TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFININDO E PROBLEMATIZANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IFAL

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE

ALUNOS: JORGE ANDRÉ ALMEIDA DA SILVA

DEFININDO E PROBLEMATIZANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Maceió - AL, março de 2018.

JORGE ANDRÉ ALMEIDA DA SILVA

DEFININDO E PROBLEMATIZANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Trabalho submetido ao Curso de Administração Pública do Instituto Federal de Alagoas para a obtenção parcial de nota na disciplina Políticas Públicas e sociedade. Professora: Beatriz Medeiros de Melo.

Maceió - AL, março de 2018.

Nesta 1ª semana a atividade de exercício e fixação do conteúdo consistirá de um trabalho no qual vocês deverão responder às questões abaixo:

1)    O que é Política? Qual a relação entre Política, Poder e Dominação?´

R.: Política é o conhecimento do governo de um Estado ou país e também um artifício de transação para compatibilizar interesses. Logo, veremos a definição Poder e Dominação (Estado), pois bem, Poder é a competência ou a probabilidade de alcançar uma ação com a finalidade de conseguir um objetivo ou expandir uma prerrogativa de um indivíduo ou grupo. Por sua vez a Dominação (Estado) é assinalado por definir um país dominador, com estrutura adequada e aparelhada politicamente, assim como as estruturas que controlam e governam o estado.

O Estado precisa da Política forte para conseguir obter o Poder e alcançar seus objetivos. Desta forma as definições anteriores são dependentes umas das outras. A Dominação (Estado) possui o poder de tomar as decisões que podem implicar em diversas consequências, benéficas ou maléficas, porém para isso ele precisa de uma articulação política eficaz capaz de conseguir relacionar todos os itens de interesse estratégicos para alcançar determinado objetivo. Uma vez alcançado este objetivo esta conquista gerará poder de dominação do Estado, dando a ele maior livre-arbítrio nos atos decisórios.

2)    O que é Estado? Quando surge e quais as características do Estado Moderno?

R.: é assinalado por definir um país dominador, com estrutura adequada e aparelhada politicamente, assim como as estruturas que controlam e governam o estado. Logo, O Estado Moderno surgiu a partir da fragmentação do sistema feudal. É marcado por quatro fases: o estado moderno, estado liberal, crise no estado liberal e estado democrático liberal.

Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha.

Nas quatro nações, o Estado Moderno surge a partir da segunda metade do século XV e, posteriormente, é registrado também na Itália.

O modelo que ficou conhecido como Estado Moderno surge a partir da crise no Feudalismo. No modelo feudal, não havia estados nacionais centralizados. Os senhores feudais é quem controlavam os poderes políticos sobre as terras e exerciam uma força diluída, sem núcleo.

Características do Estado Moderno

  • Um só poder;
  • Um só exército;
  • Autoridade soberana do rei para todo o território;
  • Administração unificada;
  • Criação do sistema burocrático.

3)    Levante e desenvolva, de maneira bastante livre, problemas que envolvem a Política e o Estado na sociedade moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com