DA SITUAÇÃO PROBLEMA:

GESTÃO DE CONFLITO ORGANIZACIONAL – CAPITAL X TRABALHO

Paulo Afonso/BA

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS        7


INTRODUÇÃO

O objetivo central do presente trabalho consiste em discutir os conflitos gerados com relação capital x trabalho nas organizações. Os atritos são gerados por diversos motivos, que envolvem os funcionários de vários setores dentro da própria organização, cabendo assim ao gestor tomar possíveis decisões para enfim solucionar da melhor forma esses conflitos, visando o bem estar da empresa e de seus colaboradores. Pois, uma equipe de profissionais em que há divergências acaba por trazer maus resultados para a instituição, prejudicando a visão dela, e principalmente de todos que fazem parte desta.

DESENVOLVIMENTO

Os conflitos são problemas que existem quando há divergências entre funcionários, setores ou tudo que envolva a empresa, sendo por muitas organizações uma grande questão em que se deve haver uma boa comunicação para que sejam solucionados. No entanto, dificilmente deixarão de existir dentro dos estabelecimentos de trabalho.

Muitas organizações acabam tomando decisões sem reunir sua equipe para ouvir opiniões que possam facilitar de certo modo, uma posição equilibrada sem que haja insatisfação por parte dos colaboradores. Isso faz com que os funcionários sintam-se desvalorizados por não terem colaborado diretamente ou indiretamente mesmo que sua sugestão seja pequena na organização. Esse feedback com o colaborado sobre dar opinião para a instituição é muito importante, pois torna um ambiente de trabalho mais confiável.

A tomada de decisões está muitas vezes, relacionada com os valores embutidos no interior de cada um e, também, com parte dos conhecimentos adquiridos do decorrer das experiências vividas. O ser humano, sempre teve que decidir sobre algo, tanto em questões mais simples, quanto nas mais complexas, as decisões fazem parte da vida e essas auxiliam no bom, ou mau, desempenho realizado nas escolhas.  É difícil fazer uma tomada de decisão justa, pois algumas ações necessitam das funções de seus custos e seus benefícios.

A exemplo do problema de Guilherme, em que após ser promovido a gerente, sua primeira tomada de decisão é elaborar o quadro de férias de seus colaboradores, visando o bem estar de ambas as partes, tanto da empresa quanto de seus funcionários.

Sabemos que as férias é um período de descanso anual, que deve ser concedido ao empregado após o exercício de atividades por um ano, ou seja, por um período de 12 meses denominado de período "aquisitivo".

Elas definem-se como o lapso temporal remunerado, de frequência anual, constituído de diversos dias sequencias, em que o empregado pode sustar a prestação de serviços e sua disponibilidade perante o empregador, com o objetivo de recuperação e implementação de suas energias e de sua inserção familiar, comunitária e política. (Delgado, 2011, p.891).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com