TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DD068 – GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Por:   •  30/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

DD068 – GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

ATIVIDADE PRÁTICA

A VISTEON SE PREPARA PARA SER UMA ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM

  1. Achei importante, e aplicaria na minha organização, o aprendizado transmitido no jogo das cartas, onde cada pessoa recebia 7 cartões. Elas faziam parte de dois grupos distintos reunidos em salas separadas. Eles tinham como objetivo e meta montar uma sequência de 1 a 7, para só então ganhar um prémio. No entanto, cada grupo tinha sua própria forma de comunicação ou linguagem e só poderiam se comunicar verbal e corporalmente de forma peculiar do seu grupo.  Os dois grupos deveriam negociar as cartas para chegar à formação almejada para ganhar o prémio. Quando pessoas de um grupo entrava em comunicação com membros de outro grupo, aconteciam ruídos na comunicação, dificultando a negociação e consequentemente a obtenção e alcance do objetivo. Essa dinâmica ensina que áreas diferentes de qualquer organização precisam de comunicação eficaz. Expectativas, missão ou objetivos comuns que não são bem comunicados podem interferir no seu alcance. Todos precisam se comunicar sem ruídos para que o sucesso aconteça. Uma comunicação eficaz produz um ambiente agradável para os colaboradores, pois todos sabem para onde estão indo e o que deve ser feito para o sucesso da organização.
  2. Diante desse cenário pandêmico, de fato boa parte das organizações não teriam recursos financeiros para implementar tamanho empreendimento para treinar seus colaboradores, principalmente as pequenas e medias empresas. Aqui no Brasil existe o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que, através dos seus escritórios, fornece apoio as mais diversas áreas das organizações com cursos, programas e consultorias de forma gratuita ou com baixo custo. As organizações interessadas pelos treinamentos e consultorias podem enviar uma proposta, a qual passará por uma análise, para ser feito uma parceria.
  3. Segundo o site da Visteon em português, ela é uma empresa global. Possui, na América do Sul, seis unidades no Brasil e na Argentina. É uma empresa de fabricação de sistemas automotivos, como climatização, eletrônica e interiores e fornecedora das principais montadoras de veículos do mundo. E por ser uma organização de grande porte e global, a mesma emprega Gestão documental em suas unidades. De acordo o artigo no site Arquivotech, Gestão Documental é definida como o conjunto de processos que garantem a produção, armazenamento e o uso correto de todos os documentos de uma empresa. Trata-se da atividade responsável por realizar o gerenciamento completo de todos os arquivos, desde o momento em que é gerado até a localização. A Visteon também opera com business intelligence (BI), combinando análise empresarial, exploração, infraestrutura e observação de dados que ajudam a estimular decisões por dados, ajudando assim a análise do negócio formando um sistema de trabalho colaborativo.
  4. Mesmo diante das TICs, alguns treinamentos presenciais ainda são necessários por motivos estratégicos, principalmente quando se fala de treinamento de equipes inteiras da organização. As TICs chegaram para auxiliar alguns processos, em outros podem até mesmo substituir quando couber. No entanto, não podemos negar que a educação a distância veio para ficar e ajudar com seus programas e ferramentas. Muitos ambientes virtuais têm sidos usados e os mais utilizados, segundo artigo no site Tutormundi, são: Moodle, Blackboard, Google forEducation, Canvas e E-Proinfo.
  5. Neste período pandêmico e pós-pandêmico as organizações precisarem se adaptar e aprender diante do novo cenário. Uma das formas de aprendizagem foi que em meses as empresas foram obrigadas a viver e aprender plenamente com as TICs, um processo que em tempos normais durariam anos de adaptação. Este aprendizado foi desde treinamento de colaboradores, tratamento com clientes e até aprendizado com adaptação com os seus colaboradores no trabalho home office. Não se discute o mal causado pelo isolamento social devido a covid19, mas as organizações precisaram ser criativas para poderem sobreviver a esse novo período que o mundo passou a viver.

BIBLIOGRAFIA

(2019). Gestão documental: o que é e qual a importância para sua empresa?. Recuperado de Arquivotech - Gestão documental: o que é e qual a importância para sua empresa?.

(2020). O que é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)?. Recuperado de O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? (tutormundi.com).

(2021). Seja um patrocinador. Recuperado de https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/institucional/cursos-e-eventos,a55d812ca826e510VgnVCM1000004c00210aRCRD.

(2022). Assistência técnica autorizada Visteon. Recuperado de Assistência Técnica Autorizada Visteon (assistenciatecnicaecia.com.br).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com