TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos

Resenha: Conflitos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 2

Conflitos

Administrar conflitos nos dias atuais é perfeitamente normal e até desejável. Devido às constantes modificações que são implementadas nas organizações com alto grau de complexidades e especializações, fazem com que o conflito seja uma constante no ambiente de trabalho.

.Os Conflitos são inerentes da vida em grupo e normalmente são gerados pela escassez de recursos para satisfazer todas as necessidades e desejos individuais.

.Existem ainda, três caminhos do conflito:

Recusa do conflito - é o caminho que conduz a impossibilidade ou recusa de dialogo, gera inquietação, irritabilidade, ansiedade e até mesmo estados graves de neurose. Caminho declarado - é o caminho da guerra, da luta que resulta com a intenção declarada das partes em eliminar o outro. Caminho assumido - é o caminho da busca da solução do problema, cada uma das partes aceita, autenticamente, examinar a situação existente e pode levar esse esforço na colocação prática de uma solução. O conflito é transformado em um problema a ser resolvido. Os Conflitos ainda podem ter algumas conotações:.

Negativas - O conflito em si não é danoso e suas consequências poderão ser positivas ou negativas, dependendo do contexto, aprofundamento do modo como é enfrentado e administrado.

Neutro - Gera tensão, competição, reconciliação e negociação.

Positivo - Gera oportunidade, crescimento, desenvolvimento e aventura. O conflito gera alguns pontos negativos como: estagnação do sistema (morfoestase) e crises que possibilitam mudanças significativas para o crescimento pessoal, grupal e social (morfogênese). Mas também existem os pontos positivos que colaboram para o desenvolvimento de uma equipe, pessoal e organizacional, como por exemplo, rompe a rotina, mobiliza energia, desvenda problemas, excita a imaginação, estimula a criatividade, aguça a percepção e raciocínio dos envolvidos.

As principais causas dos conflitos nos processos de negociação podem ser:

Diferenças de personalidade

Interdependencia das tarefas no trabalho

Metas diferentes

Recursos compartilhados

Diferença de informação

Percepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com