TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corporate Finance Matriz de atividade individual

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Corporate Finance

Módulo: 4

Aluno: Clayton Santos Branco de Oliveira

Turma: 1

Tarefa: Projeções necessárias e a analise de viabilidade do negocio.

Custo de capital próprio e custo médio ponderado de capital

O custo de capital próprio é representado o valor que o acionista dono do capital, deve exigir como retorno para  se fazer um investimento, sendo assim quanto maior o risco do negocio maior deverá ser este retorno, por isso muitas vezes você verá expressões como premio pelo risco. O custo do capital próprio é de 13%.

O custo médio ponderado de capital, é um indicador de ajuda a entender a empresa se ela tem uma diuvida saudável se ela corre menos ou mais risco. Segundo Assaf Neto (2014, p. 93), o custo médio ponderado de capital (CMPC), representa a taxa mínima de atratividade dos investimentos dos credores dos credores e dos acionistas. O CMPC é de 9,64%.

[pic 3]

Projeção dos resultados e dos fluxos de caixa livres da empresa e do acionista

CENARIO 1

[pic 4]

CENARIO 2

[pic 5]

Análise de viabibilidade

VPL

O VPL é a diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa ao longo de um período de tempo, o vpl é usado para calcular o orçamento de um capital para analisar a rentabildiade de um investimento ou projeto, neste caso o VPL traz para o presente o fluxo de caixa de um projeto de investimento e o soma ao valor inicial. O VPL é a soma de todos os fluxos de caixas futuros em valores presentes, descontados a uma taxa de desconto.

VPL Cenario 1

[pic 6]

VPL Cenario 2

[pic 7]

TIR

A taxa interna de retorno a TIR é uma taxa que iguala valores no tempo de hoje aos valores no futuro. Suponha que um projeto tenha VPL positivo a uma taxa de 10% ao ano, se aumentarmos a taxa de desconto, o VPL  diminuirá, pois haverá um maior desconto  sobre os fluxos de caixas fututos, se continuarmos aumentando a taxa de desconto, o VPL continuará caindo ate que em algum momento o VPL  será igual a zero. A taxa de retorno a TIR de um projeto é a taxa de desconto para qual o VPL do projeto passar a ser igual a zero.

TIR Cenario 1

[pic 8]

TIR Cenario 2

[pic 9]

Payback simples

Payback simples, é a analise da estimativa de quanto tempo demora para que se obtenha o retorno do valor investido. A redução do risco e a valorização da liquidez, é o grau de incerteza que aumenta a medida, que aumenta o horizonte de tempo considerado.

Payback Simples Cenario 1

[pic 10]

Payback Simples Cenario 2

[pic 11]

Payback descontado

Payback descontado, é período que traz os fluxos de caixa ao mesmo momento de tempo ao valor presente, incorporando o conceito do valor do dinheiro no tempo, ou seja se os fluxos de caixa foram positivos, o período de payback descontado jamais será mais curto que o período de payback. Se os fluxos de caixa foram positivos, os períodos de payback descontado jamais será mais curto que o período de payback, desconderar os fluxos de caixa que ocorrem após o prazo de retorno.

Payback Descontado Cenario 1

[pic 12]

Payback Descontado Cenario 2

[pic 13]

Conclusão da análise

Diante dos dados acima apresentados, VPL, TIR, Payback Simples e Payback Descontado, o melhor cenário é o cenário 1 e este cenário tem os melhores resultados em todos os itens analisados e citados anteriormente, mesmo que ambos os cenários tenham TIR maior que a TMA, demonstrando que são cenários de negócios viáveis, e nos dará um retorno positivo, o cenário 1 consegue ter resultados superiores ao cenário 2.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

PRADO, Feuser, C. E. Corporate Finance. Apostila FGV

ASSAF NETO, A. Valuation: métricas de valor & avaliação de empresas. São Paulo: Atlas, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (225.6 Kb)   docx (837 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com