TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  7/10/2015  •  Resenha  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 SURGIMENTO DA CONTROLADORIA        

3 APLICAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NAS EMPRESAS        

4 CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        


1 INTRODUÇÃO

Na busca por suprir todas as necessidades e alcançar um papel de destaque no cenário econômico, têm-se desenvolvido diversos processos nas empresas, tendo entre eles a contabilidade em destaque, já que sofre constantes atualizações para se adequar as exigências do mercado.

Neste cenário, uma das ferramentas que vêm se destacando é a Controladoria, que visa garantir informações para a tomada de decisões, tendo em vista que toda gestão deve ser bem analisada para que a empresa tenha um bom rendimento, além de estar sempre pronta para o auxílio em todo processos decisório, já que utiliza conhecimentos da área contábil associados a diversas áreas, como matemática, estatística, entre outras, para dar suporte aos gestores rumo a uma organização de acordo com seu plano de ação.

2 SURGIMENTO DA CONTROLADORIA

Entre o fim do século XIX e o início do século XX o mundo inteiro foi marcado, pela segunda revolução industrial, e com isso, por grandes mudanças, como por exemplo as invenções da lâmpada, do automóvel e do telefone, a vida de muitas pessoas melhoraram, mas o mundo também viu a maldade humana no avanço do desenvolvimento de armas nucleares, e com isso o covarde ataque a cidade industrial Hiroshima e Nagasaki ao fim da Segunda Guerra Mundial. Esses progressos prosseguiram e foram essenciais para transformações globais no cenário político.

Os Estados Unidos fundaram grupos denominados business federation or combinations que conseguiam proveitos financeiros e econômicos gradativamente, mas ao mesmo tempo as empresas continuavam no poder da gestão e controle. Nesta mesma época, muitas empresas se acondicionaram em distritos e divisões esperando que o comando se centralize (CHANDLER, 1962, p. 19, apud OLIVEIRA, 2006, p. 193).

Logo no começo do século XX, houve o surgimento da Controladoria, pois as empresas cada vez mais extravagantes, devido a globalização e o crescimento dos negócios mundialmente, necessitavam que a contabilidade financeira evoluísse, criando estratégias, planejamentos e checagens, com o intuito de

Os Estados Unidos fundaram grupos denominados business federation or combinations que conseguiam proveitos financeiros e econômicos controlar tudo, para não haver erros na tomada de decisões. Com isso, tornou-se essencial a criação de uma contabilidade adequada, para se obter, quase que total controle, sobre as informações.

Desde então surgiu a profissão de controller, antes denominada comptroller, tornando-se visível em 1920 no organograma da alta administração da Indústria General Motors, e logo em 1921 na Empresa Dupont, nomeado Treasure Assistant Comptroller (CHANDLER, 1962, p.109 apud OLIVEIRA, 2006).

(MENDES, 1991, p. 16, apud SATHE), detalha que o profissional em controladoria aparentemente surgiu em meados de 1880, e não em 1920 como outros afirmam, pois nesta época várias indústrias de trens nomearam uma função comptroller, o “p” foi um equívoco devido a tradução do latim para o inglês.

Segundo Sá (1997) ainda antes que o ser humano aprendesse a escrever e calcular, já havia essas meio-descobertas. Algumas tem sido atrapalhadas com declarações artísticas, embora para historiadores famosos, como Melis, e arqueólogos consagrados como Figuier, não tenham deixado dúvidas quanto a sua natureza contábil.

De acordo com Kanitz (1977), as pessoas responsáveis pelo departamento contábil e departamento financeiro, tem maior facilidade e visão diante da empresa, por esses motivos esses profissionais tornaram-se capazes de detectar os principais problemas da organização e analisar soluções. No princípio os contadores e financeiros preenchiam, de forma que concordassem entre si e tinham a liberdade de influenciar quando houvesse descoberta de equívocos e diferenças que pudessem acontecer. Com isso foi dado a origem a função que denominados Controladoria, que significa pessoas responsável pela elaboração de documentos e processos nas empresas. (KANITZ, 1977, P. 5).

Para Tung (1980, p. 33) “no regime de livre comércio, o alvo da empresa é o maior lucro possível. ”, e que é dever da empresa, juntamente com o seu desenvolvimento, oferecer conforto e alegria aos clientes de acordo com suas necessidades. Para que seja possível a realização desses objetivos, a empresa precisa reunir o bom desempenho financeiro, as precisões e vontades das pessoas que sempre estão se modernizando. Em questão disso, o administrador financeiro usa a tecnologia do controller.

O setor contábil foi favorecido por ser um dos primeiros ambientes equipados com computadores, logo que eles inventados. Exigia-se que o profissional de controladoria deveria ter disposição para estudar sobre computadores e sistemas. Assim as empresas passaram a se interessar em jovens recém-formados, pois estes interagiam melhor com a nova tecnologia. Essas empresas abriam vagas para o novo trabalhador, que sempre se atualizaria promovendo um trabalho mais eficiente, diante da tecnologia descoberta. Mas como hoje, naquela época também existiam empresas conservadoras que preferiram utilizar os métodos antigos e profissionais desatualizados.

A reengenharia é mais um motivo para a modernização da controlaria. Acontecia o seguinte, com a forte pressão que a reengenharia colocava nas empresas com o intuito de melhores resultados, os controllers desatualizados ficavam atrapalhados com os computadores e programas. Eles foram obrigados a se modernizar ou era melhor procurar outra opção. Sendo assim, as empresas optaram por escolher e contratar profissionais estudados e ousados que se atreviam a deixar a contabilidade de lado para arriscar-se em outros ambientes da empresa, como por exemplo, na criação de custos e análises financeiras.

O contador costuma se interessar pela forma no qual os sistemas contábeis colaboram na tomada de decisões superiores. Portanto, o gerenciamento das informações é utilizado em direção a função administrativa da execução da controladoria nas empresas.

Peters (2004, p. 2) dispõe que “ a Contabilidade é o sistema informacional base da Controladoria”, no entanto defende-se na literatura específica que objetiva classificar a avaliação de desempenho e de resultados financeiros como alvo da controladoria. Ainda conforme o autor, a controladoria, ultrapassa a investida de demonstrar dados que sejam informação. Para ele, o controller deve envolver-se e comprometer-se na gestão econômica, sendo culpado pelo sucesso ou fracasso da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com