TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DOS PROBLEMAS E OBJETIVOS        

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

capa


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DEFINIÇÃO DOS PROBLEMAS E OBJETIVOS        4

3 ANÁLISE GERAL        5

3.1 CLIMA ORGANIZACIONAL        5

3.2 ESTILOS DE LIDERANÇA         6

3.3 FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO        7

3.4 CONFIANÇA NOS PRODUTOS        8

3.5 AMBIENTE DE TRABALHO        9

        

4 RECOMENDAÇÕES FINAIS À ORGANIZAÇÃO        10

REFERÊNCIAS        10


1. INTRODUÇÃO

        

A administração passou a ser uma ferramenta com a qual as organizações geram resultados que produzem desenvolvimento em todos os sentidos.

O papel do administrador nesse contexto é fundamental, pois as ações estratégicas implementadas não acontecem ao acaso.

No contexto organizacional, a mudança de percepção proporcionada pela liderança visa motivar as pessoas na execução de tarefas, e de acordo com Chiavenato (2011, p. 306), clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia seu comportamento.

Alguns fatores motivacionais estão relacionados ao ambiente, às condições de trabalho, ao salário, ao reconhecimento profissional, ou seja, a tudo que diz respeito ao trabalho de forma concreta ou subjetiva que possa gerar ou não satisfação.

E como saber como anda sua empresa. Na maioria delas a avaliação tem sido uma ferramenta fundamental para diagnosticar o desempenho. Essa ferramenta, cujo objetivo principal é verificar o quanto os colaboradores da empresa se adaptam as demandas e exigências do trabalho e o quanto contribui para o alcance dos objetivos da organização.

A compreensão da cultura organizacional deve levar em conta a diversidade, a motivação, os estilos de liderança e o clima organizacional, que variam muito de uma organização para outra.

A instituição escolhida para a realização da avaliação foi uma indústria farmacêutica com sede no estado de São Paulo. Não será solicitado apor o nome nas avaliações, somente cargo e setor em que trabalha. Serão aplicadas ao coordenador e nove colaboradores do Departamento de Produção e a coordenadora e oito colaboradores do Controle de qualidade, totalizando dezenove participantes.

        


2. DEFINIÇÃO DOS PROBLEMAS E OBJETIVOS

Com a concorrência cada vez maior e mais competitiva as empresas necessitam de pessoas qualificadas para atuar no mercado atual, porém, para que isso seja possível, elas deverão identificar os melhores colaboradores e treinar os que apresentam baixo desempenho, por isso a avaliação tem sido uma importante ferramenta utilizada pelas organizações, pois ela oferece subsidios às decisões gerencias e ao desenvolvimento profissional.

O processo de avaliação tem a finalidade de favorecer e aprimorar o desenvolvimento da Empresa Farmacêutica S/A, após analisar os dados e as informações obtidas através de questionários. É de extrema importância que coordenadores e colaboradores atuem de forma adequada e coerente, visando atingir os objetivos institucionais.

A fim de elucidar, serão aplicados questionários de avaliação aos colaboradores do nível operacional e intermediário, contendo 30 questões fechadas e objetivas com respostas dos tipos muito ruim a excelente, muito insatisfeito a muito satisfeito, sim ou não, e para o caso da liderança serão respostas sobre atitudes dos líderes, nas quais todos os itens abordados resultarão em percentuais. Os tópicos nos questionários serão sobre o clima organizacional, estilos de liderança dos gerentes e coordenadores, os fundamentos da organização, a confiança nos principais produtos e satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.

         


3. ANÁLISE GERAL

Após análise das avaliações, chegou-se as seguintes conclusões, de acordo com cada departamento:

3.1 CLIMA ORGANIZACIONAL

        Avaliados os questionários do Controle de Qualidade, chega-se a conclusão que o clima organizacional naquele setor é “excelente” de acordo com 56% dos avaliados, tendo, ainda, como “muito bom” 44% dos entrevistados, conforme figura nº 1.

[pic 1]

Figura nº 1

        

Avaliados os questionários da Produção, chega-se a conclusão que o clima organizacional naquele setor é “bom” de acordo com 50% dos avaliados, tendo, ainda, como “muito bom” 30% dos entrevistados, conforme figura nº 2.

Há que se considerar o clima de “ruim a muito ruim” dos 20% relatados.

[pic 2]

Figura nº 2


3.2 ESTILOS DE LIDERANÇA

        Avaliados os questionários do Controle de Qualidade, chega-se a conclusão que o estilo de liderança da gerência tem predominância “autocrática” de acordo com 27% dos avaliados, tendo, ainda, como “democrata” 19% dos entrevistados, conforme figura nº 3.

Quanto ao estilo de liderança da coordenação ficou evidenciado que também possui mais de um estilo, com destaque em “autocracia”, conforme figura nº 4.

[pic 3][pic 4]

        Figura nº 3        Figura nº 4

Avaliados os questionários da Produção, chega-se a conclusão que o estilo de liderança da gerência tem predominância “autocrática” de acordo com 36% dos avaliados, tendo, ainda, como “liberal” 22% dos entrevistados, conforme figura nº 5.

Quanto ao estilo de liderança da coordenação ficou evidenciado que também possui mais de um estilo, com destaque em “autocracia”, conforme figura nº 6.

[pic 5] [pic 6]

        Figura nº 5        Figura nº 6

3.3 FUNDAMENTOS DA EMPRESA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (391.1 Kb)   docx (319.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com