TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custeio ABC

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

1) Para melhor controle de uma empresa o processo de departamentalização é muito importante. Com ele é possível identificar os gastos de cada departamento, ou seja, quanto cada um deles representa no processo produtivo. Com isso torna-se possível conhecer melhor os custos da empresa e consequentemente acompanhar a formação dos custos. Além disso, quanto mais a empresa conhece seus custos mais fácil reduzi-los. Seria necessário a divisão entre dois grandes departamentos: o de produção ( onde ocorre a fabricação do produto, podendo ter suas divisões como por exemplo dpto de kit aniversario, montagem, acabamento, etc) e o de serviços ( que poderia ter o dpto faturamento, de vendas, administrativo, almoxarifado, etc) que seriam gastos indiretos, pois não participam diretamente do processo produtivo.

2) Custo padrão trata-se da formação de um orçamento/planejamento, ou seja, quanto a empresa deveria gastar em termos de mão de obra, matéria prima, materiais indiretos, etc para produzir seu produto e também qual deveria ser seu preço de venda, margem, etc. É uma forma de controle em que a empresa pode comparar o que foi planejado ou deveria ser gasto com o que realmente aconteceu e assim analisar as distorções. Se por exemplo gastei mais MP do que deveria preciso averiguar: a maquina pode estar desregulada, a MP pode estar fora dos padrões de qualidade e assim por diante. Esse controle permite a analise do real x planejado e se houver diferenças permite identifica-las e tomar um plano de ação.

3) O Custeio ABC não leva em conta se o gasto é da fabrica ou de algum processo administrativo, ou seja, se ele é direto ou indireto. O ponto principal é que todo e qualquer gasto deve ser reconhecido. Com esse método é possível alocar todos os gastos indiretos e custos fixos ao custo do produto. No custeio ABC os gastos indiretos não são arbitrariamente alocados ao custos do produto. Isso é feito através de direcionadores, tornando essa alocação mais adequada. Para isso são utilizados 4 passos: 1º Identificar as atividades relevantes: São as atividades necessárias para que o processo aconteça e que utiliza diversos recursos (humanos, tecnológicos, financeiros, etc). 2º Atribuir custos às atividades: Tudo o que foi gasto para que tal atividade acontecesse, como exemplo salários e encargos, depreciação, insumos, etc. A atribuição pode ser feita por modo direto, quando é possível identificar claramente quais os custos dessa atividade; por rastreamento, onde são utilizados direcionadores para a alocação dos custos, como por exemplo numero de empregados, tempo de mão de obra, etc; e por rateio, que é utilizado somente quando não se pode fazer a atribuição direta e o rastreamento. 3º Identificar e selecionar os direcionadores de custo: é ele que vai apontar o custo da atividade e demonstrar quantas vezes essa atividade é feita. 4º passo Atribuir o custo : Calcular o valor dessa atividade, através do custo unitário direcionador, depois do custo da atividade alocada ao produto e por ultimo o custo da atividade por unidade de produto. Através desses passos será possível mensurar por exemplo quanto o departamento financeiro trabalha para o departamento de montagem, para o dpto de acabamento e para o dpto de kit de aniversario. Portanto o valor total dos gastos do Dpto financeiro será alocado através dos direcionadores (que pode ser por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com