TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo DP Tecnologias de Gestão

Ensaio: Conteúdo DP Tecnologias de Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Ensaio  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

Conteúdo DP Tecnologias de Gestão

1. Defina paradigmas.

Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.

2. Defina processos.

É o conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto. De acordo com outro conceito mais moderno, que é multidisciplinar, é a sincronia entre insumos, atividades, infraestrutura e referências necessárias para adicionar valor para o ser humano.

3. Quais são os processos chaves ou primários.

Processos primários são ponta-a-ponta, interfuncionais e entregam valor aos clientes. São frequentemente chamados de processos essenciais, pois representam as atividades essenciais que uma organização desempenha para cumprir sua missão. Esses processos formam a cadeia de valor onde cada passo agrega valor ao passo anterior conforme medido por sua contribuição na criação ou entrega de um produto ou serviço, em última instância, gerando valor aos clientes.

Processos primários podem mover-se através de organizações funcionais, departamentos ou até entre organizações e prover uma visão completa ponta-a-ponta de criação de valor, vinculados as atividades primárias, que são aquelas envolvidas com a criação física de um produto ou serviço, marketing e transferência ao comprador, e suporte pós-venda, referidos como agregação de valor.

4. Conceitue gestão.

É a elaboração e implementação de planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. A habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos, são requisitos importantes a esse profissional.

5. Apresente os papéis do gestor segundo Henry Mintzberg.

- Símbolo: Você é fonte de inspiração e referência para a sua equipe. Para melhorar nesse quesito comece trabalhando a sua imagem, comportamento e reputação com a equipe. Cultive a sua humildade e empatia, e seja sempre um exemplo a ser seguido no trabalho.

- Líder: A liderança, provavelmente, é o papel mais trabalhoso de ser desenvolvido. Um fator que pode lhe dar um bom diferencial é tentar desenvolver a sua capacidade de gestão de pessoas e, principalmente, a sua inteligência emocional.

- Elemento de Ligação: Nesse papel é importante o desenvolvimento da sua capacidade de relacionamento e networking. Muitas vezes você será o responsável pelo intercâmbio de pessoas e informações para ambiente externo na organização e também pela comunicação entre os departamentos da empresa.

- Coletor: O coletor deve estar constantemente preocupado em absorver informações internas e externas (do mercado), e ter a capacidade de transforma-las em desenvolvimento para a empresa. Para desenvolver essa característica é importante estar sempre atento às mudanças do mercado, aprender como obter e processar rapidamente informações, e se preparar para aguentar a sobrecarga de dados.

- Disseminador: Como responsável por disseminar informações, você deve trabalhar na sua capacidade de comunicação. Cursos de oratória, melhorar as suas habilidades da escrita e a sua capacidade de síntese são fatores que o auxiliam neste desenvolvimento.

- Porta-Voz: Para representar a sua organização e o seu departamento é indicado que, primeiramente, você domine o assunto sobre o qual irá apresentar. Aprender técnicas de apresentação e dominar os recursos e as tecnologias audiovisuais são fatores que podem fazer a diferença neste papel.

- Empreendedor: Você deve ser um agente de mudanças na organização. Para isso você deve desenvolver suas características em resolução de problemas e, principalmente, a sua criatividade e a capacidade de criar ideias inovadoras, que causem impacto organização.

- Solucionador de Problemas: Nessa função, você deverá desenvolver principalmente a capacidade de resolução de conflitos e aprender a gerenciar a emoção da sua equipe.

- Alocador de Recursos: Para melhorar sua capacidade de alocação de recursos, você deve desenvolver sua capacidade analítica para aprender como gerenciar de forma mais eficiente o seu orçamento, como cortar custos, como investir, etc.

- Negociador: Para melhorar sua negociação, você deve investir na sua capacidade de comunicação e aprender mais sobre relação ganha-ganha e poder de argumentação.

6. Quais os três perfis do administrador.

Papéis Interpessoais

São os papéis que os Administradores executam relativos ao relacionamento com as pessoas e construção conjunto dos resultados. São divididos em três papéis: Símbolo, Líder e Ligação.

Papéis Informacionais

As organizações, o mercado, as pessoas vivem em torno da um fluxo intenso e contínuo de informações, para um bom desenvolvimento, as empresas e os Administradores precisam saber receber, tratar e repassar essas informações. Nesse cenário são destacados três papéis: Coletor; Disseminador; e Porta-voz.

Papéis Decisórios

Com toda a informação disponível, cabe aos Administradores estudarem-na e tomar decisões baseadas nelas. As decisões são de responsabilidade total dos Administradores, por isso é necessário cautela e preparo para tomá-las. Quatro são os papéis decisórios, Empreendedor, Solucionador de Problemas, Alocador de Recursos e Negociador.

7. Consultoria é uma prestação de serviços profissionais que existem etapas claras de ação:

Diagnóstico Ambiental é um levantamento que retrata como as atividades da empresa ou entidade afetam o meio ambiente. No documento que é elaborado, são propostas ações que possibilitem o aumento da ecoeficiência, a redução do consumo e a minimização do impacto ambiental.

Plano de Ação é um documento elaborado com base nas propostas contidas no diagnóstico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com