TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO E FUNÇÃO DOS ROBÔS DE BUSCA

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 10

_


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        1

1.1.        MOTIVAÇÃO        1

1.2.        OBJETIVOS        2

2.        DEFINIÇÃO E FUNÇÃO DOS ROBÔS DE BUSCA        2

3.        A HISTÓRIA DOS ROBÔS DE BUSCA:        3

4.        TIPOS DE ROBÔS DE BUSCA E SEUS USOS        4

5.        VANTAGENS DO USO DE ROBÔS DE BUSCA        6

5.1.        Analise de Mercado e Clientes:        6

5.2.        Uso do Google Search no ambiente corporativo        6

6.        DESVANTAGENS        7

7.        CONCLUSÃO        8

8.        BIBLIOGRAFIA        8


  1. INTRODUÇÃO
  1.  MOTIVAÇÃO

Para se entender da organização do conhecimento na atualidade precisa-se compreender como as máquinas estão operando e sua indexação no ciberespaço. Esse fenômeno, decantado na Filosofia como o pós-moderno, abrange as mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas desde 1950. “O pós-modernismo é coisa típica das sociedades pós-industriais baseadas na informação.” (SANTOS 2006, p. 11).

A esse movimento intelectual algumas características são tributárias, entre eles, a crise das hierarquias do conhecimento, a emergência do local ou singular em lugar do universal, a substituição do logocentrismo pelo iconocentrismo e a proeminência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

A pós-modernidade, com seus conceitos de desreferencialização do real e a hiper-realidade, recria um mundo substituído pelos signos, uma verdadeira Semiurgia, a substituição do livro pela TV, a migração da palavra para a imagem, do discurso para a representação, Baudrillard (1981) trazia isso de sua visão pessimista da época.

Nem todos os filósofos têm uma visão “esvaziadora” do pós-moderno, embora tenham análise crítica sobre algum regime de signos.

O ciberespaço é o espaço virtual que alguns conceitos-chave do pós-moderno tornaram-se visíveis e funcionais como, a “desterritorialização” e a virtualização dos signos, essa definição se deu apenas na década de 90. (DELEUZE; GUATTARI, 1995).

Se a Internet é a rede mundial de computadores, concebendo a infraestrutura técnica da rede, o ciberespaço pode ser considerado como a rede mundial de signos e pessoas. De acordo com Monteiro (2007, p.1;) o ciberespaço pode ser definido como:

“Uma grande máquina abstrata, porque semiótica, mas também social, onde se realizam não somente trocas simbólicas, mas transações econômicas, comerciais, novas práticas comunicacionais, relações sociais, afetivas e sobretudo, novos agenciamentos cognitivos. [...] Um espaço semântico/semiótico, onde o signo se dá em várias semióticas, desterritorializado, nômade, em escrita espacializada e com a memória em constante modificação.”

  1. OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é entender como surgiu e como funcionam os chamados mecanismos ou “Robôs de Busca”, sua forma de rastrear, armazenar e distribuir grande quantidade de informações por meio da grande Rede de computadores, além de compreender como ele contribui para as grandes empresas na nova economia. Quais são suas vantagens e quais são suas desvantagens para as grandes corporações no mundo de hoje.

  1. DEFINIÇÃO E FUNÇÃO DOS ROBÔS DE BUSCA

Na internet, robots, ou robôs, são aplicativos que percorrem a internet em busca de conteúdo com o objetivo de indexar ou verificar alterações ocorridas desde a última "visita". Robots também são conhecidos como "indexadores", "bots" ou "crawlers". Muito conhecidos na comunidade SEO, possuem até nome próprio. Os robots do Google (Figura 1) são chamados de Googlebot, os robots do Bing de Bingbot, os robots do Yahoo de Yahoobot ou Yahoo! Slurp. Seguindo links de páginas, eles permitem aos sites de busca varrerem a internet para armazenar o conteúdo encontrado pelo caminho.

Os robôs de busca começam seu trabalho em uma determinada página. Armazenam o conteúdo e mapeiam todos os links existentes nela. Em seguida, priorizam cada um dos links e começam a segui-los, a fim de armazenar o conteúdo e mapear os links encontrados, e assim sucessivamente.

[pic 1]

Figura 1 – Site de busca do Google (Fonte: Internet)

  1. A HISTÓRIA DOS ROBÔS DE BUSCA:

Em 1993, um aluno do MIT Matthew Gray criou o que é considerado o primeiro robô, chamado de World Wide Web Wanderer. Foi inicialmente utilizado para a contagem de servidores Web para medir o tamanho da web. The Wanderer funcionou de 1993 a 1995. Mais tarde, foi utilizado para obter URLs, formando o primeiro banco de dados de indexação de sites chamado Wandex. ·.

Um robô é um programa que automaticamente atravessa a estrutura do hipertexto da Web, recuperando todos os documentos que são referenciados. Robôs da Web são por vezes referidos como andarilhos da web, crawlers ou spiders. Estes nomes são um pouco enganadores porque dá a impressão que o software se move entre os locais como um vírus, este não é o caso, um robô simplesmente visita sites por solicitar os documentos deles. Inicialmente, os robôs criaram um pouco de controvérsia, como se consumava grandes quantidades de largura de banda, às vezes causando nos servidores. Em 1993, Martijn Koster cria o Aliweb (Archie-Like Indexing da Web). Aliweb permitiu que os usuários enviassem suas próprias páginas a serem indexadas para ser usada na internet. Segundo Koster, "Aliweb foi um site de busca com base na meta automatizada de coleta de dados, para a web." 
Eventualmente, como parecia a Web poderia ser rentável, os investidores começaram a se envolver. E os sites de busca tornarão-se um grande negócio. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (417.2 Kb)   docx (176.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com