TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DAFITI: Um exemplo de empreendedorismo e inovação

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A empresa Dafiti foi fundada em 2010 por quatro sócios: o francês Thibaud Lecuyer, os alemães Malte Huffmann e Malte Horeyseck e o brasileiro radicado na Europa Philipp Povel. Iniciou-se em um escritório de apenas 20m² tendo como financiador o fundo alemão Rocket Internet (investindo 50 milhões de reais).

A proposta inicial era abrir uma loja online voltada para o ramo de calçados, sendo assim os fundadores ficaram os dois meses iniciais entrando em contato através de telefonemas para os maiores fabricantes nacionais de sapatos.

Após o lançamento oficial do site e mais de 500 banners espalhados pela internet, a empresa passou a ser assediada pelos fabricantes e atualmente já conta com uma lista de espera de mais de 500 lojistas. Em apenas 6 meses a Dafiti já contava com mais de 140 marcas de calçados no catálogo e decidiu antecipar sua entrada no segmento de roupas (prevista para 2012).

2 HISTÓRICO

Fundada em 2010, a empresa Dafiti foi iniciada em São Paulo pelos quatro sócios que inicialmente contavam apenas com um escritório de 20m² que possuía apenas uma mesa.

Em 2011, em busca de mais espaço, a empresa mudou para um prédio de quatro andares na região da Avenida Paulista. Feito isso, veio o desafio de encontrarem um nome ideal para a empresa. Buscavam algo que pudesse ser usado em qualquer lugar do mundo, sem problemas de direito autoral. O combinado seria que todas as sugestões seriam enviadas para o e-mail do estagiário do e-commerce Daniel Fittipaldi. Como o e-mail do funcionário era “danifiti” e nenhuma outra sugestão foi aprovada pelo crivo dos advogados, o quarteto optou pelo nome “Dafiti” (variação do endereço eletrônico do estagiário).

Ainda em 2011, foi lançada a DafitiMag (revista de moda da Dafiti), houve a estreia na TV do primeiro comercial da marca e os países Chile e Argentina também inauguraram sua plataforma Dafiti.

No ano de 2012, devido ao rápido crescimento, a empresa mudou-se para um escritório na Barra Funda (sua sede atual), que conta com mais de 700 colaboradores distribuídos em sete andares. Em seu primeiro ano de vida, o empreendimento alcançou a marca de um milhão de fãs no Facebook e também se expandiu para o México e Colômbia.

Já em 2013, seus produtos passaram a ser armazenados em seu novo centro de distribuição em Jundiaí, contando com 38 mil m² (espaço equivalente a quatro campos de futebol).

Imagem 1 – Centro de distribuição

Fonte: Kinea renda imobiliária, 2013

Em abril de 2014, segundo a revista Exame, a Dafiti foi considerada um “fenômeno da internet mundial”. Contando com 50 milhões de visitantes por mês em busca de roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza e decoração. São mais de 125 milhões de produtos e mais de 1.000 marcas diferentes.

3 CRESCIMENTO

A empresa ainda conta com a Dafiti Sports e a Dafiti Premium. Totalizando, o negócio soma R$ 375 milhões de aporte de investidores internacionais. De acordo com Malte e Thibaud, a rápida expansão associada aos riscos que o fenômeno impõe, foram planejados e, por isso, os sócios estavam preparados para absorver o impacto.

É muito importante ter uma visão bem formulada e a nossa visão é a de se tornar o e-commerce de moda e de estilo de vida favorito na América Latina a partir de dois pilares: um portfólio muito abrangente e uma experiência de compra muito boa para o cliente. Com essa visão, todo o resto vem quase que automaticamente. (Malte, 2013)

Apesar de todo o processo estar alinhado com o plano de negócios do grupo de empreendedores, ao longo do tempo eles se viram obrigados a passar por um processo de reflexão e reorganização do negócio para que tudo continuasse ocorrendo bem. Foi necessário implementar uma certa burocracia indispensável para liderar todos os funcionários.

4 BUROCRACIA

Um ponto muito importante, no entanto, que a Dafiti não havia planejado era a respeito do volume de autorizações e licenças necessárias para que a empresa realmente funcionasse.

Logo no início do processo, a empresa se deparou com um atraso de 15 dias na inauguração devido a lentidão para obtenção da inscrição estadual.

A burocracia foi nossa principal dificuldade no início. Mais que na contratação de pessoal, que no pagamento dos impostos. Nós abrimos o site no dia 24 de janeiro e não antes porque ficamos esperando a inscrição. Atrasamos mais de 15 dias o lançamento porque não conseguíamos faturar. Os funcionários estavam lá, os produtos estavam lá, o site estava protegido com uma senha para as pessoas não acessarem. Tudo estava pronto, mas legalmente tínhamos esse impedimento. (Lecuyer, 2013)

Apesar do contratempo encontrado, Thibaud Lecuyer observou que a dificuldade traz um grande ganho. Tendo em vista que nos países como Estados Unidos, Suíça, Cingapura onde essa parte burocrática seria mais fácil, eles não seriam os primeiros. Pois, ao lançar uma nova ideia outras 300 pessoas estariam fazendo o mesmo no dia seguinte. Então, apesar do Brasil possuir etapas mais complexas, nada o impede de fazer seu negócio.

5 MARKETING

A área do marketing começou com o lançamento do site oficial. Contando com mais de 500 banners espalhados pela internet. O que fez com que a empresa passasse a ser assediada por fabricantes. Atualmente, a lista de espera é de 500 lojistas. Com seis meses de funcionamento a Dafiti já contava com mais de 140 marcas de calçados em seu catálogo e decidiu antecipar em um ano a entrada do segmento de roupas em seu portfólio.

Logo quando o primeiro anúncio de TV da empresa foi ao ar, o número de visitantes no site dobrou e atingiu em torno de 3,6 milhões de acessos mensais, segundo os dados da consultoria ComScore.

Também é importante lembrar de um importante aliado nos tempos de hoje, o Facebook. A página da empresa também alcançou um grande número de fãs e atualmente conta com mais de 6.000.000 de seguidores.

Imagem 1 – Logomarca Dafiti

Fonte: PromoBug, 2015

6 ESTOQUE

A política de estoques da empresa é alvo de curiosidade de muitos empresários. A Dafiti

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com