TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contrato social

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TRABALHO DE SUBSTITUIÇÃO DA AULA PRESENCIAL – ARTIGO CIENTÍFICO

A Origem do Comércio

CHAGAS, Vanessa Nascimento.

Jane Alves Nascimento Moreira de Oliveira.

Resumo

Este trabalho foi realizado em substituição a aula presencial ocorrida no dia xx de maio do presente ano, como forma de aproveitamento do dia/aula. No presente estudo, é apresentado a evolução do comércio, desde a sua primitiva troca de objetos, o escambo, até a moderna negociação, venda e compra pela internet, relação essa inata ao homem.

Palavras-chave: Comércio. Relações Comerciais. Origem. Evolução. Desenvolvimento. Negociação. Sociedades. Necessidades. Evolução.

 

Sumário

Resumo ----------------------------------------------------------------------------------------01

Palavras-chave --------------------------------------------------------------------------------01

Introdução -------------------------------------------------------------------------------------02

Evolução do Comércio -----------------------------------------------------------------------02

O Direito Comercial Brasileiro -------------------------------------------------------------03

Conclusão --------------------------------------------------------------------------------------04

Bibliografia ------------------------------------------------------------------------------------04

Introdução

O comércio envolve a troca de bens e serviços por dinheiro, mas nem sempre foi assim, no passado às transações quase não tinham envolvimento monetário. A forma primitiva de comércio se dava pelo escambo e com o tempo houve uma evolução. As relações comerciais foram praticadas por essas sociedades mais primitivas apesar de não haver mercadorias propriamente dita e mesmo vivendo da coleta e da caça, ainda assim realizavam negociações comerciais, a troca, que foi por muito tempo à única forma de realização do comércio.

 A palavra comércio significa ato de negociar, vender, revender, comprar algo, em outras palavras, são todas as relações de negócios, o comércio é uma relação social que é singular ao homem. 

O comércio exerceu uma colaboração muito importante nas sociedades, no desenvolvimento de novas tecnologias, técnicas e principalmente na responsabilidade de implantação de infraestrutura como estradas, ferrovias, portos, pontes, com a intenção de facilitar o fluxo de mercadorias em nível planetário, até resultar no processo de globalização. 

Evolução do Comércio

No período colonial se intensificou as relações comerciais de tal forma que houve a necessidade de ter uma matéria prima de troca universal, foi então que começou a comercialização mais intensa com o dinheiro. Os produtos eram encomendados de acordo com a demanda e expectativa dos clientes e assim eram colocados a venda, estes clientes de forma nenhuma poderiam devolver as mercadorias, que por sua vez não tinham uma variação de produtos tal qual é hoje, estes comércios estavam situados em pontos estratégicos das cidades, onde havia mais movimentação.

Na Idade Média, o comércio terrestre era complicado, com péssimas estradas, ameaça de roubos e pilhagens e crescente número de pedágios típicos do sistema feudal. Assim, o primeiro grande desenvolvimento do comércio mundial se deu por mar, graças às viagens marítimas dos séculos XV e XVI e à formação dos impérios coloniais, como Espanha e Portugal. Nessa dinâmica mundial, o mar Mediterrâneo perdeu o protagonismo nas trocas mercantis, enquanto a Inglaterra e os Países Baixos criaram poderosas estruturas comerciais. Os holandeses desenvolveram esse sistema à perfeição com a Companhia das Índias Orientais e a das Índias Ocidentais. Essa primeira fase é definida como mercantilismo, uma doutrina de “guerra econômica” que concebia o comércio como a maior acumulação possível de metais preciosos. O Estado deveria esforçar-se para aumentar as exportações e limitar o máximo possível suas importações de bens de consumo.

Na Idade Média devido à ascensão de formas de comércio mais organizadas, surgimento das corporações de mercadores e crescimento das cidades medievais, surge o Direito Comercial. Tudo isso gerou, naturalmente, a necessidade de se criar normas que regulamentassem essas atividades, as quais foram criadas pela classe comerciante e, dessa forma, privilegiava-lhe. 

O Direito Comercial Brasileiro

Inicialmente, a ideia era que o Direito Comercial se prestava a reger apenas as relações dos comerciantes, uma vez que, historicamente, foi para isso que ele surgiu. Mas, no decorrer dos anos, as atividades comerciais evoluíram sobremaneira, abrangendo a indústria e outras atividades antes não consideradas mercantis. Isso fez com que aquela ideia reducionista do Direito Comercial se tornasse insatisfatória e fosse, paulatinamente, sendo deixada de lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com