TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÉNARIO E DESAFIOS DA CAPTAÇÃO E SELEÇÃO. A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS SELETIVOS PARA SUAS EMPRESAS

Por:   •  14/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1 – CÉNARIO E DESAFIOS DA CAPTAÇÃO E SELEÇÃO. A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS SELETIVOS PARA SUAS EMPRESAS

Segundo Chiavenato (1983) recrutamento pessoal é o processo de seleção de candidatos para a empresa, à importância do recrutador é enorme. O processo é feito através do perfil psicológico do candidato.

Muitas empresas preferem a terceirização deste setor, independente de como a empresa preferir executar esta seleção cabe seguir algumas medidas para a contratação do colaborador.

O início deste processo se dá quando a empresa disponibiliza a vaga e com ela os requisitos solicitados, você não deve ocultar nenhum requisito, por que isso pode prejudicar todo o recrutamento.

O segundo passo é o anuncio da vaga, pode ser feito através do recrutamento interno onde a vaga é anunciada dentro da própria empresa, este tipo de recrutamento pode motivar os colaboradores e possui um menor custo para a empresa; sua desvantagem é que consequentemente deixara uma vaga em aberto e por isso será necessário um novo processo para “cobrir” esta vaga. Uma segunda alternativa seria o recrutamento externo, a vaga é anunciada através de mídia, agencia de emprego, consultoria de recursos humanos, etc. O recrutamento externo possibilita a captação de vários perfis e por isso a margem de erro é menor, porém este recrutamento possui um maior custo e demanda de tempo para a empresa. Ainda é possível utilizar o recrutamento misto onde serão utilizados tanto os métodos do recrutamento externo quanto interno, possibilitando uma flexibilidade maior e oportunidade para novos colaboradores.

Após a escolha do recrutamento o terceiro passo é a análise do currículo, sendo esta a forma mais utilizada pelas empresas para a seleção de perfis. É de extrema importância que o preenchimento do currículo seja claro e objetivo, que contenha todas as informações necessárias do candidato e também é preciso confirmar a veracidade das informações que constam neste documento.

Após a análise e escolha dos candidatos que se adequam a vaga o mesmo passara pela entrevista, onde poderá ser analisada a fluência verbal, desenvoltura e outras características do candidato, o mesmo também poderá esclarecer todas as suas dúvidas quanto à vaga.

É possível perceber que o processo de recrutamento e seleção possui várias etapas, é feito em equipe, demanda tempo e custo para a empresa. Por isso nenhuma etapa deve ser ignorada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com