TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Diretos e Indiretos

Por:   •  3/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

Os custos dividem-se em duas categorias: custos diretos e custos indiretos.

São considerados custos diretos aqueles que podem ser identificados pertencendo a um produto, pois é possível mensurar de forma objetiva, sem que sejam necessários rateios e sem deixar dúvidas, a que produto ou a que função de custo pertence. Eles podem ser identificados com o departamento responsável, centro de custo ou produto. Como exemplos de custo direto estão:

O Material Direto (MD) que diz respeito a todo material que pode ser alocado diretamente à unidade do produto fabricado e que sai da fábrica incorporado ao produto, como por exemplo, a embalagem e a matéria prima.

A Mão de Obra Direta (MOD) que atribui como custo direto o salário pago a um operário que trabalha diretamente no produto, cujo tempo de trabalho pode ser identificado de acordo com a unidade produtiva.

Os Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços, como por exemplo, a litografia em latas, em que o serviço contratado faz parte do produto final.

Para que a empresa possa lidar com Custos Diretos é necessário que ela mantenha um sistema de requisições para saber qual produto consome cada tipo de material; um sistema de apontamentos para verificar o consumo de mão de obra direta (para checar a quantidade de operários, período e tempo trabalhado) e no caso de empresas que prestem serviços, é necessário possuir uma ordem de serviço para que sejam anotados todos os custos envolvidos.

Já os Custos Indiretos não podem ser identificados com um item específico de custo ou com o produto. Ao contrário dos Custos Diretos, não pode ser atribuído a um produto, departamento ou centro de custo. Eles são ocorridos dentro do processo de produção, mas para serem apropriados aos produtos devem utilizar rateio, já que não é possível ver com objetividade e segurança a que produtos se referem. Para isso, são atribuídas parcelas de custos a cada tipo de bem ou função, já que o custo é comum a outros tipos de bens, o que não permite a separação da parcela referente a cada um no momento em que a utilização ocorre. Como exemplos de Custo Indireto estão:

A Mão de Obra Indireta (MOI) que atribui como custo indireto o salário pago a todos os operários que não trabalham diretamente no produto, mas que tem responsabilidade sobre ele, como a mão de obra de controle de qualidade ou de supervisores de produção.

O Material Indireto (MI) que diz respeito a todo material que não pode ser alocado diretamente à unidade do produto fabricado. São materiais utilizados para auxilio da produção, porém, não podem ser mensurados como custo direto, já que tem seu relacionamento com o produto é irrelevante, como graxas, lixas e correias utilizadas no processo produtivo.

O Encargo com Depreciação, Seguros, Manutenção de Equipamentos, Energia Elétrica (quando não houver medidor específico para a medição consumida no processo industrial e nos demais departamentos da empresa).

Os custos diretos e indiretos podem ser diferentes para cada Organização, já que dependem da relevância, da dificuldade para realizar medições ou pelo valor monetário para realizar o controle dos mesmos. Algumas empresas tendem a ratear o consumo de energia, de materiais do setor produtivo e até de custo com o pessoal direto da produção, porém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com