TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  21/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação em A2 na disciplina de fundamentos da administração da UCB, sob a orientação do prof. Antonio Carlos Ribeiro Jaqueira.

Rio de Janeiro, 07 Novembro 2012.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

04

2.

2.1.

2.2.

2.3. RESUMO

Aspectos

Características

Exemplos 04

04

04

05

3.

CONCLUSÃO

Referências Bibliográficas 06

07

1. INTRODUÇÃO

As empresas globais já compreenderam que o enfrentamento dos desafios relacionados com a busca pela sustentabilidade demanda a adoção de modelos de gestão avançados e de modelos de negócios que propiciem um diálogo aberto com a sociedade. Para garantir uma melhora sustentável do meio ambiente, muitas vezes uma empresa ou organização precisa repensar internamente seus processos de produção, organização e gestão do trabalho.

Atualmente estas empresas executam recursos sustentáveis em prol de modificar a visão social e consumista. Apresentamos o tema do presente trabalho, onde o foco do mesmo está voltado para estes desafios de sustentabilidade nas organizações.

2. RESUMO

2.1. Aspectos

A construção do conceito de sustentabilidade, pelas organizações e empresas, exige, necessariamente, a adoção de uma visão de planejamento e de operação capaz de contemplar a complexidade dos problemas globais e atender o fator tempo numa escala de curto, médio e longo prazo. A transição do modelo de desenvolvimento atual rumo a sustentabilidade tem sido, portanto, o grande desafio enfrentado não só pelas organizações, mas de modo geral, pelos principais segmentos da sociedade civil e governamental. Uma empresa para ser sustentável deve buscar em todas as suas ações e decisões a eco-eficiência, procurando produzir mais e com melhor qualidade gerando menos poluição e utilizando menos recursos naturais.

A empresa que é partidária dos princípios da sustentabilidade deve ainda ser socialmente responsável, assumindo que está imersa num ambiente social em que influi ao mesmo tempo em que sofre influência. A motivação dos líderes empresariais deve ser respaldada numa visão de longo prazo, em que se leve em consideração os custos futuros e não somente os custos presentes. A incorporação da sustentabilidade no universo empresarial vai estar condicionada a vários aspectos como as crenças do próprio dirigente da empresa, a mobilização da sociedade, a influência do mercado nacional e internacional, a atuação do setor público, a pressão de organismos internacionais, entre inúmeros outros fatores de ordem conjuntural.

2.2. Características

Todas as empresas possuam como característica comum a racionalidade finalizada ao lucro e fundada no cálculo da rentabilidade, elas podem seguir orientações diferenciadas para atingir tal objetivo. Esta concepção de que a empresa não se constitui mais como uma entidade racionalmente pré-definida, passando a ser permeável tanto aos problemas externos como aos problemas humanos internos à sua organização complexa, é útil para se refletir sobre a mudança de posicionamento do setor empresarial em relação à questão do desenvolvimento sustentável.

Existem pressões externas, não só econômicas como também políticas e sociais, para que as empresas incorporem a ótica da sustentabilidade nas suas diretrizes. Desta maneira, pode se afirmar que há um grupo de empresas que reconhece que a empresa deve ter ações positivas não só em relação ao meio ambiente como também com os seus funcionários e a comunidade na qual está inserida. Os indicadores de desenvolvimento sustentável podem se referir ao planeta, a um país, a uma região, a uma comunidade ou a uma empresa. O elenco de indicadores vai se modificar dependendo do contexto que está sendo considerado. Desta forma, os indicadores de sustentabilidade direcionados às empresas terão características específicas. A questão da sustentabilidade empresarial pode ter diferentes conotações que dependem em termos práticos, do corpo gerencial da empresa que o adota em suas diretrizes.

2.3. Exemplos

Iniciamos destacando que as empresas globais compreenderam que os desafios relacionados com a busca pela sustentabilidade cogitam a adoção de modelos de gestão avançados e de modelos de negócios que desenvolva um diálogo aberto com a sociedade. Elas já observaram que, sem uma definição clara de estratégias, não será possível obter resultados de curto prazo, nem a necessária sustentabilidade dos seus negócios em médios e longos prazos. A movimentação de grandes empresas na criação de gerências de sustentabilidade e de inovação está relacionada às preocupações com esses desafios.

O entendimento da amplitude desse conceito é importante, pois entre os desafios da humanidade no século XXI destaca-se a necessidade de se construírem alternativas de desenvolvimento social e sustentáveis para o meio ambiente. Com essa preocupação, aborda-se a gestão ambiental num patamar que transcende os padrões tradicionais considerados nas políticas públicas e nas empresas. Nele, as questões sociais, econômicas e políticas estão intimamente associadas às ambientais, criando um quadro de complexidade de grandes desafios a serem enfrentados. É nesse cenário que iniciativas locais originais, sejam elas de empresas, ONGs, grupos organizados de cidadãos e municipalidades estão fazendo a diferença em todo do mundo.

Há exemplos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com