TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior Tecnológico em Gestão de Agronegócio

Por:   •  21/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 7

 

[pic 1]

PIM VII

Curso Superior Tecnológico em Gestão de Agronegócio

Nome: REGIVALDO BARBOSA FEITOSA

RA: 1962296

Unip – Universidade Paulista

2020

Resumo

Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar VII (PIM VII), referente ao projeto de pesquisa realizado no primeiro bimestre do segundo período do Curso Superior Tecnológico em Gestão do Agronegócio da Universidade Paulista – UNIP – realizado na cidade de Guaraci, estado de São Paulo na empresa Tereos Açúcar e Energia Brasil, relativa às disciplinas: Análise de Investimentos, Redes no Agronegócio/Cooperativa, Desenvolvimento Sustentável., demonstrando-nos como é importante o conhecimento teórico-prático das disciplinas elencadas, pois se faz necessário atualmente domínio do assunto para então aplicar o conhecimento adquirido em prol do bom desenvolvimento da empresa, sendo que tais disciplinas estão intrinsecamente ligadas em relação à sua utilização no dia a dia de qualquer empresa que queira prosperar e isso poderá ser visto ao longo deste projeto.

Palavras- chaves: Análise de Investimentos; Redes no Agronegócio/Cooperativa; Desenvolvimento Sustentável.

Unip – Universidade Paulista

2020

Sumário:

1-Introdução;

  • 1.1 Descrição da empresa

2- Análise de Investimentos;

  • 2.1 Balanço Patrimonial e Liquido

3- Redes no Agronegócio/Cooperativa;

4 – Desenvolvimento Sustentável;

5- Conclusão;

6- Referencia Bibliográfica;

Unip – Universidade Paulista

2020

INTRODUÇÃO

  O presente Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VII) requisito obrigatório para conclusão do segundo semestre do curso superior tecnológico em gestão de agronegócio da Universidade Paulista – UNIP; demonstrará que se aplicando na prática todo conhecimento adquirido em disciplinas como Análise de Investimentos, Redes no Agronegócio/Cooperativa, e Desenvolvimento Sustentável pode-se melhorar a gestão de uma empresa independente do segmento que ela pertença.

 A análise de investimentos permite que se racionalize a utilização dos recursos de capital. E para a solução de um problema de análise de investimentos, dentro da complexidade do mundo atual, é necessário o conhecimento de técnicas especiais estudadas em uma disciplina normalmente conhecida por engenharia econômica. De acordo com as contingências ligadas aos investimentos, a avaliação envolvera desde critérios puramente monetários (situação mais simples) até critérios de mensuração mais complexa, como vantagens estratégicas, ou impacto ambiental.

  O desempenho de uma ampla classe de investimentos pode ser medido em termos monetários e, neste caso, utilizam-se técnicas de engenharia econômica fundamentadas na ciência chamada matemática financeira que, por sua vez, descreve as relações do binômio tempo e dinheiro.  A engenharia econômica também permite a análise de problemas mais complexos, que envolvem situações de risco e incerteza e mesmo decisões que abordam aspectos qualitativos como a coerência estratégica do investimento.

  Nestes casos, a engenharia econômica, associada a matemática financeira e outras matérias, como probabilidade, simulação ou técnicas de análise de decisão. Podemos ainda definir a engenharia econômica como um conjunto de técnicas que permitem a comparação, de forma cientifica, entre os resultados de tomadas de decisões referentes a alternativas diferentes.

  Concluindo, digamos que a alternativa mais econômica deve ser sempre escolhida   após a verificação de que todas as variáveis que influem no sistema foram estudas.

  • 1.1 Descrição da empresa

  A empresa analisada foi a Tereos Açúcar e Energia Brasil, empresa regional com grande expressividade no agro negócio nacional. Os dados coletados para este projeto foram obtidos através de sites com informações sobre a empresa.

 A cana-de açúcar é o principal produto rural da região e foi escolhida esta empresa por sua representatividade no cenário nacional e internacional, por sua colaboração ao desenvolvimento e modernização do agronegócio assim como por sua importância regional.

Análise de Investimentos

  A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Os métodos mais comuns para a análise de investimento são:

  • Payback.
  • Valor presente líquido – VPL;
  • Taxa interna de retorno – TIR.

  • 2.1 Balanço Patrimonial e Liquido

  O Balanço Patrimonial é um relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. Esses registros dos fatos contábeis são aqueles que constam no livro diário da empresa. Essa demonstração informa toda a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma empresa.

 Para encontrar o patrimônio líquido de uma empresa, basta calcular a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos. Portanto, o patrimônio líquido nada mais é do que o valor contábil de um negócio, que representa o total de recursos próprios e as obrigações da empresa perante os sócios e investidores.

 A forma de contabilizar todas as movimentações financeiras da empresa estudada, são feitas anualmente, havendo assim uma situação do que ocorreu durante o ano na empresa, todos seus gastos, lucros, além de identificar os investimentos e suas fontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (450.7 Kb)   docx (991.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com