TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crenças e Valores

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

        Nos dias de hoje o mercado de trabalho vem se mostrando cada vez mais acirrado, e o profissional tem que está cada vez mais adaptado a esse mundo dinâmico, mas uma questão sempre é levantada nas milhões de processos seletivos realizados no mundo inteiro: empresa e colaborador estão alinhados no que se diz respeito a filosofia de trabalho da empresa e a filosofia de vida do contratado? E se não, o que isso resulta?

“Cada ser humano é fruto do meio no qual ele pertence”, essa é uma afirmação com milhares de interpretações e questionamentos, mas o ser humano é fruto sim de um processo econômico, social e cultural que vai determinar quem esse indivíduo irá ser no futuro e logo, que ramo profissional ele irá seguir.

Esse indivíduo, futuro colaborador, se deparará com diversas informações e conhecimentos ao longo da sua formação que irá construir esse profissional e, junto com sua formação pessoal, os ideais que irá seguir.

Nas atuais empresas existem códigos de éticas, e na sua maioria, carregam em cartilhas e documentos sua “filosofia de trabalho”, a case que aqui será analisada será a da Petrobras, uma empresa de capital aberto, tendo sua maioria de ações controladas pelo Estado.

Em contraponto, a entrada de um funcionário de crenças e valores que apoiam questões ambientais e a um mundo sustentável, no seu quadro de funcionários. Podemos caracterizar esse funcionário como um biólogo marinho (cargo existente na Petrobras, segundo site da empresa)

  • Crenças e Valores: Petrobras x Biólogo Marinho.

A Petrobras é uma empresa petrolífera, e tem em sua base de funcionamento a retirada de recursos ambientais da natureza, fundada em 1953, no governo de Getúlio Vargas foi resultado de uma pressão popular que durou cerca de 7 anos, com o slogan “O petróleo é nosso”.

Ao longo dos anos a petrolífera se tornou uma das maiores do mundo, se tornou independente e se especializou na extração de petróleo em altas profundidades, descobrindo recursos naturais antes nunca imaginado.

Esses novos recursos são resultantes da corrida para a descoberta de novos campos de petróleos, pois durante anos essas petrolíferas retiraram recursos sem a preocupação quem um dia isso poderia se findar.

O pré-sal é um marco pois abre uma nova área de exploração e isso é uma preocupação para ambientalistas temendo ocorrer novamente o erro da exploração desacerbada.

Além dos inúmeros acidentes que ocorreram e ocorrem, como vazamento de óleo, causando danos, às vezes, irreversíveis para a natureza.

E quando se tem em seu quadro de funcionários, cujo valores, são de preservação de recursos naturais, mundo sustentável e contra desastres ambientais pode ser danoso a essa relação empresa/funcionário, pois o funcionário sempre estará indo contra o objetivo principal da empresa.

Esse desgaste pode se dar no dia a dia, quando problemas normais para uma empresa deste ramo acontece e o funcionário não entende como problema rotineiro. Um pequeno vazamento de óleo, algo que para as empresas já existe todo um procedimento operacional, será encarado de forma diferente para esse biólogo marinho que entenderá como um desastre ambiental, e que procedimentos já existentes não irão solucionar os danos causados.

Essa relação conflituosa pode gerar danos a empresa quando o funcionário tem um mal desempenho, não exercendo plenamente suas funções e tarefas podendo causar acidentes que logo impactarão no balanço da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com