TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  27/3/2017  •  Resenha  •  5.527 Palavras (23 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 3]

CONTROLADORIA NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO: ORÇAMENTO BBRT x ORÇAMENTO GESTÃO ECONÔMICA

Ivanice Teles dos Santos 1

ABSTRACT

Regarded as the modern Accounting, Controllership, among various functions, has the great role of coordinating the budget process within an organization. However, like any management tool, the budget has limitations, which are open to discussion and abandonment. Some consider the budget as a management model that does not support the continuous and constant entrepreneurial changes the current era. To meet this gap, the BBRT arises proposing a decentralization of power and greater flexibility of processes, taking as most objective concern with competition and not with the internal processes. The Beyound Budgeting model believes that the company needs a more adaptive management, with pegged goals to benchmarks of excellence, innovative performances, quick responses, loyal customers and satisfied shareholders.

Keywords: Budget, BBRT, benchmarks.

RESUMO

Considerada como a moderna Contabilidade, a Controladoria, dentre várias funções, tem o grande papel de coordenar o processo orçamentário dentro de uma organização. Entretanto, como qualquer ferramenta gerencial, o orçamento tem limitações, as quais são passíveis de questionamentos e de abandono. Há quem considere a gestão orçamentária como um modelo que não suporta as contínuas e constantes mudanças empresarias da era atual. Para atender a esta lacuna, surge o BBRT que propõe uma descentralização de poder, além de maior flexibilidade de processos, tomando como objetivo maior a preocupação com a concorrência e não com os processos internos. O Beyound Budgeting, em tradução livre no Português, significa “além do orçamento”, e entende que a empresa precisa de uma gestão mais adaptativa, com objetivos atrelados à benchmarks de excelência, atuações inovadoras, respostas rápidas, clientes leais e acionistas satisfeitos.

Palavra-chave: Orçamento, BBRT, benchmark

[pic 4]

1 Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador (2005) e Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). E-mail:  niceteles@hotmail.com


Introdução[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

No processo de tomada de decisão, onde o foco está principalmente na satisfação dos stakeholders, os gestores precisam de ferramentas que permitam a geração eficiente e eficaz das informações, a fim de melhor suporte nos objetivos que visam o aumento da relação resultados/retornos, bem como o crescimento contínuo/sustentável da empresa, sem descuidar da simplicidade, praticidade e criatividade.

Há várias publicações a respeito da importância da Controladoria, principalmente por contar com a contribuição da ferramenta Orçamento. Muito tem se falado a respeito das limitações daquela ferramenta, principalmente por “não permitir a criatividade dos gestores”, bem como “engessar a empresa”.

Com o apoio da tecnologia e no mundo competitivo, onde o mais rápido e o mais inovador, quase sempre fazem a diferença, algumas empresas têm questionado a utilização de alguns procedimentos no processo de planejamento, seguindo por elas próprias um “caminho alternativo” mais livre/flexível e inovador.

1 Controladoria no processo Orçamentário

A Controladoria é uma atividade ligada à Área Contábil, porém só nas últimas décadas ela foi melhor desenvolvida e divulgada. Kanitz (1976), já destacava que,  as empresas estavam se tornando cada vez maiores, tanto em termos absolutos quanto em temos relativos.

No contexto atual de rápidas mudanças econômicas, políticas e tecnológicas, Oliveira, Perez Jr. e Silva (2010, p. 7) afirmam que a Controladoria deve estar estruturada de forma a suprir à necessidade de controles sobre as atividades rotineiras, servindo de instrumento de monitoramento de todas as etapas do processo de gerenciamento da instituição. Assim, a estruturação da Controladoria pode ser visualizada em dois grandes segmentos:

  1. – Contábil e fiscal: onde são exercidas as funções e atividades da Contabilidade tradicional, aquela representada pela escrituração contábil e fiscal, com geração de informações e relatórios para atendimento do fisco, sócios, auditoria, etc., além de servir como controle patrimonial dos bens e direitos da empresa, conciliações das contas contábeis, apuração e gestão de impostos, etc..


  1. – Planejamento e controle: aqui é a figura do aspecto moderno das funções e atividades da Controladoria, que devem estar incorporadas as atribuições relacionadas à gestão de negócios, que envolve planejamento orçamentário, projeções e simulações, além de aspectos estratégicos da apuração e análise de custos, análise de desempenho por centros de custos, planejamento tributário, etc.[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

Figura 1 – Estrutura da Controladoria[pic 15]

CONTROLADORIA

Planejamento e Controle

Escrituração contábil e fiscal

Orçamento e projeções Contabilidade gerencial Contabilidade por responsabilidades Acompanhamento do negócio e

estudos especiais Planejamento tributário

Contabilidade financeira Contabilidade de custos Contabilidade tributária Contabilidade patrimonial

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Estrurura da Controladoria

Fonte: Oliveira, Perez Jr. e Silva (2010, p. 8)

Como se nota na figura 01, percebe-se uma Controladoria estruturada nas funções de Contabilidade, o que permite um sistema contábil e financeiro capaz de propiciar avaliação objetiva dos resultados, bem como nas funções gerenciais, que contribuem para uma melhor estratégia na busca de resultados satisfatórios.

  • Conceitos da controladoria

De acordo com Padoveze, apud Mosimann e outros (2011, p. 3), Controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Estatística, Psicologia  e principalmente Contabilidade, que proporciona a gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia.

Kanitz (1976, p. 5), verificou na década de setenta que o controlador se cercava de um batalhão de administradores organizacionais, psicólogos industriais, analistas de sistemas, especialistas em computação, estatísticos e matemáticos que têm a tarefa de – cada um de acordo com o seu ramo de conhecimento - analisar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com