TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crescimento e Desenvolvimento Humano

Por:   •  30/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.976 Palavras (24 Páginas)  •  4.982 Visualizações

Página 1 de 24

I. CONCEITOS BÁSICOS

Na área da atividade física, assim como em todas as outras áreas, saber definir um termo usado dentro da profissão que se propôs estudar e atuar é fundamental. A partir do momento em que se conhecem as diferenças terminológicas das palavras que fazem parte do repertório de um profissional, percebe-se que este profissional compreende o que está falando e diferencia-se dos demais no momento em que prescreve e orienta as atividades levando em conta o conhecimento que detém.

Nesse sentido vamos nos colocar a par das definições que envolvem os estudos em crescimento e desenvolvimento humano.

CRESCIMENTO

Malina e Bouchard (2002) entendem crescimento como o um aumento no tamanho do corpo como um todo ou aumento do tamanho de partes específicas do corpo.

Para Gallahue e Ozmun (2003), o crescimento físico refere-se à totalidade da alteração física, é oaumento da estrutura do corpo causado pela multiplicação ou pelo aumento de células.

Haywood e Getchell (2004) dizem que o crescimento refere-se ao aumento quantitativo ou da magnitude (grandeza), é o aumento no tamanho ou na massa corporal.

 

Percebemos que quando os autores definem “crescimento”, todos ressaltam em suas definições que o crescimento está diretamente ligado ao aumento na estrutura corporal. Nenhum dos autores em nenhum momento descreve ou enfatiza qualquer comentário a respeito do funcionamento dos sistemas corporais e somente fazem menção à estrutura física do corpo. Nesse sentido, percebemos que quando falamos em crescimento devemos deixar claro que estamos falando do aumento das dimensões corporais.

DESENVOLVIMENTO

Para Gallahue e Ozmun (2003) desenvolvimento refere-se a alterações no nível de funcionamento de um indivíduo ao longo do tempo.

Oliveira (2006) diz que o desenvolvimento refere-se a alterações nas funções orgânicas de um indivíduo ao longo do tempo.

Pode-se observar que, os autores citados mencionam nas suas definições acerca do desenvolvimento humano, que se refere aos níveis de funcionamento, ou seja, o desenvolvimento humano está associado à palavra “mudança”. Para que ocorra desenvolvimento deve-se perceber se houve algum tipo de alteração fisiológica, motora, cognitiva, social ou afetiva no comportamento de um indivíduo.

DESENVOLVIMENTO MOTOR

Para Haywood e Getchell (2004) o desenvolvimento motor é o processo sequencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica.

Gallahue e Ozmun (2003) afirmam que o desenvolvimento motor é uma alteração contínua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida.

MATURAÇÃO

Haywood e Getchell (2004) afirmam que maturação denota o progresso em direção à maturidade física, o estado ótimo de integração funcional dos sistemas corporais de um indivíduo e a sua capacidade de reprodução.

Para Malina e Bouchard (2002), maturação refere-se ao processo de tornar maduro ou o progresso pelo estado de amadurecimento.

Gallahue e Ozmun (2003) se referem à maturação como sendo as alterações qualitativas que capacitam o indivíduo a progredir para níveis mais altos de funcionamento.

Quando falamos de maturação, devemos entender que este termo se refere na sua concepção, ao processo que cada indivíduo passa, que o capacita após essa transição a elevar-se de um nível menos adiantado a um nível mais elevado tanto nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais e motores. Esse processo indica que um indivíduo evoluiu nessas diferentes áreas e que a partir do momento em que houve a maturação, seu comportamento avançou.

Fonte: Disponível em:. Acesso em: 2 mar. 2015.

Unidade 1 – Conceitos básicos, desenvolvimento humano e desenvolvimento motor do recém-nascido

WEBAULA 1

 

1.0  INTRODUÇÃO

 

Olá, meu nome é Alexandre Schubert, sou formado em Educação Física e tenho mestrado na área de Estudos do Movimento Humano, pela Universidade Estadual de Maringá – PR.

Espero que vocês possam aproveitar ao máximo o conteúdo que iremos ver nessa unidade e que saiam fortalecidos com o conhecimento que aprenderemos aqui para que possam atuar com competência junto à população escolar.

Essa disciplina tem como objetivo capacitar o aluno a entender como acontece o processo de crescimento e de desenvolvimento humano. Também visa apresentar uma visão de como o desenvolvimento motor acontece, o que irá possibilitar a você, quando for professor, a elaborar seu planejamento de forma adequada, respeitando assim as diferentes fases do desenvolvimento humano.

É importante a leitura e o estudo de todo o material complementar da disciplina; webs, teleaula, fórum, atividades e portfólios. Desejo a todos um ótimo estudo!

UM IMPORTANTE LEMBRETE

O conteúdo que será cobrado nas avaliações virtuais e presenciais inclui a leitura dos textos e o conhecimento dos vídeos aqui indicados, então solicito que estude tudo que compõe o material da disciplina.

 

Vamos lá, então?!

IDADE CRONOLÓGICA

Idade em dias, meses ou anos, em que se determina o período de tempo em que um indivíduo se encontra no seu desenvolvimento.

A idade cronológica refere-se ao período entre o nascimento até o período da vida em que o indivíduo se encontra. No caso da fase pré-natal (período que antecede o nascimento), conta-se em semanas o desenvolvimento da célula ovo ou zigoto, passando pelo período embrionário até tornar-se feto. Após o nascimento, conta-se em dias, meses e anos. Existe uma classificação desses diferentes períodos que determina o início ou o final de uma fase de desenvolvimento, que veremos mais adiante.

Todos os termos anteriormente definidos encontram-se entrelaçados e se completam. Torna-se praticamente impossível estudar o crescimento e o desenvolvimento humano sem o conhecimento da terminologia que explica os fenômenos que ocorrem com os indivíduos nos diversos períodos da vida.

Quadro 1: Classificação da idade cronológica convencional

[pic 1]

Para refletir: Por que a idade cronológica é o meio mais utilizado de classificação do desenvolvimento, porém é o menos válido?

 

II. DESENVOLVIMENTO HUMANO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (553.9 Kb)   docx (310.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com