TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO PLANO REAL

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Nome

CPF

ATIVIDADE DISCURSIVA

  1. INTRODUÇÃO

O Plano Real foi adotado em 1994 como um plano econômico, com a finalidade de tirar o Brasil de uma crise econômica estabelecida, que só crescia ao passar do tempo. O objetivo do plano foi lançar uma moeda de valor próximo ao dólar, além de dolarizar implicitamente a economia.

  1. DESENVOLVIMENTO

O Plano Real foi criado e implementado no Governo de Itamar Franco, com o objetivo de amenizar as altas taxas de inflação e dívidas externas.

Em 1993 o plano promoveu um congelamento dos gastos públicos, que correspondia à aproximadamente 6 bilhões de dólares, além de promover amplas privatizações nas mais diversas áreas. Exemplos disso foram: áreas dos setores siderúrgicos, petroquímico e de fertilizantes. 

Essa estabilidade foi alcançada, o que garantiu a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições para a Presidência nos anos seguintes, mas também a sua reeleição.

Um novo indexador (Unidade Real de Valor) foi criado, além da introdução da nova moeda. Isso possibilitou a estabilização da economia, reajustando preços relativos e diminuindo a inflação.

Um de seus objetivos também foi zerar o déficit público, com ajuste de contas e reduzindo gastos, junto com o aumento de arrecadação, mais os gastos públicos. Com isso, ainda houve a abertura econômica brasileira, dispersando o consumo e tornando o mercado competitivo.

  1. CONCLUSÃO

Com o Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi eleito nas eleições presidencial de 1994, e continuou no cargo sendo reeleito nas eleições seguintes.

Após algumas crises internacionais, as políticas econômicas foram revistas e modificadas, mas a estabilidade da moeda permaneceu, comparando com as décadas em que a realidade era a hiperinflação.

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Https://www.infoescola.com/economia/plano-real/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com