TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONVIVÊNCIA ENTRE VELHOS E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS NA ECONOMIA GLOBALIZADA – OBSTÁCULOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS PROCESSOS DE GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JAHU

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO EMPRESARIAL EAD

TEMA: A CONVIVÊNCIA ENTRE VELHOS E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS NA ECONOMIA GLOBALIZADA – OBSTÁCULOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS PROCESSOS DE GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do segundo semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Prof.

Francisco de Aguiar

SANTOS, SP

02/2018

QUADRO RESUMO – PROJETO INTERDISCIPLINAR 2

Tema geral A convivência entre velhos e novos modelos de negócios na economia globalizada – obstáculos, desafios e perspectivas para os processos de gestão da sustentabilidade

Questão específica de pesquisa Conceituar a aplicação e os efeitos da tecnologia da informação.

Justificativa Os velhos modelos de negócios têm perdido terreno a cada dia que se passa.

Assim, as organizações que pretendem perpetuar seus negócios precisam estar alinhadas com todas as mudanças e transformações pelas quais o mundo tem passado.

Textos que embasam a pesquisa Artisans Brasil - artesanato de seda no comércio justo e solidário. In: FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL. Banco de Tecnologias Sociais. 2014. Disponível em: <http://tecnologiasocial.fbb.org.br/tecnologiasocial/banco-de-tecnologias-sociais/pesquisar-tecnologias/artisans-brasil-artesanato-de-seda-no-comercio-justo-e-solidario.htm>. Acesso em 03/11/2018

CHIAVENATO, Idalberto. Administração para não administradores: e gestão de negócios ao alcance de todos. 2 ed. Barueri: Manole, 2011.

JOÃO, Belmiro N. Informática Aplicada. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

JONES, Gareth R. Teoria das organizações. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

JUNIOR, Cícero Caiçara; WILDAUER, Egon Walter. Informática Instrumental. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.

NETO, João Amato. A era do ecobusiness. 1 ed. Barueri: Manole, 2015.

1 Introdução

É possível notar ao longo das últimas décadas uma forte alteração no cenário global, tanto no que se refere às culturas organizacionais, quanto à cultura de nações. A globalização tem propiciado esta mudança de forma acelerada e contínua.

As novas tecnologias viabilizaram o processo de globalização, que geraram uma explosão informacional, caracterizando assim o que hoje chamamos de Era da Informação, onde ocorre o uso massivo de computadores e equipamentos digitais, fazendo que haja uma constante troca de informação, culminando com o surgimento da sociedade do conhecimento (JUNIOR, 2013).

Em poucas décadas, entre o final do século XIX e começo do século XX, nosso modo de vida se transformou rapidamente, e começamos a utilizar a eletricidade, o telefone, o rádio, o televisor, os automóveis e os aviões. A tecnologia se tornou uma parte inseparável de nossas vidas!

Tradicionalmente, dizia-se que a base da economia era composta por propriedades, trabalho e capital. Mas hoje devemos acrescentar um elemento fundamental: a informação. No momento em que passamos da sociedade industrial para a sociedade da informação, o trabalho físico começa a ceder lugar ao trabalho mental. (JOÃO, 2014, p. 2).

Os velhos modelos de negócios têm perdido terreno a cada dia que se passa. Assim, as organizações que pretendem perpetuar seus negócios precisam estar alinhadas com todas as mudanças e transformações pelas quais o mundo tem passado.

Nesse contexto, este presente trabalho tem como objetivo conceituar a aplicação e os efeitos da tecnologia da informação. O projeto foi desenvolvido através de levantamento bibliográfico referente ao tema. Dessa forma, será possível inferir sobre quais os resultados alcançados, através das mudanças impostas pela Tecnologia da Informação.

2 Desenvolvimento

As estruturas de trabalho e a sociedade em geral tem sofrido grandes alterações nos últimos tempos, sendo que em grande parte impulsionada pela Tecnologia da Informação (TI).

Do ponto de vista tecnológico, sensíveis e profundas mudanças vêm provocando impactos sobre a estrutura produtiva das empresas, assim como sobre o perfil do consumo das populações. Destaque-se, em especial, o advento e a rápida difusão da microeletrônica em seus vários aspectos e formas de aplicação nas empresas (desde um simples computador, que se tornou imprescindível para a realização de qualquer atividade administrativa e de projetos, até o uso de modernos equipamentos de produção que incorporam algum dispositivo microeletrônico, como as máquinas de comando numérico e os robôs industriais). Acrescente-se, ainda, a grande proliferação das novas formas de sociabilidade em rede (por meio das várias formas de redes sociais), baseadas nos meios de telecomunicação digital, que propiciam a comunicação online e em tempo real, a partir da rede mundial de computadores.

Finalmente, porém não menos importante, nota-se também que todo esse conjunto de mudanças econômicas, tecnológicas, sociais e políticas está atrelado às mudanças de caráter cultural e é influenciado por elas. Essas mudanças se manifestam em novos sistemas de valores, crenças e hábitos da população, sistema esse que está sendo constantemente influenciado pelos meios de comunicação de massa, apontando para a transição da chamada sociedade industrial para a sociedade pós-industrial, ou, ainda, sociedade da informação e do conhecimento. (NETO, 2015, p. 1)

Do ponto de vista social, as empresas são percebidas como sistemas cooperativos que possuem processos espontâneos e indeterminados que naturalmente se adaptam para garantir a sobrevivência da coletividade.

Do ponto de vista produtivo, as empresas são percebidas como um sistema racional que busca o uso eficiente e eficaz de recursos escassos, manipulando e moldando estas relações para realizar determinada finalidade.

De um modo geral, as grandes organizações em torno do mundo têm passado por constantes mudanças, visando criar uma cultura organizacional mais moderna e coerente com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com