TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  9/11/2015  •  Dissertação  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 10

 

Olá Academic@,

            Hoje, abordaremos áreas funcionais da Administração que estão relacionadas ao cotidiano profissional e da vida das pessoas nas transações de compra e venda de mercadorias e serviços, investimentos para atingir objetivos financeiros, empréstimos, interações com instituições e mercados financeiros. Você adivinhou se passou pela sua cabeça as áreas da finança e da administração financeira.

            Falaremos primeiro sobre as finanças porque ao pensarmos em suas áreas, de forma resumida, podemos agrupá-la em dois grandes grupos: os serviços financeiros e a administração financeira. Assim, tornando a sua compreensão mais fácil desses termos.

            A primeira etapa é entendermos o conceito de finanças que é definido por Gitman (2010, p. 3) como “a arte e a ciência de administrar o dinheiro”. Essa definição infere em um campo amplo e dinâmico por afetar diretamente as pessoas, físicas ou jurídicas, quando são mencionados temas voltados para os processos , as instituições, os mercados e os instrumentos de transferência de dinheiro entre pessoas, empresas públicas ou privadas e o próprio governo. 

[pic 1]

 

 

Fonte: www.redebomdia.com.br

            Ao mencionarmos sobre processos e instruções de transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e governos estamos nos referindo aos serviços financeiros que envolvem oportunidades profissionais bem interessantes em bancos, investimentos, imóveis, seguros e assessoria pessoal.

            Por sua vez, a administração financeira corresponde aos esforços dos profissionais em finanças nas empresas objetivando a maximização dos retornos aos proprietários, acionistas ou investidores. Ou seja, é uma técnica que objetiva a maximizar a riqueza da empresa através da seleção dos melhores investimentos que possuam certo risco atrelado a uma taxa de retorno desejada.

            Esses profissionais conhecidos como administradores financeiros que são responsáveis pela gestão nas mais diversas áreas da empresa. Para você academic@ ter uma ideia eles realizam o planejamento, análise, controle, investimento, financiamento, análise de propostas, captação de recursos, operações financeiras, dentre muitas outras.

            Mas, apenas uma pessoa faz todo esse serviço? A resposta é não! Essas funções de gestão financeira estão associadas a determinadas pessoas. Quer ver? Um tesoureiro é responsável pela gestão do caixa e da área de crédito de uma empresa. A controladoria é direcionada para os custos, pagamento de impostos, contabilidade e os sistemas de informação gerencial de uma forma geral, um analista financeiro prepara demonstrações financeiras e orçamentos, um gerente de projetos de financiamento busca e avalia oportunidades de investimento, um analista de crédito que avalia as solicitações de crédito e cobranças de contas a receber e, para a coordenação dessas pessoas compete, normalmente, a um diretor.

            É claro que foram citadas apenas algumas das áreas de atuação de um administrador financeiro em uma empresa que podem variar tanto na quantidade de pessoas quanto no exercício de sua função.  Essa apresentação específica é conhecida como organograma e está relacionada diretamente ao seu tamanho e a sua estratégia. Em empresas de grande porte, por exemplo, é comum aparecer o nome CFO – Chief Financial Officer que é um diretor financeiro que coordena as demais pessoas da ligadas a sua gestão.

            O certo é que independente da função que exerça é fundamental administrar corretamente os recursos financeiros, materiais e humanos e tomar decisões hábeis para conduzir ao sucesso da sua empresa.

            Sobre esse assunto vou deixar para os nossos próximos encontros. Fique conosco querido academic@ e até lá!

  

Quer saber mais sobre finanças?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Finan%C3%A7as

 

Quer saber mais sobre administração financeira?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_financeira

 

Fontes:

 

GITMAN, Lawrence J. Princípios da Administração Financeira. São Paulo: Pearson, 2010. 12 ed.

GROPELLI A.A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administração Financeira.  3 ed. São Paulo: Saraiva. 2010.

   Já vimos até agora, o conceito de finanças e da administração financeira e como está associado a todo momento as pessoas, empresas e governo. Vimos também o papel dos administradores financeiros nas empresas que exercem um papel fundamental na gestão dos seus recursos e nas tomadas de decisão para a condução ao sucesso ou ao insucesso de uma empresa.

[pic 2]

Fonte: concursopn.sebrae-sc.com.br

Assim, é necessário querido academic@ aprofundar nas decisões financeiras básicas que um administrador financeiro deve se preocupar. Essas decisões são: investimento, financiamento e a destinação do lucro líquido.

            As decisões de investimento estão voltadas para a obtenção do maior resultado para a empresa. Para isso, é primordial aplicar os recursos de forma ideal para que os objetivos da empresa sejam alcançados e, portanto, avaliar as alternativas para estruturar em termos de ativo.  O financiamento refere-se à fonte de recursos para financiar uma estrutura de investimento com o menor custo possível. Pois, a função financeira apesar de assessorar a empresa não determina em qual aplicação deve ser feita cabendo essa decisão aos proprietários das empresas, acionistas e investidores.  A destinação do lucro líquido envolve as outras duas áreas de investimento e financiamento porque influência diretamente a destinação dos recursos financeiros da empresa na forma de politica de dividendos, retenção de recursos como fonte de financiamento e, por consequência, novos investimentos.

            Visto esses conceitos academic@, como podemos aplicá-los na administração financeira?

 

[pic 3]

Fonte: www.guiadoboleiro.com.br

Podemos associar as decisões financeiras básicas a três áreas amplas da administração financeira que são: orçamento de capital, estrutura de capital e a administração do capital de giro.

 

            No orçamento de capital, o administrador financeiro procura identificar oportunidade de investimento por se tratar de um processo de planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. Já na estrutura de capital o administrador financeiro envolve a escolha da fonte e do tipo de recurso que a empresa precisará tomar emprestado.  É a decisão pelo administrador financeiro sobre qual a melhor opção de um empréstimo – capital de terceiro ou capital próprio para um investimento.  E, por fim, a administração do capital de giro que compete ao administrador financeiro assegurar que a empresa tenha recursos financeiros suficientes para dar continuidade as suas atividades diárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (599.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com