TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Problemas objetivos

Seminário: Atividade Problemas objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Seminário  •  4.821 Palavras (20 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 20

Questões Objetivas:

1. O Paradigma do Custo Total defende que:

(A) Você pode adicionar custos ao seu sistema logístico desde que o custo total resultante seja reduzido.

(B) A melhoria do fluxo de produtos e redução de custo do sistema produtivo só se dá efetivamente quando realizada no processo e não apenas em suas partes (tarefas).

(C) Deve-se adotar políticas de entregas menores e mais frequentes.

(D) Uma empresa deveria manter instalações próximas aos seus clientes para demonstrar capacidade de suprimento.

2. A estrutura de custos das operações reflete seu grau de flexibilidade com relação ao tempo de resposta, ao volume e à variedade. Sobre a relação volume variedade na Cadeia de Suprimento analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta:

I. Operações com maiores custos fixos são limitadas quanto às variações de volume e variedade, por isso são também menos flexíveis e mais lentas no tempo de resposta.

II. Empresas com maiores custos variáveis (processo discreto) são capazes de oferecer melhor relação volume-variedade e, portanto, são mais flexíveis e rápidas.

III. A relação volume variedade tem um impacto direto na estrutura de custos da CS. Quando uma empresa assume uma estrutura intensiva em custos fixos terá que produzir, comprar e distribuir grandes lotes a fim de diluir estes custos fixos ao máximo.

IV. A maneira correta de se flexibilizar os tamanhos de lotes é trabalhar para enxugar os custos. Na cadeia de suprimentos isto pode ser feito reduzindo as perdas planejadas, as não-planejadas e evitando o investimento de capital no sistema logístico.

Estão corretas:

(A) I e II

(B) I, II e III

(C) II, III, e IV

(D) I, II, III, IV

3. Analise as afirmações abaixo:

I. Avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa, procurando identificar e atuar nos fatores de sucesso e de insucesso é o que propõe o Benchmarking.

II. O Benchmarking é uma ferramenta de gestão do desempenho organizacional que surgiu e ganhou notoriedade no Japão com Toyota. Posteriormente, outras organizações destacaram-se ao aplicar com sucesso o Benchmarking, entre as quais destacamos: Xerox, Ford Motor Company, Alcoa, Millken, AT&T, IBM, Johnson & Johnson, Kodak, Motorola e Texas Instruments.

III. Qualquer empresa de qualquer segmento (comércio, indústria, consultoria, construção, logística e transportes...) pode utilizar o benchmarking para comparar e melhorar o desempenho de seus negócios.

IV. O Benchmarking deve ser realizado com empresas do mesmo segmento. Um erro comum é fazer benchmarking com empresas de outros setores.

Estão corretas:

(A) I e III

(B) II e IV

(C) I e IV

(D) I, II, III, IV

4. Analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta:

I. Softwares de SCM são sistemas analíticos em tempo real que administram o fluxo de material e de informação através de toda a cadeia de suprimentos.

II. Sistemas ERP são aplicações analíticas no sentido de oferecerem ferramentas sofisticadas, tais como avançados algoritmos genéticos, análise de cenários, pesquisa operacional, teoria das restrições (TOC), redes neurais e vários tipos de heurísticas em sua estrutura, que auxiliam e melhoram as tomadas de decisões por parte da empresa, permitindo assim uma operação mais eficiente de toda a cadeia.

III. Os ERP’s, ao contrário dos Softwares de Supply Chain Management que atuam no nível de decisões estratégicas e de planejamento, tem o seu foco no nível operacional, de execução, não possuindo muita capacidade analítica. Podem informar qual o nível de estoque de um produto no armazém, mas não conseguem determinar a quantidade de estoque necessária para um determinado nível de serviço. O ERP pode fornecer os dados de demanda, enquanto que o sistema analítico pode determinar o nível de estoque que maximiza o lucro da operação.

Estão corretas as afirmações:

(A) I e II

(B) I, III

(C) II e III

(D) I, II e III

Questões Subjetivas:

1. Segundo Slack, et al. (1993) uma CS pode ser dividida em três níveis. Cite e explique cada um desses níveis.

R: A cadeia pode ser dividida em rede total, rede imediata e rede interna. A cadeia interna é composta pelos fluxos de materiais e de informações entre os departamentos, células e setores que acontecem dentro da própria empresa, geralmente chamada de empresa “foco”. A cadeia imediata é formada por fornecedores e clientes ligados diretamente à empresa foco. Por sua vez, a cadeia total é formada por todas as cadeias imediatas de um segmento da indústria ou de serviços.

2. Analise a figura 1 abaixo e discorra sobre a relação entre a estrutura de custos e o posicionamento de uma empresa na cadeia de suprimento, o tipo de processo que as compõe, a intensidade de capital investido, a busca por economias de escala

Figura 1 - Cadeia de Suprimento e sua Estrutura de Custos.

R: A posição de uma empresa em sua cadeia de suprimentos é o que caracteriza a sua estrutura de custos. Quanto mais a montante da cadeia ela estiver posicionada, mais custos fixos incorrerão, comparados aos custos variáveis, conforme mostra a Figura 1 . A grande maioria das operações de produção e distribuição dessas empresas é composta por processo contínuo e, portanto, são de capital intensivo. Na indústria de processo contínuo é necessário um grande desembolso para se produzir a primeira unidade do produto ou serviço. Uma vez que os investimentos iniciais são feitos, a empresa passa a buscar economias de escala por meio do aproveitamento máximo da capacidade dos recursos produtivos. Já as empresas posicionadas mais a jusante na CS (Figura 1 ), ou seja, mais próximas ao consumidor final, caracterizam-se por possuírem mais custos variáveis do que custos fixos. Seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com