TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Técnico em Telecomunicações

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.592 Palavras (15 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

ETB - ESCOLA TÉCNICA DE BRASÍLIA

Curso Técnico em Telecomunicações

Disciplina Organização e Normas

Grupo 1    Turma 2°C

Trabalho de Pesquisa Sobre Planejamento

BRASÍLIA

2019

Grupo 1    Turma 2°C

Donavan Sampaio, Rute Kelly, João Pedro, Isaque, Luis Felipe

Trabalho de Pesquisa Sobre Planejamento

Professor Hudson Eloy Braga

BRASÍLIA

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1 O QUE É PLANEJAMENTO        4

2 A IMPORTÂNCIA E A FINALIDADE DO PLANEJAMENTO        6

3 O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OBJETIVOS E METAS        8

4 OS PLANOS E TIPOS DE PLANOS        9

4.1 Permanência        10

4.1.1 Planos temporários        10

4.1.2 Planos Permanentes        10

4.1.3 Planos temporais:        11

4.2 Abrangência:        11

5 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO        12

5.1 Planejamento estratégico        12

5.1.1 Campo Interno        13

5.1.1.1 Força        13

5.1.1.2 Fraquezas        13

5.1.2 Campo Externo        13

5.1.2.1 Oportunidades        13

5.1.2.2 Ameaças        13

5.2 Planejamento tático        14

5.3 Planejamento operacional        15

5.3.1 Procedimentos        15

5.3.2 Orçamentos        15

5.3.3 Programas        15

5.3.4 Regras        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

Planejamento, pode-se traduzir essa palavra como o ato de se preparar para o futuro, prever os passos necessários para realizar uma ação, obter alguma coisa ou algo do gênero. É prever qualquer adversidade que possa vir a ocorrer e então descobrir uma forma de contorná-la.

É uma palavra tão comum em nossa língua, qualquer pessoa a conhece. Se lhe perguntasse se lembra quando aprendeu o significado dela, duvido que você lembraria. É quase como se a conhecêssemos desde sempre, como se fosse algo programado no fundo do nosso cérebro.

E não é pra menos, planejar é algo que está envolvido desde das coisas mais simples às mais complexas. Um exemplo bem prático disso é o simples ato de preparar um bolo. Você não começa a preparar um bolo se não tiver certeza que possui tudo que é necessário para isso — ingredientes, formas, bacias e etc. Caso contrário, você poderia acontecer de começar o preparo a da massa e então descobrir que não tem fermento em casa, que ele está vencido, a massa então seria totalmente desperdiçada.

Outro exemplo, se você possui um compromisso em determinado horário, você, provavelmente, estipulará quanto tempo precisa pra se arrumar e quanto leva para chegar ao local do compromisso. Se não fizer isso, corre o risco de, ou chegar cedo demais e ter que ficar esperando, ou chegar atrasado e perder o compromisso.

Mesmo assim, muitos parecem negligenciar a essencialidade que planejar possui. Vemos muitos agirem a base do improviso e do impulso. Isso fica bem claro na quantidade de pessoas que se afundam em dívidas que não podem pagar — na maioria das vezes por causa de gastos supérfluos — e no tanto de empresas que fecham as portas poucos depois de terem sido abertas.

Por esta razão, neste trabalho buscamos entender a fundo a importância do planejamento, o que está envolvido em planejar, as suas camadas e o que você pode conseguir com ele.

1 O QUE É PLANEJAMENTO

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. O planejamento tem início a partir de uma ideia, depois da ideia vem os propósitos e objetivos.

O planejamento assim como todas as ciências possuem milhares de conceitos. Um dos mais conhecidos exemplos de planejamento é de Perrotti Duner, onde o planejamento corresponde ao ato ou efeito de planejar elaborar por etapas como bases técnicas, planificações. Outro pensamento conforme Pasquale, tem um planejamento como “processo de elaborar o plano, que é o documento escrito. Portanto, planejamento é ação, enquanto o plano que é o resultado”. Ou seja, o plano pode ser uma expressão de uma ideia ou pensamento em algo físico.

Segundo Oliveira o planejamento tem a base identificar analisar e estruturar e coordenar uma missão, propósitos, objetivos, desafios, estratégias políticas internas e externas, projetos e atividades, a fim de ter um modo mais eficaz e efetivo para o desenvolvimento com a melhor concentração de esforços e recursos.

O planejamento é algo importante para a empresa, pois sem ele elas são como um barco a deriva, sem rumo, totalmente incerto se vai chegar a algum lugar. Já as empresas com plano e criatividade são aquelas que estão prontas para buscar. Porém não basta simplesmente ter um planejamento ou plano, é necessário saber colocá-lo em prática.

Em resumo, o objetivo do planejamento é permitir que o gestor implemente decisões mais assertivas e estudadas, prevendo e minimizando fatores que podem ter um impacto negativo no alcance do objetivo. Além de um melhor aproveitamento dos fatores que facilitam o processo.

As teorias de gestão identificam quatro funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Portanto, podemos dizer que o planejamento é uma etapa fundamental da administração.

O planejamento pode ser usado também em outros contextos dentro da organização. Em todos os casos, ou conceito também pressupõe a determinação de objetivos e de caminhos para os alcançar. Um desses contextos é o planejamento agregado, ele é um modelo de definição de estratégias visando conciliar a demanda e a capacidade produtiva da empresa. Esse tipo de planejamento leva em conta os recursos disponíveis, assim decide se é necessário aumentar ou reduzir a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com