TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento e Desenvolvimento Humano e Introdução a Educação Física

Por:   •  26/11/2017  •  Monografia  •  3.936 Palavras (16 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo São Nicolau

Curso Superior de Educação Física

SUELI RODRIGUÊS DE LIMA

DHENIFFER KASSANDRA CALADO DE LIMA

REINALDO FERNANDES DIAS

DIEIME MORAIS AJALA

JESICA CUNHA

Polo São Nicolau, Coronel Sapucaia – MS

MAIO 2016[pic 2]

[pic 3]

SUELI RODRIGUES DE LIMA/ RA: 2845260516

DHENIFFER KASSANDRA CALADO DE LIMA/ RA: 2855176770

REINALDO FERNANDES DIAS/ RA: 2855176839

JESICA CUNHA/ RA:

DESAFIO PROFISSIONAL

Crescimento e Desenvolvimento Humano e Introdução a Educação Física

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Educação Física da Anhanguera Educacional- Uniderp requisito parcial a obtenção do titulo de Licenciatura em Formação

Orientador (a) Desafio Profissional: Me. Lindolfo A. Martelli

Orientador (a) Presencial: Gislaine Godoy

Orientador(a) a Distancia: Ma. Juliana Santi Sagin Pinto Bergamim e Esp. Tiago Tristão Artero

Polo São Nicolau, Coronel Sapucaia – MS, 2016

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................Pag.04        

Contribuições de Gallahue e Ozmun.................................................................Pag.05        

Características dos Desenvolvimentos..............................................................Pag.06

Temas ou conceitos a serem relacionados com a prática..................................Pag.07

Mauro Betti ........................................................................................................Pag.08

Considerações Finais.........................................................................................Pag.13

Referencias Bibliograficas..................................................................................Pag.14

INTRODUÇÃO

No contexto a seguir serão abordados como colaborar na produção do texto de Diego. Auxilia-lo a realizar a reflexão sobre os temas propostos e imaginar possíveis formas de atuação do professor de Educação Física sob diferentes perspectivas. Propor citações sobre as pesquisas de Gallahue e Ozmun e aplicar esse conhecimento no acompanhamento do desenvolvimento físico de alunos, ou, ainda, utilizando as classificações motoras por idade presentes em sua obra para elaborar planos de aula direcionados às características de cada fase, e tecer considerações sobre a promoção da saúde e o combate à obesidade das crianças.

E também serão proposto Citações sobre Betti, a partir do olhar reflexivo que ele proporciona e da cultura corporal de movimento e a pesquisa-ação que darão base à teoria da autora. Serão Selecionados aspectos básicos de cada obra e indicado de que maneira o exercício do professor poderá se dar. È preciso observar a Educação Física como um todo e direcionar um olhar reflexivo sobre os elementos que irá usar como sugestões didáticas baseadas em cada autor. Seja de cunho educativo, relacionado à saúde, ao desempenho físico e motor, à qualidade de vida e às interações sociais.

  1. CONTRIBUIÇÕES DE GALLAHUE E OZMUN

 O grande ensinamento educativo é que a criança não pode fazer simplesmente o que tem vontade, mas deve administrar essa vontade. Quem ama, educa. E tem de educar a vontade para se proteger e dar condições para que a criança cuide da própria segurança. O lugar mais seguro para o seus filhos  ficar é no com os pais. Mas essa não é a finalidade para a qual foi construído. Para um filho bem criado, o mundo é pequeno. Os pais são um porto seguro para os filhos até que eles se tornem independentes. Embora possam pensar que o lugar mais seguro para as crianças é junto deles, os filhos devem ser preparados para viver a vida sozinhos, enfrentando bom e mau tempo para atingir seus objetivos. A criança deve ser educada e preparada para ser seu próprio porto seguro.
Assim, o mundo também será pequeno para ela, porque mais amplos serão seus horizontes. Nem sempre os filhos seguem o que seus pais têm vontade. Ninguém pode garantir que caminho o filho vai seguir, mas, seja para onde for, deve levar dentro dele valores como ética, humildade, humanidade, honestidade, disciplina e gratidão, dispondo-se a aprender sempre e a transmitir o que puder com vistas a estabelecer relacionamentos integrais com todas as pessoas, independente de sua origem, cor, credo e condições socioeconômicas e culturais. O filho nasceu dos pais, mas é um cidadão do mundo.

Denomina a fase motora fundamental como sendo a fase dos movimentos fundamentais.  

Podemos dividir a infância nas seguintes faixa etária 2 a 6 anos de idade e de 6 a 10 anos de idade, por volta dos 4 anos de idade seu crescimento entre altura e peso é um pouco mais lento, esse ritmo ocorre até a puberdade, período importante para o aperfeiçoamento das habilidades esportivas e motoras.  A uma pequena diferença entre os sexos onde os meninos possuem mais massa muscular e massa óssea que as meninas, portanto são mais pesados, 25% do peso total do corpo representa a massa muscular, com a passagem do período inicial da infância, as características corporais ficam parecidas com as dos mais velhos com o crescimento do sistema esquelético, se ocorre algo de errado com a alimentação esse crescimento pode ser retardado em até 3 anos. Após o amadurecimento do sistema nervoso, é possível notar um grande crescimento nas habilidades motoras, seu desenvolvimento total acontece por volta dos 12 anos de idade, 90% desse amadurecimento ocorre aos 6 anos de idade, fase mais importante para a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (240.7 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com