TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  30/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

André Luiz Dantas de Barros

Trabalho da disciplina

CONTROLADORIA I

                                                 

Tutor: Prof. ANDRÉ DA COSTA RAMOS

João Pessoa

2016

Estudo de Caso :

Dustin Brass Products Co

REFERÊNCIA: BRUNS, WJ JR. Destin Brass Products Co. Harvard Business School 24 abril 1997.

O estudo de caso em seu primeiro momento descreve a Destin Brass que é uma empresa de manufatura que produz equipamentos de latão (válvulas, bombas e reguladores de vazão). A empresa realiza uma alocação de custos muito "tradicional", onde os custos diretos são computados de forma individual a cada linha de produtos e os custos indiretos são "rateados" de forma equilibrada entre estes produtos. Dentre os custos indiretos destacam-se os de recebimento e movimentação de material, embalagem e transporte, e engenharia. Estes custos estavam sendo diluídos em cada produto e não nas atividades necessárias para a fabricação dos mesmos.

Apesar de ser uma abordagem bastante comum, ela criava um resultado distorcido, que somente foi percebido quando os concorrentes da Destin Brass no segmento de bombas começaram a apresentar preços muito inferiores aos praticados por esta empresa. Com uma suposta margem bruta inicial de 35% e que depois caiu para 22%, o presidente da Destin Brass, Roland Guidry, convocou uma reunião de emergência com John Scott, gerente de produção, e Peggy Alford, controller da empresa com grande experiência na área. O estudo de caso então detalha muito bem como podem ser feitas as alocações de custos indiretos baseadas nas atividades e com um rateio que leve em conta o percentual que cada linha de produção utiliza dos recursos disponíveis e atividades indiretas.

Ao final do estudo, é possível então observar, que um produto supostamente com margem de lucro estreita e "impossível" de ter seu preço de venda reduzido a fim de competir com a concorrência poderia até mesmo ser deixado de ser fabricado, o que seria uma decisão muito equivocada, já que com a correta alocação de custos, a margem de lucro dos produtos permitirá mantê-los competitivos. E cabe ainda destacar que as bombas eram justamente os produtos mais vendidos pela Destin Brass (mais de 50% da receita total) - mesmo não sendo aquele de maior preço final. Seu volume de produção e vendas certamente é necessário ser mantido para a sobrevivência e crescimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com