TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crédito ATPS

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

                                     ATPS ANALISE DE CRÉDITO

SÃO PAULO

2014

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA

Bruno A. Lourenço          RA: 6267234644

Diego Santos Luiz                RA: 6679315117

Erika Cristina                RA: 6277281316

Gleide M. S. Domingues        RA: 6238199648

Ilka Ferreira Carlos        RA: 6245219042

Rennan Nery                RA: 6617353131

Rodolfo L. Bezerra        RA: 6816431291

SÃO PAULO

2014


Erika Cristina Silva Oliveira                RA: 6277281316

Etapa 1

Passo 1.1

Analise de Crédito

        O crédito esta presente em tudo que envolve atividade econômica e deve ser visto como algo muito importante e impulsionador para o resultado de uma empresa ou de algum órgão.   A palavra “crédito” vem do latim Creditum, que significa confiança entre duas partes, uma por ceder parte do seu patrimônio à terceiro, com expectativa de que esse empréstimo retorne.

Analisar crédito nada mais é do que estudar a possibilidade de conceder credito a uma pessoa física ou jurídica, é identificar riscos. Ao iniciar uma analise devemos considerar o fator risco, avaliar onde há maior possibilidade de perda, a partir do momento que o cliente esta lesado com perdas financeiras será incapaz de honrar com seus compromissos junto ao credor.
        O analista de credito tem um papel importante, pois ele auxilia sua entidade na aquisição de lucro e diminuição de prejuízos, as suas principais funções é fazer levantamento e estudo sobre o possível cliente, conceder ou reprovar créditos, fazer e negociar credito.

        Para analisar crédito tanto de pessoa física e jurídica emitimos um valor subjetivo como peso,  pontuamos como positivo, porem são necessários alguns documentos tais como:

         O crédito esta presente no nosso dia a dia das pessoas e empresas e auxilia na compra e venda de produtos, o crédito pode ser concedido por banco, instituições financeiras, empresas ou por qualquer pessoa fisica.  

        Crédito bancário visa o clico operacional das empresas, mas chamado como capital de giro, eles financiam para compra de mercadorias, matérias primas, pagamentos de salários, fornecedores etc.

Analise de crédito pessoa física e jurídica.

        Analise de crédito de pessoa física e jurídica varia de empresa para empresa, pois precisamos partir de algumas informações para concessão de crédito, abaixo alguns documentos necessários para avaliação.

Pessoa física.

Primeiramente é necessário o preenchimento de uma ficha cadastral.

Nome, CPF, RG do solicitante de crédito e do cônjuge, quando casado, endereço atual, nome da empresa na qual o solicitante trabalha, tempo de serviço, cargo, função, salario Holerite e comprovante de renda.

Discriminação das despesas fixas mensais, relação de bens com valor de aquisição no mercado e ônus existentes sobre esses bens, referências comerciais e bancárias.

Pessoas jurídicas

Cadastro Nacional de pessoa Jurídica (CNPJ)

Demonstrações financeiras e ficha cadastral da empresa e sócios, pessoas físicas Se os sócios forem pessoas jurídicas, empresa operacional também será necessária às demonstrações financeiras dos sócios.

Um Dossiê contendo Balanços Patrimonial e Demonstrações de resultado dos exercícios, quadro de mutações do patrimônio liquido e a demonstração de fluxo de caixa dos períodos analisados, Demonstrações das origens e aplicações  de recursos, Contrato Social e Alterações (LTDA), Estatutos Sociais e Atas (S.A), Estudos ou Informações Setoriais e de Mercado, Informações publicadas Pertinentes à Empresa, Referências cadastrais obtidas junto a agências especializadas ou fontes comerciais e bancárias indicadas pela empresa, Formulários de Planilhamento nas quais são ajustados e analisados os demonstrativos financeiros.

O credor deve solicitar os demonstrativos relativos aos três últimos exercícios, solicitar a apresentação de balancetes mais recentes.

 .  Passo 1.2 

Analise de crédito para as micro e pequenas empresas.

Analise de crédito é uma ferramenta muito importante para a vida financeira de qualquer empresa, tem como objetivo central auxiliar empresas a correr menos riscos e ter clientes confiáveis, e que sejam fies, fazendo com que a venda seja gerada com segurança e alcançando o objetivo de obter lucro.

Crédito é uma palavra que deriva credare, que significa confiança ou acreditar em latim, veremos agora algumas categorias de crédito.

  • Crédito Publico: é destinado a gastos governamentais com educação, transporte, saúde, segurança.
  • Crédito privado: Caracteriza-se como aquele utilizado por empresas para atendimento de suas necessidades de capital de giro.
  • Crédito bancário: É utilizado para empréstimos de capital de giro e operações de descontos de duplicatas.
  • Crédito financeiro: É obtido em instituições financeiras para empréstimos de capital de giro de médio prazo.
  • Crédito agrícola: É o tipo de crédito concedido para o setor agrícola e recebe o tratamento especial pois coopera com o crescimento do estado.
  • Crédito consumidor: É destinado a pessoas físicas e jurídicas através de instituições financeiras, os empréstimos servem para aquisição de bens, empréstimos pessoais.

Analise de credito tem como objetivo obter resultados significativos para a empresa, para captação de clientes e não correr riscos é necessário que o analista tenha uma atenção para que a empresa tenha resultado eficaz.  

O posicionamento estrutural da área de crédito é um assunto polêmico, principalmente quando se refere á aprovação de venda, algumas razões básicas podem ser colocadas em sentido de justificar o mesmo, estar próximo dos deveres e funções em termos de controle interno, a gerencia responsável pelo financeiro deve assumir o valor de contar a receber, deve proporcionar ao executivo financeiro um gerenciamento de qualidade sobre o orçamento financeiro da empresa, melhorar a coordenação do sistema de gestão de clientes, consideradas as funções de contas a receber, negociações com instituições financeiras e bancos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (79 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com