TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 2 Bimestre Sustentabilidade

Trabalho Escolar: Desafio Profissional 2 Bimestre Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Este estudo de caso tem como objetivo estudar o desenvolvimento sustentável dentre suas várias formas aplicado às empresas que buscam um diferencial competitivo no mercado em que estão inseridas, nesse sentido buscamos aproveitar as principais vantagens competitivas das empresas e adequar suas seus produtos e serviços de forma sustentável, trazendo benefícios diretos para seus consumidores, reduzindo a degradação do meio ambiente em várias formas, contribuindo para a educação da sociedade de forma geral, aprimorando seus métodos de produção as reais necessidades dos consumidores destes produtos e serviços.

Desta maneira a empresa é capaz de reduzir seus custos de produção a um nível que será seu novo diferencial no mercado, podendo tirar disso vantagens competitivas em relação aos preços dos produtos, explorando ao máximo suas curvas de possibilidades de produção em relação direta com os custos de oportunidade de cada investimento realizado nestes processos decisivos. Quando uma empresa investe em novas tecnologias e pesquisas que visam o desenvolvimento sustentável fica evidente que seu objetivo principal é reduzir custos de maneira eficaz trazendo benefícios para a sociedade, seja por saúde, qualidade de vida, conhecimento, acessibilidade de seus produtos, inovações, tecnologias que preservem o meio ambiente.

Em consonância com esta tendência, foi lançado na CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o Guia Metodológico para Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Construção Civil – Setor Edificações. O guia foi elaborado pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) em parceria com as grandes empresas do setor da construção e visa padronizar os critérios a serem considerados durante o ciclo de vida do empreendimento e a metodologia de cálculo a ser utilizada para se elaborar o inventário de GEE das obras.

A intenção deste projeto é antecipar o setor às normas e regulamentações, cada vez mais comuns, que estão ditando as novas diretrizes sobre emissões de carbono no Brasil. O guia publicado instrui as empreiteiras e construtoras a calcular as emissões de carbono durante o empreendimento.

Desenvolvimento

Estudo de Caso

“A empresa L&Construção deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar os lucros e manter sua competitividade no mercado. ”

Manoel é gerente de negócios de uma empresa de construção civil no estado de Sergipe – a “L&Construção”, que conta com uma equipe de aproximadamente 230 colaboradores, e desde 1983 atua por meio de um trabalho profissional e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade, que a tornaram uma empresa de grande expressão em seu estado.

Embora saiba que a construção civil é um dos mais importantes setores da economia e essencial ao desenvolvimento no país, Manoel tem se preocupado com os impactos que a L&Construção tem causado ao meio ambiente, já que tem adotado práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais.

Manoel entende que é necessário repensar as práticas adotadas pela L&Construção para evitar maiores danos aos recursos naturais. Mas essa ideia se consolidou ao participar de uma palestra realizada em uma feira de negócios de construção civil em seu estado, onde teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável, até então novo para ele, e se surpreendeu ao observar que a L&Construção poderia adotar uma série de práticas não somente ambientais para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros e ainda manter-se competitiva no mercado.

Ele percebe que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade, e reúne um corpo de colaboradores de sua equipe da qual você faz parte, para elaborar um Programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção, e apresentá-lo em uma reunião aos proprietários da empresa, demonstrando que ao adotar as práticas sugeridas neste projeto, a empresa L&Construção terá um ganho em termos de lucro, valorização da marca, respeito às pessoas e conservação do planeta.

Desafio Profissional

O seu Desafio Profissional é contribuir com ideias para o Programa de Sustentabilidade da empresa L&Construção, considerando práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorização da marca da empresa, aumento de lucros e competitividade.

Passo 01

Entre todas as atividades produtivas, a construção civil é o maior gerador de resíduos e responsável por grande parte do consumo de água e energia. O setor se caracteriza como um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo de décadas. No Brasil, apropria-se de 75% do que é extraído do meio ambiente. Apresente à empresa L&Construção, um breve diagnóstico dos impactos da construção civil para o meio ambiente.

Resolução:

Apoderando-se dos recursos naturais, o setor é também, entre todas as atividades produtivas, o maior gerador de resíduos. Segundo Diana Scillag, diretora do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável -, de tudo o que extrai da natureza, apenas entre 20% e 50% das matérias-primas naturais são realmente consumidas pela construção civil. Dados revelam que o volume de resíduos gerado - entulho de construção e demolição -, chega a ser duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. O economista e mestre em tecnologia ambiental Elcio Carelli, da empresa Obra Limpa, afirma que 60% do total de resíduos produzidos nas cidades brasileiras têm origem na construção civil. “Em São Paulo, estima-se a geração de 17 mil toneladas/dia de resíduos, sendo que 30% vêm da construção formal e o restante da informal”, diz ele.

A produção de materiais de construção é, ainda, responsável por poluição que ultrapassa limites tolerados em poeira e CO2. O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa. Para cada tonelada de clinquer (componente básico do cimento) produzido, mais de 600 kg de CO2 são lançados na atmosfera. Junte-se o sedimento ambiental da produção de outras indústrias com o crescimento mundial da fabricação de cimento, o resultado é que a participação do insumo no CO2 total mais que dobrou no período de 30 anos, entre 1950 e 1980. Outros materiais usados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com