TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRITICA À MORAL

Por:   •  4/11/2016  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 3

CRITICA À MORAL

a. Aspectos centrais do pensamento de Nietzsche sobre a moral a partir do texto Crítica à moral em Nietzsche.

‘Nietzsche destaca dois grandes períodos históricos da moralidade: o primeiro (pré-socrático), período pré-moral, tem como ponto central as consequências das ações; o segundo (pós-socrático), período moral, desloca o ponto central das consequências das ações para a intenção daquele que age. A atribuição de valores é criação humana, diz Nietzsche e, sendo assim, o dever “em si” não existe. A atribuição de valores é criação humana, diz Nietzsche e, sendo assim, o dever “em si” não existe. E é exatamente pelo fato de os homens não serem iguais que Nietzsche recusa uma moral igualitária, “nada é mais ruinoso do que o dever impessoal”.

b. Aspectos centrais do pensamento de Foucault sobre o poder e a moral a partir do texto Crítica à moral e as relações de poder em Foucault.

O autor Foucault relaciona a moral com regras e valores, propostas as pessoas por intermédio de alguém, ou algum grupo, (família, o governo, as igrejas, etc.) No caso do filme, o grupo em que as “cobaias” estão inseridas é a própria sociedade carcerária, tendo como “responsáveis” por ditar as regras de conduta o grupo encarregado como “Guardas” no experimento. Entende-se igualmente o comportamento real dos indivíduos em relação às regras e valores que lhes são propostos: designa-se, assim, a maneira pela qual eles se submetem mais ou menos completamente a um princípio de conduta; pela qual eles respeitam ou negligenciam um conjunto de valores. Com efeito, uma coisa é uma regra de conduta; outra, a conduta que se pode medir a essa regra. Em suma, para ser dita “moral” uma ação não deve se reduzir a um ato ou a uma série de atos conformes a uma regra, lei o valor. A moral, referente ao sujeito moral, é o comportamento real dos indivíduos em relação às regras e valores que lhe são propostos pelo código moral: “em face de um poder, que é a lei, o sujeito que é constituído como sujeito – que é sujeitado – e que obedece.”

c. Cenas do filme que serão comentadas.

O filme assistido foi “Detenção”.

  • Luz Vermelha.
  • Guardas agindo com abuso de autoridade.
  • Quando um prisioneiro acerta a bola de basquete no guarda do presídio.

d. Análise das cenas do filme a partir de aspectos teóricos estudados em Nietzsche e Foucault.

Temos alguns elementos expostos no filme que retratam que alguns dos personagens tomam atitudes amorais e que levam todos os elementos de violência a um nível ainda pior devido à geração de um sentimento de vingança e ódio que é criado por tais comportamentos destituídos de moral. Para Foucault, entende-se igualmente o comportamento real dos indivíduos em relação às regras e valores que lhes são propostos: designa-se, assim, a maneira pela qual eles se submetem mais ou menos completamente a um princípio de conduta; pela qual eles respeitam ou negligenciam um conjunto de valores, desta forma, vejo que os prisioneiros responderam da mesma forma que lhes foi proposta, quando no momento em que o prisioneiro acerta sem intenção uma bola de basquete no rosto de um guarda, o que fez com que os guardas usassem da sua autoridade para se “vingar” e isso foi lhes dando cada vez mais prazer em sentir sua autoridade sobre eles. Assim, os prisioneiros não tinham outra alternativa a não ser responder da mesma forma, pois, acima de tudo, eles tinham aquele momento como um jogo onde todos estavam com o mesmo objetivo, de ganhar dinheiro. Outro ponto em que me chamou atenção foi o quanto eles respeitavam a luz vermelha, quase que veneranda como um ser divino, capaz de julga-los como imorais e antiéticos a qualquer momento, bastando ser acionada pelos responsáveis pelo experimento no momento em que eles se imponham perante aos guardas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com