TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica a moral

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Caxias do Sul

Taziane Castanho Gomes

Crítica à moral

Fazendo uma análise à questão da moral, podemos refletir sobre os pensamentos de Nietzsche e Foucault. Devemos reconhecer, na história da filosofia, apenas um imenso esforço empenhado no sentido de estabelecer-lhe uma razão, para uma melhor justificação da mesma.
As críticas de Nietzsche permanecem basicamente as mesmas.
 Para Nietzsche, ele afirma que o homem deve fazer se forte mediante a sua vontade, em qualquer situação de princípios universais.Nietzsche detecta no utilitarismo a formulação propriamente inglesa da moralidade cristã. Isto se expressa na associação voluntária estabelecida entre “bom”, “útil” e “não egoísta”, como fórmula para a justificação e fundamentação do valor superior atribuído por está moral ao “bem-estar”, ao “conforto” e à “felicidade”. Este sentido brando e pacificador atribuído ao conceito “bom”, quando pensado a partir daquela oposição entre egoísmo e não egoísmo – como se esta fosse a oposição originária a partir do qual se desenvolveu o sentido de bom.
Para Foucault, a ideia de ética, supõe a divisão entre a moral de códigos e uma ética da existência, esta compreendida como modo de subjetivação. Foucault associa o conjunto de ações e relações para consigo mesmo que formam a subjetivação, à prática do cuidado de si nas sociedades antigas.
Para
 Foucault o poder é visto como a possibilidade efetiva de impor determinada ordem ou pensamento mesmo que contra a vontade ou concordância do outro.
Este conceito é entendido como uma forma de atividade que se caracteriza por ser regulada, contínua, objetiva e complexa, transpondo a ideia de uma simples atitude de consciência ou atenção sobre si mesmo. O cuidado de si é tido como um dever fundamental, com procedimentos elaborados de modo cuidadoso, a prática sob diferentes formas, realizadas a fim de deter o domínio sobre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com