TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica a Moral

Por:   •  26/6/2015  •  Resenha  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 2

A moral se define por usos e costumes. Tem por objetivo o comportamento humano regido por regras e valores morais, cada um age livremente e é responsável pelas conseqüências quando agir contra as regras morais.

O filósofo Nietzsche aprofunda-se no estudo da palavra bom e conseqüentemente da palavra mau, ele acredita que a reflexão acerca da relação entre a moral e as ações praticadas é algo simplesmente imaginário, ou uma crença, como a fé, que existe porque alguns a pregam.

A moral para Nietzsche corrompe o homem, ainda que ele afirma que ela é necessária para haver um equilíbrio entre os mais fortes e os mais fracos, ele ainda afirma que a moral trouxe mais mazelas do que benefícios ao homem.

Michel Foucault tem um pensamento crítico frente ás normativas da moral e suas fundamentações, ele tem uma proposta diferente dos valores e normas propostas pelo filósofo Kant, ele não tem um projeto para o modo de agir humano, mas afirma que o sujeito tem que ser reflexivo e orientado por determinados padrões de comportamento.

No pensamento de Foucault a maneira que o individuo se relaciona com as normas em o modo que as coloca em prática denomina-se subjetivação nada mais é que o processo de tornar-se sujeito, repensando seu agir com o mundo, seus papéis perante a sociedade. Essa formação se dá na “vontade de escapar às forças, às regras, aos poderes que nos impedem de sermos nós mesmos”.

Analisando o filme A Experiência (Das Experiment), onde traz uma história bastante forte e contundente, o telespectador vai se deparar com bastante violência de vários modos, sendo elas psicológicas, físicas, e de caráter amoral dos personagens entre outros.

Retratando situações onde os presos contrariam sua vontade, suas regras e seus princípios, havendo uma desigualdade entre as forças, de modo que os guardas usufruem de uma maneira errada o poder que os foi concedido, caracterizando assim uma coação de poder.

Alguns dos personagens do filme tomam atitudes amorais que elevam os elementos de violência do filme, gerando sentimento de vingança, ódio, angústia e frustração.

As regras impostas na nossa sociedade são modos de dissipar os conflitos entre as pessoas relacionadas, mas, mesmo com todas essas regras controladoras o ser humano ainda comete mais violência do que pode aceitar.

Podemos encontrar durante a vida várias situações onde temos que agir de acordo com a qual que nos foi apresentada, o importante é esforçar-se pela moralidade em nossas ações somente ela pode dar beleza e dignidade a nossa vida. A moral começa onde nós somos livres: ela é a própria liberdade, quando esta se julga e se dirige.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com