TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos e negociações do código de ética de profissionais de administração

Por:   •  9/5/2019  •  Resenha  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

3- Os conflitos e o código de ética dos profissionais de administração

Do latim conflitu, embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias, ameaças; desavença; guerra; luta; combate; colisão; choque; o elemento básico determinante da ação dramática, a qual se desenvolve a função da oposição e luta entre diferentes forças.” (Novo Dicionário Da Língua Portuguesa). Significa a existência de idéias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar.” (Chiavenato,1999).

Antemão ao Código de Ética profissional do administrador brasileiro que está dividido em oito capítulos é valido ressaltar alguns pontos desde documento em relação a aspectos de conflitos.

Capítulo I – Art. 2º São deveres do profissional de Administração

 Procura estabelecer deveres éticos ao profissional de administração, com o propósito de minimizar os conflitos que possam ocorrer na relação profissional entre diferentes interesses individuais dos clientes, em detrimento dos princípios legais e sociais.

As diversas organizações “constituem-se em verdadeiras arenas para conflitos individuais e grupais, nos quais os participantes lutam por seus interesses.” São muitos os fatores que podem influenciar esses conflitos de interesse: diferenças de personalidade, interdependência das tarefas do trabalho, metas diferentes, recursos compartilhados, comportamentos etc.

Pode-se dizer que nenhuma organização está livre de conflitos, uma vez que praticamente toda a empresa sofre e se beneficia com os eles. os conflitos são responsáveis por sérias ameaças à estabilidade de uma organização, mas também podem agir de maneira construtiva estimulando o potencial de seus administradores.

Retomando o art 2° temos no seguinte inciso:

VI - zelar por sua reputação pessoal e profissional, bem como pelo prestígio e dignidade da profissão;

Tal inciso recomenda uma ação que resguarda a imagem da profissão de administrador perante seus profissionais e a sociedade pelo zelo do exercício da mesma em decorrência de preceitos éticos e morais. Esse inciso, assim como os demais deveres taxados têm o propósito de evitar conflitos entre profissionais, organizações e clientela em detrimento dos princípios legais e sociais.

Dentro dos conceitos de conflitos existem características próprias de cada individuo que acometem suas: Personalidade, Aptidões, Habilidades, Competências, Crenças, Motivações, Valores.

Pode-se observar no capitulo III que trata dos direitos
Art. 4º São direitos do Profissional de Administração:

Pontos de que revelam aspectos sociais e/ou culturais que podem ser limitantes ou geradores de conflitos em um ambiente empresarial ou de trabalho.

I - exercer a profissão independentemente de questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social, orientação sexual ou de qualquer natureza discriminatória;

Por isso tal inciso já prever possíveis conflitos e restringe o administrador de exercer suas funções em relações a esses aspectos de forma imparcial, quer seja em suas relações internas ou externas em ambiente de trabalho.

Em contrapartida, os conflitos podem se tornar oportunidades positivas no Capítulo VI dos deveres especiais em relação à classe o Art. 10 O profissional de Administração deverá observar as seguintes normas com relação à
classe:

  1. Prestigiar as entidades de classe, propugnando pela defesa da dignidade e dos direitos profissionais, a harmonia e a coesão da categoria;
  2. Apoiar as iniciativas e os movimentos legítimos de defesa dos interesses da classe, participando efetivamente de seus órgãos representativos, quando solicitado ou eleito;

Comentários: ao unir seu grupo para resolver um problema o administrador ajudará com que todos possam entender o lado de seus colegas e será um exercício para que eles pensem em conjunto visando o bem-estar corporativo.  Além disso, discutir os problemas internos pode ser uma porta para que seus colaboradores possam exercer sua criatividade, aprendam a trabalhar em equipe e ainda te dará uma visão do que está acontecendo dentro da empresa.

4- Negociações e o código de ética dos profissionais de administração

A negociação é o meio através do qual as pessoas lidam com suas diferenças. Na verdade, negociar é buscar um acordo por meio de um diálogo e está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Vivemos num mundo globalizado,
e num ambiente típico de mudanças e conflitos. Essa realidade do mundo em transformação faz com que jogos de interesses se choquem, e com isso surgem os conflitos, além de diversos outros fatores que interferem no processo relacional das pessoas dos grupos e organizações.

Administrar é um trabalho repleto de desafios e situações problemáticas e o administrador precisa estar capacitado para atender às necessidades do mercado. Mais que isso, ele precisa ter os seus valores fundamentados na ética para exercer a sua função na empresa, seja pública, privada ou do terceiro setor, de forma integra, transparente e responsável.

Diante disso, é necessário que haja a expectativa da negociação de conflitos; é preciso que o negociador saiba claramente o que deseja da negociação, pois uma negociação sem objetivo, certamente não terá um bom desfecho. Segundo Arthur Diniz em seu artigo “Negociação: A arte de conseguir o que se quer” (revista vencer nº 67 – 2005)
[pic 1]

Dentro de uma serie de normas regidas pelo código de ética profissional de administrador, vemos uma série de deveres e cumprimentos taxativos em que não há possibilidade de negociações, ou seja, cabe somente ao profissional cumprir o que está exposto no documento dentro dos preceitos das normas de ética e moral do administrador.

Conquanto, o texto do documento prever nos capítulos V e VI uma serie de deveres do profissional em relação aos colegas e a classe, respectivamente.

No art 7° (dos deveres em relação a classe).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com