TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  7/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 8

A controladoria em Instituições Financeiras: Estudo de Caso no Banco do Nordeste do Brasil S.A

Resumo

A globalização e a integração dos mercados internacionais têm inserido as empresas em geral e as instituições financeiras em um ambiente competitivo e complexo, reforçando a necessidade de que essas empresas e instituições criem estruturas, produtos e processos que contribuam para a eficácia empresarial e a sua continuidade. Nesse contexto, a Controladoria, como unidade organizacional, juntamente com os demais órgãos da empresa, ao executar suas funções, deve auxiliar os gestores da organização na obtenção da eficácia empresarial, visando à continuidade da instituição. Este estudo tem como objetivo principal identificar as funções do órgão de Controladoria em uma instituição financeira e como a sua atuação é percebida pelos gestores. Para alcançar o objetivo da pesquisa, realizou-se um estudo de caso no Banco do Nordeste do Brasil S. A. (BNB), adotando-se como procedimentos de investigação a pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de questionários e entrevistas junto a seus principais gestores. Como resultado da pesquisa, conclui-se que o órgão de Controladoria do BNB guarda consonância com os conceitos apresentados na literatura, haja vista que realiza uma multiplicidade de funções relacionadas ao planejamento, avaliação e controle e gestão da informação, as quais são claramente percebidas por expressiva proporção dos gestores e contribuem sobremaneira para o alcance da eficácia empresarial.

Palavras-Chave

Controladoria; Instituições Financeiras; Funções da Controladoria.

Introdução

 Como decorrência da globalização dos mercados, os ambientes econômico e organizacional tornaram-se mais complexos, dificultando o entendimento e o gerenciamento dos eventos que podem afetar o desempenho operacional e a estrutura patrimonial de determinadas instituições.

Diante desse cenário, o processo de gestão empresarial passa por desafios, levando as empresas a trabalhar com novas estruturas, para enfrentar esses ambientes mais competitivos e exigentes, requerendo melhores práticas de gestão corporativa. Assim como as empresas em geral, as instituições financeiras estão inseridas nesses ambientes complexos, tendo como agravante a acirrada competitividade do setor bancário.

Nesse contexto, a Controladoria, como unidade organizacional, disponibiliza ferramentas que podem ser utilizadas pelos gestores para a obtenção de eficácia empresarial e para que a empresa desempenhe adequadamente o seu papel na sociedade, com o objetivo de garantir a competitividade e a sobrevivência nesses novos ambientes.

 Kaplan e Atkinson (1989, p. 524) alertam que a estrutura organizacional de uma empresa deve ser condizente com o ambiente em que atua, ao afirmarem: “Contingency theory, a popular organizational model, predicts that the complexity of a firm´s environment will determine the complexity of the internal structure of the firm”. O ensinamento de Kaplan e Atkinson (1989) ressalta a necessidade de atualização da estrutura organizacional das instituições frente à complexidade e ao dinamismo do mundo empresarial.

 A Controladoria deve contribuir para o planejamento estratégico da empresa, disponibilizar informações que auxiliem o processo de gestão da organização, bem como efetuar o acompanhamento, controle e avaliação do desempenho da instituição, objetivando contribuir para que a superação dos obstáculos que surgem no cotidiano empresarial e propiciar o crescimento e a evolução das organizações no atendimento das necessidades de seus clientes. Giongo e Bianchi (2005) reforçam esse entendimento, pois entendem que a Controladoria atua na gestão das organizações com a finalidade de proporcionar aos gestores os meios que os levem a atingir a eficácia organizacional, visando aos objetivos globais da organização. Para tanto, os gestores “devem atuar de forma sincronizada no sentido de gerarem, com suas ações, os melhores resultados possíveis com o menor sacrifício de recursos” (GIONGO; BIANCHI, 2005, p. 1).

Para Müller e Beuren (2008), a implantação ou reestruturação da Controladoria nas organizações implica mudanças e alterações de procedimentos. A pesquisa conduzida pelas autoras revela que a Controladoria foi instituída ou reestruturada na maioria das empresas familiares brasileiras no período de 2001 a 2006, mudando antigos e criando novos hábitos, rotinas e procedimentos.

Com o objetivo de atingir a eficácia empresarial e garantir a sua competitividade no mercado financeiro, em 2003 o Banco do Nordeste do Brasil S. A. (BNB) promoveu um processo de ajuste em sua estrutura organizacional. Uma das novidades foi a criação do Ambiente de Controladoria.

O BNB é uma sociedade de economia mista que tem como acionista majoritário o Governo Federal. Criado em 1952, já nos seus primórdios tornou-se o principal agente de desenvolvimento sustentável do Nordeste. Por sua importância para o desenvolvimento da economia da região e por ter criado um órgão de Controladoria no âmbito da mudança implementada em sua estrutura organizacional em 2003, o BNB torna-se uma instituição adequada para uma análise da atuação da unidade organizacional denominada Controladoria.

Assim, configura-se como item central deste estudo a seguinte questão: Como as funções do Ambiente de Controladoria do BNB são percebidas pelos gestores da instituição?

 A pesquisa tem como objetivo geral identificar as funções do Ambiente de Controladoria no BNB e a percepção dos gestores em relação à sua atuação. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, adotando-se a ferramenta investigativa denominada estudo de caso, com o apoio de várias fontes de evidência (documentos, registros em arquivos, entrevistas, observação direta e observação participante). Na coleta de dados, fez-se uso da entrevista semiestruturada e de questionário com perguntas abertas e fechadas.

 Os resultados obtidos com este estudo podem contribuir para que se conheçam as funções de Controladoria em uma instituição financeira, bem como a atuação específica do Ambiente de Controladoria do BNB, na visão dos seus gestores.

Vale ressaltar que este estudo limita-se a analisar uma unidade específica – o BNB –; portanto, as conclusões aqui levantadas dizem respeito exclusivamente à unidade de análise objeto do estudo de caso, não sendo cabível a generalização dos seus resultados para outras instituições. Entretanto, referido estudo poderá contribuir como instrumento para ampliar a discussão e a reflexão sobre a atuação da Controladoria nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com